Criação
Resposta
Solução
em 27-03-2023 02:45 PM
Boa tarde,
Na minha casa tenho uma solução com vários equipamentos que estão ligados através de switches, no caso presente tenho vlans definidas de modo que ligo as TV box à vlan 105 e os outros equipamentos que só necessitam de internet à vlan 100.
Neste instante tenho um ONT + Router, supondo que eu mude para um Smartrouter as perguntas são:
1) posso continuar a usar a minha estrutura de rede, eventualmente sem vlans definidas?
2) a pergunta dois está ligada à um, posso ligar qualquer equipamento (TV box ou PC) a qualquer porta do Smartrouter, indiferentemente, e o mesmo a qualquer porta dos vários switch?
Obrigado
27-03-2023 03:18 PM - editado 27-03-2023 05:43 PM
Olá @renavasc,
Informamos que editámos a mensagem pata atualizar com a resposta da equipa responsável.
De acordo com a mesma, em principio não haverá qualquer dificuldade em manter as definições atuais que tem. Os equipamentos pode ser ligado em qualquer uma das portas ethernet do router. É possível ligar o Switch, no entanto é sugerido a ligação da TV Box diretamente ao router.
Sugerimos o contacto direto com a linha de suporte técnico, através do número 16913, ou do Chat TOBi, para esclarecimento sobre este tipo de configuração.
Obrigada
Carol_Vodafone
em 27-03-2023 06:16 PM
Boa tarde, Cara Carol.
Obrigado pela resposta, mas em relação à sugestão para ligar a TV Box diretamente ao router, no meu caso não é possível, até porque tenho 4 TV Box em quatro divisões diferentes, presumo contudo devido a todos os meus switches suportarem IGMP snooping, e a rede ser de 1 gigabit, não haverá problema.
Gostaria contudo que confirmasse esta última parte para que eu me sinta confortável com a mudança.
Cumprimentos
em 27-03-2023 07:00 PM
De forma a melhor esclarecer e ajudar em relação as dúvidas reportadas, sugerimos o contacto com a nossa equipa técnica pelos meios já informados. Informamos que também tem à sua disposição o contacto com o nosso apoio técnico através de e-mail. Basta aceder ao nosso formulário preenchendo o campo "Qual é a sua questão?" com a informação "despistes de problema fixo". A equipa responsável entrará em contacto, tão breve quanto possível, através do número indicado no campo "Contacto preferencial" e/ou também através de e-mail.
Obrigada,
Carol_Vodafone
em 27-03-2023 07:33 PM
Boa tarde.
Vou deixar o tópico aberto para qualquer utilizador que tenha passado por situação idêntica, possa comentar.
Obrigado
em 31-03-2023 03:39 PM
Para ligar TVBox a switch recomenda-se suporte IGMP Snooping V3.
As VBox parecem ser particularmente exigentes neste aspeto.
em 31-03-2023 04:09 PM
Sim, mas aí estou bem, todos os meus switch são "manageable" e têm IGMP Snooping 3.
Falta-me saber se posso ter conjuntamente as antigas mediaroom da motorola a coexistir com as Vbox num ambiente em que uso o Smartrouter, ou se teria que substituir todas as box, em número de quatro, que tenho em casa.
em 31-03-2023 04:16 PM
Não podes ter VBox e boxes mediaroom no mesmo serviço, não são compatíveis.
Se optares por mudar, tens que mudar todas as boxes para VBox.
em 31-03-2023 04:31 PM
Desde que a Vodafone não me peça nova fidelização ou mais €€€, tudo bem, no fundo só farei a mudança para ativar o HBO Max, que é um serviço que me foi oferecido aquando este novo contrato, em momento algum me foi indicado que teria necessidade de mudar as boxes.
em 31-03-2023 04:47 PM
Passei por isso e consegui a mudança sem custos, depois de alguns contratempos, entretanto ultrapassados.
Boa sorte!