Criação
Resposta
Solução
há 4 horas
Boa tarde,
Venho expor uma situação que considero bastante grave e que, infelizmente, aconteceu logo no primeiro dia do meu serviço Vodafone.
No dia 08/09/2026, aceitei e assinei um Resumo do Contrato Vodafone, proposta 21fRKQ2T1, relativo a um pacote Tv Net Voz, com uma mensalidade de 45,50 €/mês. O documento incluía, entre outras condições, Amazon Prime durante 24 meses, Netflix durante 3 meses e uma VBox. A mensalidade contratada aparece claramente identificada no documento: 71,50 € de preço, 26 € de desconto, totalizando 45,50 €/mês.
No dia 12/09/2026, foi realizada a instalação/ativação do serviço na minha residência.
Durante a intervenção, surgiu um problema relacionado com o cadastro da morada. O técnico encontrava-se dentro da minha casa, ao telefone com o helpdesk da Vodafone, aguardando em espera enquanto tentavam corrigir essa situação no sistema.
Foi precisamente durante esse período, sem eu ter feito qualquer pedido, sem ter falado com qualquer comercial e sem ter autorizado qualquer alteração ao contrato, que recebi subitamente por email um novo Resumo do Contrato.
Esse novo documento, emitido em 12/09/2026, corresponde à proposta 01DZpZ1X9.
Para meu espanto, já não continha as condições que eu tinha contratado.
A mensalidade passou de 45,50 € para 55,50 €, e o conteúdo comercial do pacote também foi alterado. O novo RC passou a incluir, nomeadamente, SPORT TV Total durante seis meses e HBO Max durante 24 meses, deixando de corresponder à proposta que eu tinha efetivamente aceite. A mensalidade de 55,50 € aparece expressamente no novo documento.
Ou seja, não estamos perante uma simples correção de morada ou uma atualização administrativa do mesmo contrato. Foi gerada uma proposta contratual diferente, com outro ID, outro preço e outros serviços.
E reitero: eu nunca solicitei nem aceitei esta alteração.
A coincidência temporal é particularmente relevante: o novo contrato chegou-me exatamente enquanto o técnico estava em minha casa e o helpdesk estava a intervir no sistema para corrigir o problema relacionado com a morada. Não posso afirmar tecnicamente qual foi a operação interna que provocou isto, mas tudo indica que a alteração contratual terá sido gerada nesse contexto.
Mais tarde, já depois da instalação, contactei a Vodafone através das redes sociais e perguntei expressamente quais eram as condições atualmente contratadas no meu NIF e na minha conta.
Depois de validarem os meus dados, responderam que me enviariam as condições para o email.
E qual foi o documento que recebi?
Precisamente o novo contrato de 55,50 €, que eu nunca aceitei.
Portanto, neste momento, a Vodafone parece ter associado ao meu serviço uma proposta diferente daquela que efetivamente assinei.
O mais estranho é que os próprios documentos da Vodafone referem que as condições comerciais passam a vigorar após ser recebido o consentimento escrito do cliente, podendo depois ser alteradas por comum acordo.
Por isso, a questão que coloco à Vodafone é muito simples:
Onde está o meu consentimento para a proposta 01DZpZ1X9?
Se a Vodafone considera que eu aceitei essa proposta, agradeço que apresente a respetiva prova, incluindo data, hora e canal através do qual esse alegado consentimento foi prestado.
Pretendo apenas que seja reposto o contrato que efetivamente aceitei: proposta 21fRKQ2T1, com mensalidade de 45,50 €/mês, e que seja anulada qualquer alteração contratual ou serviço adicional introduzido sem a minha autorização.
Considero igualmente inaceitável estar já a enfrentar este tipo de problema no primeiro dia de serviço. O serviço acabou de ser instalado e já tenho de discutir com a Vodafone qual é afinal o contrato que celebrei.
Não considero razoável iniciar uma relação contratual de 24 meses desta forma.
Acresce que estou ainda no período inicial do contrato. O próprio Resumo do Contrato prevê, nos contratos celebrados à distância, um prazo de 14 dias para o exercício do direito de livre resolução.
Por esse motivo, deixo também claro que não pretendo deixar decorrer esse prazo enquanto aguardo indefinidamente pela resolução de um problema que não fui eu que criei.
Se a Vodafone não corrigir a situação e não confirmar por escrito a reposição integral das condições que efetivamente aceitei, exercerei o direito de livre resolução dentro do respetivo prazo, e terminarei a relação contratual sem prejuízo de poder recorrer a outros meios para expor a situação.
Preferia obviamente que não fosse necessário chegar a esse ponto. Escolhi a Vodafone e pretendo simplesmente receber o serviço nas condições que me foram apresentadas e que eu aceitei.
Agradeço que algum moderador ou responsável da Vodafone possa analisar a situação e indicar-me como será corrigida.
há 3 horas
Olá @plamelas
Compreendemos a sua insatisfação ao verificar que as condições do serviço não correspondem àquilo que esperava aquando da adesão.
Queremos assegurar-lhe que iremos analisar cuidadosamente o sucedido e validar as condições contratadas.
Para tal, pedimos que contactes um dos moderadores via mensagem privada com o número de conta Vodafone ou NIF.
Para enviar mensagem privada, basta acederes ao perfil de um dos moderadores (podes clicar no meu nome) e clicar em "Enviar uma mensagem privada" (lado direito a encarnado). Os moderadores estão identificados por "Username_Vodafone".
Obrigado
Prag_Vodafone
há 3 horas
Enviei o meu NIF para si, via mensagem privada.