12-03-2020 06:15 PM - editado 12-03-2020 06:18 PM
Recebi um email da Vodafone que me diz que o servidor de email vai ser descontinuado. Isto é um SPAM qualquer, não é uma mensagem legítima da Vodafone, correcto ?
É que um Internet Service Provider que não inclua um simples servidor de email POP3 com o seu serviço é algo de tão inédito como insólito. É algo da mais baixa rascaria, faz lembrar aquelas mercearias mais "obscuras" de bairros pobres que vendem fruta mas não têm os sacos para pôr a fruta.
Claro que um endereço de email do ISP tem as suas vantagens e utilidade para os clientes - não precisam de confiar dados pessoais a servidores de email gratuitos que os usam sem autorização, não precisam de confiar mensagens pessoais aos mesmos, não precisam de lidar com actualizações constantes que fazem perder mensagens importantes, não têm que confiar assuntos sérios a serviços duvidosos sem nunca realmente saber se estão a receber os mails que deviam receber e vice-versa... enfim, os Hotmails e os Gmails deste mundo são úteis para "brincar", mas um utilizador informado não os usa para comunicações com as Finanças, assuntos bancários ou do Estado.
Manter um simples servidor de email, como fazem todos os ISPs desde que existem ISPs, é algo assim tão custoso para uma empresa com a dimensão de mercado da Vodafone ? Impedimento financeiro não deverá ser, vamos lá ver, ali o Quincas, o moço de 14 anos cá do meu bairro, tem um servidor de mail próprio a funcionar num PC velho com Linux. E se o puto consegue, penso que a equipa técnica de um ISP profissional não terá demasiado impedimento técnico. Impedimento comercial de certeza não é, quanto mais completos os serviços maior o interesse para os clientes, actuais e potenciais. E impedimento legal descarta-se à partida no contrato (como todos os outros ISP fazem) - "A Vodafone não se responsabiliza pelo conteúdo dos seus endereços de Email, bla bla bla". Pronto, já 'tá tudo! NÃO HÁ impedimento justificável, ou pelo menos não sem começar a utilizar adjectivos relativos à Vodafone.
Vá lá, não brinquem com coisas sérias que os clientes têm mais que fazer e pagam certinho todos os meses, débitos directos e tudo. A mediocridade tem limites.
Para o mês que vem, vão cancelar os routers, e os clientes acedem à Internet com bicicleta a pedal ?
Façam o favor de passar isto aos responsáveis... obrigado.