em 10-03-2026 07:04 PM
Assunto: Cobrança indevida de serviço de valor acrescentado – pedido de esclarecimento e resolução
Na última fatura verifiquei a cobrança de uma subscrição associada ao serviço Laguna Play, um serviço que desconhecia completamente e que nunca solicitei.
Após pesquisar sobre o assunto, inclusive no fórum da Vodafone, percebi que se trata de um Serviço de Valor Acrescentado (SVA). Fui então verificar o telemóvel e constatei que o número associado estava bloqueado, o que explica o facto de não ter recebido ou visto as mensagens relacionadas com essa subscrição. Ou seja, estava a ser cobrada por um serviço que desconhecia e do qual não tive qualquer aviso visível.
Perante esta situação, acedi imediatamente ao My Vodafone e, através do Tobi, encontrei a opção para ativar o barramento de serviços de valor acrescentado, que ativei de imediato. Recebi posteriormente a confirmação da Vodafone de que o pedido foi registado.
Contudo, permanece um problema relevante: não encontrei no My Vodafone qualquer forma clara de verificar se existem serviços de valor acrescentado ativos na minha conta. Quando procurei ajuda, a única indicação fornecida foi novamente recorrer ao Tobi, o que não resolve a falta de transparência sobre subscrições ativas.
Considero preocupante que um cliente possa estar a pagar por um serviço sem ter uma forma simples e direta de confirmar a sua existência ou cancelamento. Pelo que verifiquei no fórum da Vodafone, esta parece ser uma situação recorrente entre clientes, o que torna ainda mais importante uma solução clara.
Sou cliente Vodafone há muitos anos e sempre tive uma boa opinião do serviço. No entanto, esta situação foi extremamente desagradável e inesperada.
Assim, solicito:
Esclarecimento sobre como foi ativada a subscrição do serviço Laguna Play no meu número;
Confirmação de que não existe atualmente qualquer serviço de valor acrescentado ativo associado à minha conta;
Indicação clara de onde posso verificar no My Vodafone todas as subscrições ativas;
Análise da cobrança efetuada e respetiva resolução, uma vez que se trata de um serviço que nunca solicitei conscientemente.
Aguardo uma resposta e uma solução para esta situação, esperando que a mesma não volte a ocorrer.