Menu Toggle

Bem-vindo ao Fórum Vodafone

Tv / Canais e Programação

formato de imagem AXN black

madgv
Contribuinte

Estava aqui a pensar, há alguma razão... válida para o canal AXN black estar a ser transmitido em formato 16:9 Letterboxed ao invés de 16:9 Anamorphic como os restantes canais?

Mostrar mais
15 RESPOSTAS 15
madgv
Contribuinte

Caro João - Vodafone, porque insiste no erro do seu anterior colega quando até teve o benefício de ter lido um esclarecimento adicional que o seu colega não leu? Leia lá com olhos de ler o texto que escrevi e ao qual acabou de responder. Ainda ficou com alguma dúvida em relação a alguma questão?

Como já por várias vezes vos disse aqui no fórum que eu nunca vos dei o meu contacto... de quem pensa o João - Vodafone que é a conta que acabou de consultar?

Se insistem em utilizar esse contacto pois então estejam lá à vossa vontade e vejam no que vai resultar... vão estar a perturbar e às tantas a afligir uma vizinha que nada percebe do assunto e que nada tem a ver com o assunto.

Por outro lado, depois de tão detalhada explicação como a que escrevi mais acima ao longo dos meus vários textos (o João - Vodafone chegou sequer a lê-los? Claro que não! Pois então leia-os.) se insistem nesse contacto via telefone quando é por demais óbvio que não há a mínima necessidade ou utilidade nele pois de absolutamente nada adiantaria só mostram que tanto vocês moderadores como, muito pior ainda, o pessoal do vosso departamento técnico não percebe nada do assunto que aqui me trouxe o que é bastante grave pois qualquer técnico vosso que tivesse a mínima competência para exercer o trabalho que lhe é confiado deveria reconhecer imediatamente o caso e saber como o resolver sem demoras nem atrasos!

Compreendeu agora ou ainda não chega?

Ah! Já agora, deixe-me cá adivinhar só uma coisa: mais logo, já perto da hora do jantar ainda ouvirei a minha vizinha queixar-se de uns burlões que, com a desculpa de serem da Vodafone, lhe telefonaram e lhe vieram com uma história sem pés nem cabeça de que ela tinha a imagem da televisão avariada!

Mostrar mais
Anónimo
Não aplicável

Olá @madgv

Todos os moderadores estão presentes para ajudar e esclarecer as questões \ situações dos clientes. Para podermos ajudar, muitas vezes necessitamos de dados e nem todas as situações são passíveis de ser resolvidas por nós, sendo que nesses casos temos que encaminhar para outros departamentos.

As questões técnicas, necessitam de contacto telefónico, de forma a que sejam efetuados despistes e testes.

Uma vez que indicas que a conta que temos registada não te pertence, pedimos que nos indiques o NIF associado ao teu serviço e um número de contacto, através de mensagem privada aqui no fórum, de forma a podermos encaminhar.

Obrigado

João - Vodafone

Mostrar mais
madgv
Contribuinte

Caro João - Vodafone, é impossível eu conseguir dar melhor explicação por telefone do que a que já dei aqui no fórum, apenas vos iria repetir palavra por palavra exactamente o que já aqui escrevi. Nem mais nem menos.

O problema está no próprio sinal RF e não em alguma televisão que eu tenha.

Na televisão mais antiga que ainda tenho, uma CRT, (estou a repetir o que já aqui escrevi antes mas por palavras ligeiramente diferentes) e que não faz o ajuste automático da imagem tenho eu de o fazer manualmente quando mudo para o AXN Black carregando sucessivamente no botão "aspect ratio" do comando até que a imagem fique na proporção correcta e tenho de voltar a fazer o mesmo quando mudo deste para outro canal.

Quanto às televisões mais recentes, numa fracção de segundo ajustam automaticamente a proporção da imagem quando esta vem numa proporção que não condiz com a proporção do ecrâ da televisão.

Também na placa de captura de vídeo que inclui um sintonizador analógico que tenho instalada no computador e utilizando o programa Dscaler para visualizar os canais... à excepção do AXN Black para o qual tenho de escolher no programa de visualização Dscaler a proporção ("aspect ratio") "16:9 Letterboxed" para que este canal tenha a proporção correcta todos os restantes canais estão configurados no Dscaler para a proporção "16:9 Anamorphic" para que fiquem também com a proporção correcta.

Não interessa a televisão que cá utilizo pois o resultado é sempre o mesmo. O problema já vem da Vodafone, Quem na Vodafone fez a configuração deste canal cometeu um pequeno lapso e configurou-o com uma proporção diferente da dos restantes canais.

Se a Vodafone emitir os seus canais com o mesmo sinal RF analógico para todo o país então todos os vossos clientes têm este problema neste canal mesmo que nem sequer se apercebam por causa do tal ajuste automático que as televisões mais recentes fazem.

O caro João - Vodafone ou qualquer técnico da Vodafone pode facilmente ver o mesmo que eu vejo bastando para isso que utilizem uma televisão CRT mais antiga que não faça a tal correcção automática da proporção da imagem ou então uma televisão mais recente em que desliguem essa correcção no menu que aparece quando carregam no respectivo botão do comando para ajuste da imagem e escolher para todos os canais a opção "16:9" ou "Expandido" (dependendo do modelo da TV) e rapidamente verão a diferença entre o AXN Black e os restantes canais pois o AXN Black aparecerá com uma imagem achatada verticalmente (fazendo com que as pessoas fiquem todas gordas) enquanto que em todos os restantes canais a imagem aparecerá normal.

É impossível explicar melhor do que isto! Que o caro João - Vodafone não tenha obrigação de perceber é uma coisa mas um técnico que não tenha ainda atingido o que para aqui tenho repetido uma e outra vez então não é verdadeiramente um técnico mas, para grande azar nosso enquanto clientes, apenas alguém que teve imensa sorte em arranjar o emprego que tem.

Mas, por outro lado, o que o caro João - Vodafone está também a dizer agora é que só pode encaminhar para outros departamentos da Vodafone depois de eu lhe fornecer a minha identificação e contacto telefónico isto apesar de o problema estar já inteiramente explicado e esmiuçado. Ora aqui está algo no funcionamento da Vodafone que não faz para mim qualquer sentido...

Não sendo o caso obviamente passível de ser resolvido por um moderador é certamente passível de ser resolvido por um departamento técnico minimamente competente e sem qualquer necessidade de despistes ou testes em casa do cliente pois tais despistes e testes (acabei de explicar acima o que têm a fazer para darem com o problema) podem ser perfeitamente feitos e de um modo muito mais eficaz no próprio departamento técnico da Vodafone.

Esta é mesmo uma situação passível de ser facilmente resolvida pela Vodafone sem que haja necessidade de qualquer identificação ou contacto telefónico adicional.
Agora, se depois de tudo o que já foi escrito e explicado a coisa empancar aqui só porque é política da Vodafone só encaminhar para outros departamentos depois de feita a identificação e um contacto telefónico então o grande problema está mesmo na política da Vodafone que irá assim permitir que um erro de configuração de um dos seus canais continue indefinidamente... quem sabe se até que o RF analógico se torne obsoleto!

Obrigado eu!!!

Mostrar mais
madgv
Contribuinte

Bom dia!

Passadas pelo menos duas semanas vim a saber que os serviços da Vodafone telefonaram mesmo para o tal número de telefone que não é o meu importunando quem por várias vezes aqui disse que não tem nada a ver com o assunto. Enfim... cabeças duras!

Só posso supor que a intenção da Vodafone com tal contacto telefónico fosse a de saber que problema é este aqui relatado como se não estivesse aqui no fórum já mais do que explicado até ao mais ínfimo pormenor, inclusive o que deve a Vodafone fazer para o resolver dado ser um problema técnico tão simples como a correcção (por parte da Vodafone) do formato da imagem de um dos canais que distribui... há que repetir, problema técnico com origem nas instalações da Vodafone .

E telefonou a Vodafone por duas vezes... como ninguém atendeu decidiu a Vodafone enviar uma mensagem, algo parecido com: "(...) se o cliente continuar a sentir dificuldades é favor telefonar para o (...)".

Isto é já de facto uma autêntica anedota, "se o cliente continuar a sentir dificuldades"...
(Sei que é uma mensagem padrão repetidamente enviada quando os clientes não atendem o telefone mas mesmo assim... Irra!)

Pois parece-me que os únicos que aqui estão com dificuldade são os moderadores, técnicos e mais não sei quem da Vodafone em perceber que o AXN Black em RF analógico está a ser transmitido pela Vodafone com uma proporção/formato de imagem diferente dos seus restantes canais e que cabe unicamente à Vodafone corrigir a situação bastando para tal que um dos seus técnicos se sente por uns minutos em frente a um dos computadores do respectivo "departamento" da Vodafone e acedendo às configurações dos canais mude a configuração deste canal neste pequeno pormenor!

Parece que para vocês, empregados da Vodafone (ou será "colaboradores"?), é mais fácil assumir que a culpa está algures em casa do cliente do que prestar atenção a quem, pelos vistos e por inacreditável que seja, consegue saber mais do que vocês. Não se admirem assim por ser levantada a acusação de falta de competência da vossa parte.

Sendo a Vodafone uma empresa prestadora de serviços entre os quais o de televisão seria de acreditar que os conhecimentos dos seus trabalhadores não se restringissem apenas à área comercial, publicitária e afins e que a Vodafone percebesse também de Televisão... que tivesse técnicos minimamente qualificados que percebessem um pouquinho de Televisão (normas, sistemas, tele-difusão, etc.)!

Sei que já não há técnicos de televisão (ou engenheiros) como havia "antigamente" mas caramba... será pedir muito que tenham as competências necessárias para o trabalho que desempenham? Se não sabem o básico como podem saber o resto?

Caro João - Vodafone e restantes moderadores, se por algum acaso não gostam de algumas das coisas que aqui vos são especialmente dirigidas talvez devessem começar a pensar que são vocês mesmos quem dão o exemplo ao não terem particular respeito por nenhuma das pessoas que, pelas mais variadas razões, aqui vêm ao vosso fórum!

Mostrar mais
JoãoR_Vodafone
Moderador

Olá @madgv,

Após análise, confirma-se que o AXN Black é efetivamente transmitido em 16:9 Letterboxed na versão SD pelo RF.

Nos restantes métodos de transmissão (RF Digital, TV Box em SD e HD) tal comportamento não se verifica.

Contudo o formato da transmissão é da responsabilidade do canal, pelo que a Vodafone não terá como intervir nesta questão.

Obrigado

JoãoR_Vodafone

Mostrar mais
madgv
Contribuinte

E não foi preciso nenhum telefonema para casa do cliente para após vossa própria análise darem com o erro! Tal como sempre vos disse: o problema era geral, não estava em casa do cliente!

Caramba, custou... tanto sofreram os meus estimados dedos a detalhar o problema, nomeadamente como o haveriam de encontrar e nenhum de vós moderadores a acreditar no que eu aqui vos dizia.

Passados meses, entretanto lá foi resolvido e o AXN Black na versão SD pelo RF passou a ser transmitido em proporção idêntica à dos restantes canais.

Mostrar mais