Menu Toggle

Bem-vindo ao Fórum Vodafone

Yorn

Tráfego de apps gratuitas

sergio_dia
Novo Utilizador

Boa tarde.

 

Entre o dia de ontem e hoje foi-me descontado do saldo de dados "normal" do meu tarifário (Yorn X  1gb) todo os dados que ainda tinha. Ontem ainda pensei que fosse por ter gasto em sites e aplicaçoes que saiem fora das apps incluidas no tarifario e foi-me descontado o aditivo de 100 mb.

No entanto, hoje apercebi-me que era o trafego do instagram que estava a descontar no saldo de dados "normais" ao invés de o descontar do saldo de apps gratuitas quando me foi descontado outro aditivo de 50 mb.

Já procurei por outros topicos neste forum e confirmei que a minha ligação é APN2.

Espero que o saldo retirado para aditivos seja compensado, assim como a saldo de dados do tarifário. Recentemente senti-me tentado a mudar de operadora e talvez esta seja a gota de água de acordo com a resolução do problema.

 

Aguardo uma resposta rapidamente. 

Mostrar mais
20 RESPOSTAS 20
BrunoF_Vodafone
Moderador

Olá sergio_dia

 

Mesmo com a APN corretamente configurada, poderá existir uma parte do tráfego que não seja contabilizada pelas Apps gratuitas, como poderá consultar na informação/condições do tarifário.

 

Por exemplo, o Facebook utiliza links páginas e videos externos, não sendo contabilizados pelas Apps gratuitas.

 

Tendo esgotado o plafond mensal do tarifário ou não tem tarifário ou aditivo com dados móveis incluídos, é aplicada automaticamente a tarifa de internet móvel, quando existe acesso aos dados móveis, não sendo possível o seu cancelamento.


A tarifa de internet móvel tem um custo de 1.99€ e oferece um pacote de 100MB válidos por 5 dias. 

Caso esgote os MB incluídos antes dos 5 dias, é automaticamente ativado um pacote extra de 50MB com um custo de €1,05.

 

Obrigado

Brunof_Vodafone

Mostrar mais
sergio_dia
Novo Utilizador

Bruno, essa resposta não serviu em nenhum dos topicos onde a copiou e aqui o caso mantem-se.

 

Acho extremamente improvavel que dos 100 mb do primeiro aditivo, 90 tenham sido gastos a ver stories do instagram e a resposta seja "Por exemplo, o Facebook utiliza links páginas e videos externos, não sendo contabilizados pelas Apps gratuitas.". Percebo que esteja apenas a cumprir as suas funções mas vamos ser um pouco intelectuamente honestos sim?

Do aditivo de 50 mb tambem foi foram gastos 40 mb pela mesma razão. Não me vai dizer que o uso normal do feed do instagram cai sob "links páginas e videos externos".

 

Continuo à espera de uma resposta. Agradecia tambem que a resposta tivesse em conta o que descrevo e que não fosse uma resposta de copypaste.

 

 

 

Mostrar mais
Marta_Vodafone
Moderador

A nossa resposta foi dada em conformidade com o exposto.

 

Alertamos que os Smartphones têm uma série de aplicações e serviços, não incluídos no tarifário e que se ligam automaticamente à Internet, gerando desconto do plafond mensal de dados do tarifário.


Conforme funcionamento dos Smartphones, não é possível canalizar os dados para uma app, não tendo plafond do plano disponível algumas apps podem não funcionar apesar da generalidade do tráfego destas apps estar incluído, poderá existir uma fração do mesmo que não fique identificado e que, por esse motivo, seja descontado do pacote de MB do tarifário.


Como explicámos anteriormente, esta situação poderá ocorrer caso os fornecedores das apps ou dos serviços que as suportam façam alterações ou atualizações.

 

Sendo assim, é impossível garantir que quando estava no insta estava apenas e só no insta e que esses dados saíram do pacote principal, os smartphones não funcionam nesses moldes e além destas especificações tem ainda a questão dos fornecedores das apps\serviços poderem mudar a sua configuração.

 

 

Obrigada,

Marta_Vodafone
 

Mostrar mais
sergio_dia
Novo Utilizador

Cara Marta, a resposta do Bruno foi generica e igual a outros posts feitos pelo mesmo. Está relacionada mas mal equaciona o que descrevi.

 

Como menciona, uma fração do trafego pode sair fora das apps gratuitas, acho que qualquer pessoa compreende isso. Mesmo obviamente dentro das aplicaçoes existem browsers para paginas exteriores como o Bruno mencionou. Isto é conhecimento geral e em nada resolve a situação que se sucedeu por falha da operadora. Existe, pelos vistos, um problema recorrente com o Instagram pelo que se pode constatar no historico deste forum, problema este ainda não resolvido pela operadora e que, pelos vistos, é abafado aqui com respostas genericas.

 

Voltando ao problema, tem noção que me está a dizer que uma fração do trafego equivale a 40 megabytes em 50 megabytes? Repare que o trafego "gratis" do isntagram é um serviço que faz parte do meu tarifario, pelo qual pago todas as semanas. Ocorre então que por esse serviço incluido estou a ser lesado ao serem-me cobrados aditivos que não deviam de ser necessários caso o serviço da vodafone estivesse a funcionar em condições.

 

Volto a esclarecer, hoje tinha já o aditivo de 100 mb activo, recebi a mensagem de que so me restavam 20 mb, abri o instagram e o aditivo de 50 mbs foi activado. Confirmei na app myvodafone que este estava realmente activo e completo e voltei a fazer scroll no feed do instagram para confirmar que se tratava mesmo do instagram e a app myvodafone dizia que ja so tinha 10 mb desse novo aditivo de 50 mb.

Suponho que isto esteja tudo registado nalgum tipo de historico associado ao meu numero de telefone por isso deve ser relativamente simples de confirmar pela vossa parte.

 

Finalmente, para esclarecer, o que está aqui em causa é que por falha da vodafone a um serviço do tarifario fui cobrado indevidamente por dois aditivos de internet (1,99 + 1,05) e fiquei sem trafego "normal" do tarifario (1 gb) enquanto que o trafego de apps ilimitado está muito superior ao normal (cerca de 12 gb ainda disponveis). O que eu espero e procuro é uma solução ao problema ou que me encaminhem a alguem que o possa resolver.

Mostrar mais
BrunoF_Vodafone
Moderador

@sergio_dia

 

De forma a ser possível encaminhar um pedido de acompanhamento dos consumos, envie-nos os seguintes dados  por mensagem privada:

- Número
- Pin Inicial
- Nome completo do titular
- Morada completa do titular

 

Obrigado
BrunoF_Vodafone

 

 

Mostrar mais
sfmeireles
Novo Utilizador
A Vodafone sabe o que está a fazer... isto não é inocente! Eles querem obrigar o pessoal a aderir aos tarifários mais caros. Sejam sérios. Vocês vão perder os clientes!
Mostrar mais
Andre20Lima
Novo Utilizador
Eu também estou a ter o mesmo problema ! Tenho o tarifário do yorn x 1gb com 15gb para apps e ainda tenho 11gb desses 15 e mesmo assim o instagram está me a tirar dados do 1gb que tenho! Nunca baixei dos 500 mb por mês e agora estou com 80mb só
Mostrar mais
sergio_dia
Novo Utilizador

Neste momento tenho a situação a ser "encaminhada internamente", continuando à espera de resolução. 

Entretanto recebi um sms a dizer que a situação reportada estava resolvida sem estar absolutamente nada resolvido ou alterado.

Mostrar mais
Marta_Vodafone
Moderador

Olá @sergio_dia,

 

Temos a indicação por parte do departamento responsável que após análise não foi verificada qualquer incoerência\erro nos consumos efetuados.

 

Em todo o caso, vai ser feito um acompanhamento ao seu consumo e caso seja detetada alguma inconsistência a mesma será corrigida.

 

 

Obrigada,

Marta_Vodafone

Mostrar mais