cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
1

Criação

2

Resposta

3

Solução

Devolução Loja Online Google Pixel XL Pro 10

LDR85
Novo Utilizador
Novo Utilizador

Boa tarde a todos.

Venho por este meio tambem comunicar a minha reclamação enviada já várias vezes desde o dia 12/2/2026

Venho por este meio apresentar reclamação formal relativa à encomenda n.º .º LF V15/3102727287, referente à aquisição online do equipamento Google Pro XL 10 , efetuada através da loja online da Vodafone Portugal em 9/2/2026.

Nos termos do Decreto-Lei n.º 24/2014, de 14 de fevereiro, que regula os contratos celebrados à distância, exerci o meu direito de livre resolução dentro do prazo legal de 14 dias, conforme previsto no artigo 10.º - Comprei dia 9/2/2026 através da loja online vodafone ( com opcção entrada inicial + pontos + prestações mensais). No dia 12/2/2026 exerci o meu direito na loja fisica da Avenida de Roma, Lisboa ( o telefone chegou ao meu domicilio no dia 11/2/2026).

O equipamento foi devolvido no dia 12/2/2026 , numa loja física da marca, tendo sido aceite pelos vossos colaboradores e emitido o respetivo comprovativo de receção - datado, assinado e carimbado em como o aparelho, caixa e acessórios se encontravam novos e sem marcas de uso.

Posteriormente, 7 dias após a devolução do aparelho,  fui informado de que a devolução não foi aceite por alegada “manga danificada” da embalagem.

Importa esclarecer que:

1. A “manga” exterior da embalagem constitui mero invólucro/cartonagem de proteção e apresentação comercial, não integrando o bem em si.

2. O equipamento devolvido encontra-se em perfeito estado, sem qualquer dano, risco ou sinal de utilização indevida.

3. Nos termos do artigo 13.º do Decreto-Lei n.º 24/2014, o consumidor pode manusear o bem na medida necessária para verificar a sua natureza, características e funcionamento, sendo apenas responsável por eventual desvalorização que exceda esse manuseamento.

4. A simples abertura da embalagem — ou dano na manga exterior — não constitui fundamento legal para recusa do exercício do direito de livre resolução.

5. Mesmo que fosse invocada eventual desvalorização, o regime legal apenas permitiria uma redução proporcional e devidamente fundamentada do valor a reembolsar, nunca a recusa total da devolução, sobretudo após aceitação do equipamento em loja e emissão de comprovativo.

6. Nos termos do artigo 12.º do referido diploma, o fornecedor está obrigado a proceder ao reembolso no prazo máximo de 14 dias após a comunicação da resolução.

7. Acresce que, nos termos do artigo 4.º da Lei n.º 24/96 (Lei de Defesa do Consumidor), o consumidor tem direito à proteção dos seus interesses económicos.

A recusa com fundamento exclusivo na alegada “manga danificada” configura interpretação abusiva do regime legal aplicável aos contratos celebrados à distância.

Face ao exposto, fiz reclamação para o apoio a cliente e, posteriormente para o departamento de provedoria do cliente.

Em  ambas as situações referiram que o tal "dano na manga"  terá sido motivo para recusa na devolução do aparelho - situação que desconheco por completo - o telefone foi entregue com menos de 24h de utilização, encontrava-se tudo intacto e novo - aliás como o documento que está na minha posse o comprova.

Passados 30 dias e, após multiplas tentativas de pedido contacto com o departamento de qualidade da vodafone, continuo sem receber o meu reembolso da entrada inicial e, sendo cliente vodafone há já mais de 20 anos, a primeira prestação do telefone já surgiu junto da minha nota de pagamento do serviço TV+NET+VOZ - que por motivos óbvios não a irei pagar.

Após ter feito reclamação no Livro de Reclamações eletrónico e participação junto da ANACOM, irei agora exercer o meu direito ao recurso, junto do Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa, sem prejuízo de outros meios legais.

Sem outro assunto, André Linder cliente numero ********

5 RESPOSTAS 5

Rodolf_Vodafone
Moderador
Moderador

Olá @LDR85,

Desde já, lamentamos a sua insatisfação.

Verificámos que a situação foi encaminhada internamente para análise, pelo que será contactado pela equipa responsável com a maior brevidade possível.

Agradecemos a disponibilidade para aguardar.

Obrigado,

Rodolf_Vodafone

@rodolf sabe há quanto tempo oiço está em análise?

Está em análise desde dia 22/2. Hoje é dia 12/3.

O que há para analisar ? Entreguei o aparelho imaculado e tenho documento a comprovar. Recebo os pontos usados faltando só o dinheiro pago. Passados 7 dias um bocado de plástico do interior da embalagem inviabiliza a devolução? Mas estamos todos a brincar com isto só pode. É o pior é que me enrolam há semanas com pseudo análises.

É uma vergonha isto que me estão a fazer. Não tivesse eu renovado há pouco tempo e já tinha mudado de operadora.

Olá @LDR85,

Compreendemos e lamentamos a sua insatisfação em relação à demora na resolução. Devido à especificidade e complexidade de algumas situações, por vezes, estas podem levar mais tempo do que o que gostaríamos a serem solucionadas.

Obrigado,

Rodolf_Vodafone

Boa tarde.

Face à ausência de resposta e tentativa de resolução numa devolução feita no dia 12 de Fevereiro , apresentei   hoje mesmo queixa no centro de arbitragem de consumo de Lisboa, além das já efetuadas no livro de reclamações digital, anacom e portal da queixa.

É inaceitável a forma como tratam os clientes, especialmente aqueles que durante 20 anos sempre honrou todos os compromissos. 

LDR85
Novo Utilizador
Novo Utilizador
Entretanto já quase há um mês que recebo comunicações da vodafone a dar conta de que o processo será célere.
23/2
Informamos que a sua questão está encaminhada para o Gabinete de Apoio à Qualidade Vodafone.
Solicitamos que aguarde contacto que será efetuado o mais breve possível
3/3 15h
Confirmamos a rececao do seu pedido de esclarecimento, registado com o n. 2-2N0AUYLF. Faremos um ponto de situacao nos proximos 3 dias.

3/3 17h
Confirmamos a rececao do seu pedido de esclarecimento, registado com o n. 2-2N0DH54R. Faremos um ponto de situacao nos proximos 3 dias.
7/3
O seu pedido foi registado com o ID 2-2N0AUYLF. Prevemos resolucao no prazo maximo de 3 dias. +info 911691200 (tarifa rede movel Vodafone). Obrigada.
16/3
Confirmamos a rececao do seu pedido de esclarecimento, registado com o n. 2-2NA5DNZT. Faremos um ponto de situacao nos proximos 3 dias.