em 19-04-2020 06:38 PM
Boa tarde. Sou cliente Vodafone desde Janeiro e só agora me deparo com este problema.
O meu Smart Router 2.0 limita a velocidade da internet por cabo a 100Mbps (eu tenho 500/100Mbps no contrato). Isto só acontece por cabo, já que por wifi, se pousar o portátil ao lado do router, chega até aos 510/100Mbps.
Já estive a pesquisar um pouco e parece que outras pessoas que tiveram este problema tiveram de substituir o cabo, e penso que esse seja também o meu problema, no entanto, não faria sentido nenhum ser o cabo porque o meu cabo é Ethernet Cat.6, que pode suportar até 10Gbps de velocidade.
Já experimentei todas as 4 portas do router, e em todas acontece a mesma situação. Também não é a placa de rede do meu portátil, visto que é Gigabyte (aqui está uma print screen a comprovar o mesmo https://prnt.sc/s2deb2 ).
O meu pai trouxe um extensor rete com porta ethernet para experimentar-mos o cabo e chegou a 160Mbps, pelo que a única explicação lógica é que por alguma razão o Smart Router 2.0 não funciona bem com cabos Ethernet Cat.6.
Assim sendo, sou obrigado a comprar outro cabo por causa do router? Alguém tem alguma ideia qual poderá ser o problema? Será que está alguma coisa mal configurada no router? Esta última opção não acredito muito que seja visto que mexi apenas uma vez nas definições do router para ativar 5GHz e logo a seguir voltei a dar reset para as definições de fábrica, mas nunca se sabe, portanto não a descarto.
Obrigado pela atenção, os melhores cumprimentos.