Criação
Resposta
Solução
em 14-07-2020 09:59 AM
Bom dia.
Desde há umas semanas que tenho verificado que nenhuma das apps gratuitas consome qualquer volume de dados, dos 15Gb disponíveis para o efeito. Em vez disso, o tráfego gerado é descontado do 1Gb para utilização livre da Internet. Não é possível que seja alguma app a aceder a outros serviços, uma vez que continuo com os 15Gb intactos. Podem por favor verificar a situação?
Sérgio Dias
em 14-07-2020 10:18 AM
Olá @sldias
Alertamos para o facto de que os Smartphones têm uma série de aplicações e serviços, não incluídos no tarifário e que se ligam automaticamente à Internet, gerando assim desconto do plafond mensal de dados do tarifário.
Alguns exemplos são:
- Aplicações de redes sociais (facebook; Instagram; Whatsapp; Skype, Snapchat, Telegram, Messsenger, Google Play Store; Wire, LINE,…);
- Meteorologia (Exemplos - Accuweather; Dark Sky; Weather Channel);
- Aplicações economizadoras de bateria((Battery Doctor; Battery Saver; Avast Battery Saver);
- Browsers específicos ( Yahoo; Firefox; Google Chrome);
Conforme o funcionamento dos Smartphones, não é possível canalizar os dados para uma App, não tendo plafond do plano disponível algumas Apps podem não funcionar apesar da generalidade do tráfego destas Apps estar incluído, poderá existir uma fração do mesmo que não fique identificado e que, por esse motivo, seja descontado do pacote de dados do tarifário.
Esta situação poderá ocorrer caso os fornecedores das Apps ou dos serviços que as suportam façam alterações ou atualizações.
Obrigada,
Teresa_Vodafone
em 14-07-2020 10:28 AM
Olá Teresa.
Isso não explica como é que nem um único Mb foi descontado dos 15Gb disponíveis, quando utilizadas as apps Instagram, Facebook, Messenger, WhatsApp ou Spotify. Todo o tráfego passou a ser descontado do 1Gb livre. Como diz, "a generalidade do tráfego destas apps está incluída", ou seja, não há motivo para não haver dados descontados do tarifário.
Além disso, é uma situação em tudo diferente do que até aqui acontecia. Só seria possível se todos os fabricantes das apps tivessem feito actualizações em simultâneo, uma vez que esta situação aconteceu de um dia para o outro.
Obrigado,
Sérgio Dias
em 14-07-2020 11:17 AM
Tem a apn net2. definida?
Obrigada,
Marta_Vodafone
em 14-07-2020 11:19 AM
em 14-07-2020 12:07 PM
Correto.
Por mensagem privada, indique-nos o número de telefone, juntamente com nome e morada do titular para podermos verificar. Caso o número não esteja identificado, necessitamos do PIN original ou PUK.
Obrigada,
Marta_Vodafone