Melhor a resposta oficial da Vodafone.
Não tenho conhecimento acerca de actualização via HiCare mas se der para fazer, ela provavelmente anula a ROM personalizada da Vodafone e instala a ROM oficial da Huawei (ROM original) e isso acarreta (com certeza) a perda da garantia que a Vodafone dá.
Na actualização de software que você procura é não aparece nada, isso é pelo motivo que a sua ROM é personalizada pela Vodafone, ou seja, a cada actualização da Huawei, esta envia para a Vodafone que testa, e personaliza a actualização (efeitos visuais, logótipo, apps Vodafone, etc...) e de seguida é a responsabilidade da Vodafone a actualização, sendo que se não o fizer ou se atrasar, o cliente não recebe, ou recebe tarde.
Se no seu equipamento já aparece a informação do EMUI 9.1 é porque você já possui o EMUI 9.0.1 (EMUI 9).
ATENÇÃO
Não pertenço nem trabalho para a Vodafone.
Todos os meus comentários relacionados com a Vodafone são opinião própria ou de conhecimento geral normalmente adoptado por esta.
A Vodafone não tem qualquer responsabilidade por qualquer comentário efectuado por mim.