em 14-10-2020 04:11 PM
Com pompa e circunstância um Sr. Van den Ding e um casal de excelentes actores da nossa praça apareciam na televisão a anunciar que a Vodafone garantia 500 MB de velocidade na Internet. A minha empresa, a quem a Vodafone garantiu por contrato 1GB já vai no segundo contrato com a Vodafone e só uma vez no primeiro contrato, há vários anos, é que por cabo e com uma maquineta amarela que só os “deuses” da instalação possuem, é que me disseram ter conseguido 900MB. No meu laptop o máximo sempre andou pelos 400 MB, e a conversa da Vodafone foi sempre a mesma: ah, mas nós só garantimos essa velocidade por cabo. Ora, a Apple deixou de fazer laptops com ethernet ports há anos. No último contrato, os técnicos que vieram ao escritório em nome da Vodafone, não puderam medir a velocidade porque nenhum deles tinha sequer um laptop, apenas o telemóvel. Quando perguntei porque é que no telemóvel não chegava sequer aos 700 (medição Vodafone) a resposta foi: “ah mas isso só por Ethernet”.
Farto disto, comprei o adaptador Ethernet para o meu MacBook Air e surpresa das surpresas, por cabo os resultados foram idênticos ao wi-fi, aliás ligeiramente piores do que os por Ethernet. Mais uns quantos telefonemas, e a desculpa da Vodafone agora é: “Ah mas isso é porque é um Mac”. Eu posso enviar uma equipa aí a casa, mas se o problema for esse, isso terá custos” Perguntei se a chamada era para “os apanhados”. Quando percebi que não retorqui que se era assim, deveriam ter-me avisado desse apartheid tecnológico e eu escolheria outro operador. A minha empresa trabalha constantemente com imagem e vídeo e não conheço ninguém que o faça com um PC. Eu aliás, NUNCA tive um PC. Numa visita recente à FNAC, não encontrei também nenhum PC com ficha ethernet, E assim, cá vou juntando print screens diários de medições com cabo fornecido pela Vodafone, directamente ligado ao router fornecido pela Vodafone e cuja velocidade é em média pouco mais de 300 MB. Eu pago por um Giga mais de cem euros por mês. Ding ding ding. Há algo de errado aqui. É FALSO QUE A VELOCIDADE GARANTIDA POR CABO PELA VODAFONE SEJA DE 1GB COMO CONSTA DO MEU CONTRATO! E a Vodafone marimba-se para os valores que assegura, e irá ter que se marimbar para o contrato que celebrou com a minha empresa.
P.S. O serviço de atendimento a empresas da Vodafone ficou de me telefonar para resolver o problema. Já lá vão dois dias...e nada!