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Solução

Indemnização devida por atrasos da Vodafone

AlexCosta
Ultra Visitante
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Através do telemarketing, efectuei a adesão no pacote TV/Net/Voz/Telemóvel, por €56,90, com a opção de bónus um televisor de 32", sem custos adicionais. Tal contacto foi realizado no dia 20/08/2019. No dia 22/08/2019, foi instalado a VBox, Smart Router e Voz Fixa, conforme agendado sem nenhum incidente.

 

Em https://www.vodafone.pt/pacotes/detalhes.html, em "Informações adicionais", indica que:

 

"* O contacto ao cliente para agendamento da entrega da TV será realizado até 7 dias após a instalação do serviço fixo. No contato de agendamento será confirmada a data e hora da entrega da TV ao Cliente, morada de entrega, o valor a pagar e método de pagamento (Multibanco ou dinheiro), se aplicável. Serão sempre realizadas 3 tentativas de contato por dia (durante 3 dias) pela transportadora."

 

Com essa informação, o contacto para entrega do televisor deveria ocorrer no dia 30/08/2019, o qual não ocorreu. Aguardei até dia 04/09/2019 e, através do chat online (https://ajudachat.vodafone.pt/?lang=pt), conversei com o assistente Adriano Trindade acerda do televisor 32". Ele disse: "Sr. Alexandre, verificamos que a situação ainda se encontra em análise e será contactado até dia 09 de setembro.". Felizmente, inúmeras reclamações no fórum e no chat online - todas elas devidamente documentadas, consegui ter meu televisor entregue no dia 25/10/2019 no período da manhã.

 

Entretanto o problema não foi totalmente resolvido, pois ao revisar o "Contrato de adesão ao serviço fixo e/ou serviço móvel" da Vodafone, o qual foi-me encaminhado no dia 20/08/2019, através do correio electrónico, resolvi utilizar-me das seguintes cláusulas para ter a indemnização pelo atraso na resposta da minha solicitação, conforme menciona o contrato:

 

ANEXO I – CONDIÇÕES ESPECÍFICAS DA PRESTAÇÃO DOS SEGUINTES SERVIÇOS INDIVIDUAIS E/OU PACOTES DE SERVIÇOS: SERVIÇO TELEFÓNICO MÓVEL (STM), INTERNET MÓVEL, VOZ FIXA E INTERNET FIXA VIA SERVIÇO MÓVEL Para além das Condições Gerais, à prestação destes serviços aplicam-se as seguintes Condições Específicas:

 

A. Níveis de Qualidade 1. Salvo em casos fortuitos ou de força maior, a Vodafone compromete-se a prestar os serviços de forma regular e contínua, dentro das zonas de cobertura divulgadas e em cumprimento dos seguintes níveis mínimos de qualidade:

 

c) Prazo máximo de resposta às reclamações apresentadas diretamente pelo Cliente: 30 (trinta) dias a contar da data da sua receção pela Vodafone.

 

B. Responsabilidade da Vodafone

 

1. O não cumprimento do disposto na cláusula A.1 das presentes Condições Específicas, por facto imputável à Vodafone, confere ao Cliente o direito de solicitar à Vodafone uma indemnização calculada nos seguintes termos:

 

c) Resposta às reclamações: por cada dia útil de atraso na resposta à reclamação apresentada pelo Cliente, corresponderá uma indemnização no valor de 1/30 do montante do valor mensal do tarifário escolhido.

 

Conforme explicitado no contato, não houve uma resposta à reclamação apresentada pelo Cliente dentro do prazo determinado no contrato – agendamento da entrega do televisor 32”, efectuada no dia 04/09/2019. Tendo essa data como base, e imputada a cláusula de “Níveis de Qualidade” do “ANEXO I” e o televisor ter sido enviado no dia 23/10/2019 (conforme Fatura-Recibo nº F2 1/5307143592, emitida por Vânia Filipa), a Vodafone deverá indemnizar o Cliente baseado na cláusula de “Responsabilidade da Vodafone”. São contados 36 dias úteis entre o intervalo de 04/09/2019 e 23/10/2019, implicando assim 36/30 do montante do valor mensal do tarifário escolhido - de €56,90. Dessa forma a indemnização devida é de €68,28.

 

Tendo isso exposto, solicito um posicionamento da Vodafone sobre tal questão.

3 RESPOSTAS 3

Rute_Vodafone
Administrador
Administrador

Olá @AlexCosta,

 

Compreendemos e lamentamos qualquer transtorno causado. Não é de todo esta a imagem que a Vodafone pretende transparecer e tão pouco faz parte da conduta desta empresa.

Garantimos que a satisfação dos Clientes e a resolução das suas dificuldades são dois dos nossos principais objetivos.
 

No entanto, as condições que refere são aplicadas à prestação do serviço Tv Net Voz, não tendo qualquer ação na promoção de oferta/desconto de TV.

 

Desta forma, não existe qualquer lugar a indemnização.

 

Obrigada,

Rute_Vodafone

 

Boa tarde, @Rute_Vodafone .

 

Conforme mencionei, trata-se da resposta/acção a ser efetuada pela Vodafone e não há diferenciação no contrato de promoções ou ofertas. Diante dessa não diferenciação, ambas se aplicam ao contrato.

 

Novamente solicito uma resposta favorável por parte da Vodafone.

Ainda estou no aguardo de uma resposta oficial da Vodafone acerca do meu questionamento.