cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
1

Criação

2

Resposta

3

Solução

Suspeita de Fraude

behem0t
Novo Utilizador
Novo Utilizador

Ex.mos(as) Srs.(as),

boa tarde.

Em primeiro lugar gostaria de saber se a vodafone tem algum canal dedicado para denunciar fraudes/phishing, eu não o encontrei, por isso descrevo a situação de seguida.

 

Recebi uma chamada hoje, 2020.12.07 ás 11:24h, do número 912 378 554, de uma senhora que falava um Inglês de qualidade a propor oportunidades de negócio. Identificou-se como sendo da trade360 e apos lhe ter salientado que não tinha qualquer afiliação com essa empresa e lhe ter perguntado onde tinha adquirido os meus dados, desligou sem mais uma palavra.

Parece-me evidente que se trata de um caso de tentativa de phishing com contactos muito provavelmente obtidos de forma ilegal.

Estou disponível para mais esclarecimentos que considerem necessários.

 

Cumprimentos.

m.c.
2 RESPOSTAS 2

BrunoF_Vodafone
Moderador
Moderador

Olá @behem0t

 

O número em questão não pertence à Vodafone nem a uma das empresas que efetuam as campanhas da Vodafone, não nos sendo possível verificar a origem essa comunicação.

 

Poderá ter-se tratado de um erro de digitação ou algum contacto que tenha fornecido a alguma entidade parceira da empresa que efetuou o contacto.

 

Sugerimos no entanto que bloqueie o número no equipamento evitando assim futuros contactos.

 

Obrigado

Brunof_Vodafone

Caro BrunoF_Vodafone,

 

Não forneço os meus dados de forma leviana, e ao tratar-me pelo nome e a forma como desligou, ficou bastante claro que os dados não tinham origem licita.

O Número começa por 91, não é em última estância esta gama de números pertença da Vodafone? Não está a companhia interessada em ser proactiva a proteger os seus utilizadores?

Não é verdade que não possam verificar origem dessa comunicação: Para investigarem um número e a sua actividade precisam de um mandato judicial? Sugerir bloquear números, que claro fiz de imediato na altura, é uma posição muito cómoda para não fazer nada perante este tipo de problemas.

 

 

m.c.