Criação
Resposta
Solução
há 3 semanas
Boas,
Preciso de ajuda / intervenção técnica, porque estou com um problema reproduzível, persistente, e que me está a limitar o serviço contratado.
Tenho o router HS8247W com serviço 1Gb/400Mb.
O router funciona bem até ligar qualquer switch Gigabit “a sério” à LAN — neste caso um MikroTik RB4011, mas posso reproduzir com qualquer outro hardware.
O Problema:
Assim que o HS8247W deteta a presença da Vodafone TV Play (a box nova), o router força a porta LAN onde ela está ligada a negociar a 100Mbps.
Até aqui… ok, esperado nos STBs antigos.
Quando a box está ligada ao switch MikroTik (Não tenho alternativa devido a distancia) em vez de estar diretamente ao HS8247W:
➡ O HS8247W DETETA a box via IGMP / multicast
➡ E baixa a velocidade da porta LAN onde está ligado o switch inteiro para 100Mbps
➡ Mesmo que o switch e todos os outros dispositivos sejam 1Gbps
➡ Mesmo forçando “1Gbps Full Duplex” no Mikrotik, o HS8247W ignora a porta e fico sem rede
➡ Resultado: a LAN inteira fica limitada a 100Mbps, incluindo NAS, servidores internos e ligação WAN
Ou seja:
Apesar de ter ONT/router da VDF a 1Gb/400Mb,
a porta LAN onde está a minha infraestrutura passa para Fast Ethernet, e perde-se o gigabit inteiro.
Já testei:
Cabos CAT6 → OK
Outra porta LAN → mesmo comportamento
Outro switch → igual
Forçar 1G → ignorado
Box desligada → volta aos 1Gbps
Reproduzido várias vezes → comportamento consistente
Isto parece-me claramente um bug no firmware do HS8247W, possivelmente relacionado com:
detecção automática da box via multicast (IGMP)
e fallback para 100Mbps quando deteta STBs
mas a lógica não distingue entre box real e switch intermédio
O resultado:
A minha rede inteira fica limitada a 1/10 da velocidade, apesar de pagar serviço de 1 Gbps.
Porque isto tem impacto:
Tive de reconfigurar a minha LAN inteira (várias VLANs consolidadas), inclusive:
DNS interno
Load balancer interno
DHCP centralizado
reorganização completa de endereçamento
tudo para garantir compatibilidade com a VDF TV Play
E agora fico completamente limitado por um autoneg mal implementado?…
O que preciso da vodafone:
Confirmação de que isto é um bug conhecido
Atualização de firmware que remova esta lógica “forçada”
Ou configuração manual para a porta LAN não baixar para 100Mbps quando a box está atrás de um switch
Informação técnica:
Router: Huawei HS8247W com firmware Vodafone
Serviço: 1Gb/400Mb FTTH
Box: Vodafone TV Play
Switch: MikroTik RB4011iGS+ (mas reproduz com outros)
IGMP Snooping → OK
IPTV → funcional
Apenas negociação da porta LAN é que cai para 100Mbps
Agradeço desde já a ajuda, porque isto está a pôr um travão completamente desnecessário na infraestrutura.
Cumprimentos,
há 3 semanas
Olá @binarytalents
Entendemos a sua preocupação. Para que possamos analisar a situação com maior detalhe e encaminhá-la para as nossas equipas técnicas, pedimos que nos envie, por favor, uma mensagem privada com o número de conta ou NIF.?
Obrigado,
Brunof_Vodafone