cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
1

Criação

2

Resposta

3

Solução

Atualização EMUI 9.1 Mate 20 Lite

jnovais
Contribuinte Junior
Contribuinte Junior

Exmos,

 

Sabendo recentemente por fontes fidedignas que a EMUI 9.1 já foi lançada para o Mate 20 Lite, pretendia saber por quanto mais tempo vão obrigar os assinantes da Vodafone a esperar por esta atualização?

134 RESPOSTAS 134

az04891
Ultra Contribuinte
Ultra Contribuinte
tambem pergunto o mesmo
obg

Olá @jnovais

 

A última versão aprovada pela Vodafone já inclui o Emui 9.0.1 e poderá ser disponibilizada a qualquer momento aos Clientes.

Não conseguimos avançar com datas concretas, por se tratar da exclusiva responsabilidade do fabricante.

 

Obrigado, 

JoãoR_Vodafone 

Boa tarde, tenho uma pessoa amiga que já recebeu a atualização e tem um Huawei P20Lite... No YouTube já está o vídeo sobre a att para o EMUI 9.1,e eu ainda estou à espera.... Tenho um PSmart2019 e estou à espera da att porque acredito que resolva alguns bugs que surgiram após a ultima att... Por favor libertem a att

Este topico é para o Mate 20 Lite, que é um dispositivo diferente. Mas, para todos os efeitos, a culpa é da Vodafone, tanto num como noutro.

 

Quanto à explicação que a operadora da Vodafone refere, não existe nenhuma "query" para forçar a atualização, nem nunca existiu. A Huawei fornece as atualizações oficiais por batchs baseados no IMEI - é assim que é feita nos dispostiivos desbloqueados.

No caso da Vodafone, deve ser algum "botão" numa sala escura que alguém pressiona, mas até agora ninguém o pressionou. Resumindo: a única culpada por não termos atualização é a falta de resposta da Vodafone...

 

Alias, até ao momento não existe nenhuma versão aprovada da Vodafone sobre uma ROM EMUI 9.0.1 ou 9.1 destinada ao Mate 20 Lite, portanto mais uma informação falsa. Isso pode ser visto através do uso da aplicação "Firmware Finder for Huawei" - disponível para Android e PC. Enquanto operadoras como a Altice já possuem a atualização oficializada, não existe nenhuma versão aprovada por parte da Vodafone, logo está ai mais uma informação inválida da empresa....

pedrorios
Ultra Contribuinte
Ultra Contribuinte
Bem dito @djprmf.
Aliás, a Altice é a NOS não precisam aprovar nada pois vendem tudo desbloqueado, assim a resposta nas actualizações é imediata visto esta ser da responsabilidade da Huawei.
Eu não quis dizer assim tão directamente que não existe nenhuma query 😂, mas já que o fizeste, não vale a pena andarmos realmente a alimentar falsas informações.

Agora, deixaste me chocado quando disseste não haver qualquer aprovação por parte da Vodafone para o EMUI 9.01 e 9.1 😔
Isso é completamente chocante a meu ver, há muitos equipamentos comprados à Vodafone que nem sabem se irão receber alguma actualização.
É triste.

@AlvaroLeite, é preciso ver se esse Huawei P 20 Lite era um equipamento Vodafone (comprado à Vodafone) ou não. Pois já saiu o EMUI 9.1 sim para o P 20 Lite mas apenas tenho conhecimento que tenha sido para os desbloqueados.
Quanto ao P Smart 2019 se este foi comprado à Vodafone pode demorar ainda bastante até receber alguma actualização.
Até porque a Vodafone prioriza os topos de gama tal como a Huawei (embora a Huawei actualize também os de gama media/alta).
ATENÇÃO
Não pertenço nem trabalho para a Vodafone.
Todos os meus comentários relacionados com a Vodafone são opinião própria ou de conhecimento geral normalmente adoptado por esta.

A Vodafone não tem qualquer responsabilidade por qualquer comentário efectuado por mim.

@pedrorios 

Pelo menos a nível dessa aplicação não existe nenhuma ROM da Vodafone nesse sentido, e normalmente essa lista todas as roms com um ou dois dias de discrepância no máximo... A ROM personalizada e aprovada da Altice estava disponivel na listagem semanas antes de começar a ser fornecida, portanto....

 

O mesmo se aplica noutras operadoras internacionais (pelos comentários que se vai lendo no XDA-Developers), logo é seguro dizer que, se não está lá nessa app, não está sequer aprovada ou "pronta para fornecer".

Esta é a resposta oficial da Vodafone às reclamações apresentadas - de forma similar ao que muitos aqui têm vindo a indicar:tugatech-2019-07-12-4206aa52-3bf4-4f00-9afa-15ac107d4fed

 

O "query" que suponho estarem aqui a referir é basicamente o processo de atualização do Android, onde os utilizadores têm de pesquisar por "novas atualizações" no sistema OTA do proprio sistema. É um termo que nbunca ouvi sequer na indústria, e lido com isto diariamente. Portanto é no mínimo estranho referirem ao sistema OTA do Android como query...

 

Seja como for, a resposta oficial é que a atualização para EMUI 9 (9.0.1) encontra-se a ser distribuída sobre fases, e será fornecida aos clientes dentro dos "próximos dias". Quanto tempo isso será, ninguém sabe...

 

Quanto ao fornecimento de pacotes de atualização, a empresa continua a manter a postura de que "não têm culpa", em como não são responsáveis pelo fornecimento dos mesmos. No entanto, o pacote de atualização que se encontra fornecido em todos os Mate 20 Lite está especificamente referido como sendo da Vodafone - surge nas definições do Android > Sobre o telemovel > Versão personalizada. Este pacote é fornecido pela Vodafone e do controlo da mesma, pelo que é da inteira responsabilidade da mesma.

O dispositivo não é atualizado enquanto este pacote também não o for. Ou seja, a Vodafone pode até nem ser a responsável por fornecer a atualização oficial do sistema, mas é responsável pelo pacote de personalização do mesmo - e consequentemente, se esta não o atualiza para as versões mais recentes, o sistema operativo também não...

 

Por fim, achei também curioso como não existe uma forma direta de responder aos emails que são recebidos sobre as reclamações, o que surge como uma nota minima no final das mensagens.tugatech-2019-07-12-138bbbcd-dc82-406b-8157-db3b218b7eb7

O email em questão será "VodafoneReclama@vodafone.com", pelo que deveria ser perfeitamente válido para receber uma respostra a reclamações. Mas a empresa opta antes por direcionar essas questões para outros meios. Nada contra, apenas complica o processo em geral.

pedrorios
Ultra Contribuinte
Ultra Contribuinte
@djprmf
Obrigado pelo feedback, que em muito nos ajuda a tirar as próprias conclusões acerca dos procedimentos da Vodafone.
As reclamações do livro online são enviadas também para o regulador (neste caso a ANACOM), e a ideia é eles mostrarem só regulador que deram resposta à reclamação, sendo que ficou resolvida sem responsabilidade para a Vodafone. Mesmo sendo essa resposta completamente sem sentido, pois o regulador não averigua a veracidade da resposta, sendo que desconheço a existência de qualquer query. Também queria frisar que via OTA (Over the Air) no próprio equipamento não vai resultar pois ele continuará a dizer estar actualizado.

Essa resposta estapafúrdia da Vodafone pode ser contestada, pode ser efectuada nova reclamação no livro mencionando ser resposta a essa, é colocando o número da mesma.
Mais uma vez, directa ou indirectamente a responsabilidade da actualização nos equipamentos Vodafone é da própria, que como é incompetente empurra para o fabricante. Atitude baixa e mesquinha, é mais não digo para não descer de nível. Uma empresa que nem se digna a vir ao tópico dar uma resposta coerente e verdadeira perante os seus clientes, nem tão pouco tenta fazer o volte face da questão.
Enfim, é lamentável.
ATENÇÃO
Não pertenço nem trabalho para a Vodafone.
Todos os meus comentários relacionados com a Vodafone são opinião própria ou de conhecimento geral normalmente adoptado por esta.

A Vodafone não tem qualquer responsabilidade por qualquer comentário efectuado por mim.

Asura
Novo Utilizador
Novo Utilizador

A minha vontade e de meter uma rom original...