Criação
Resposta
Solução
em
13-04-2026
04:59 PM
- última edição em
13-04-2026
05:16 PM
por
Mayon_Vodafone
Exmos. Senhores,
Venho apresentar reclamação formal e solicitar a anulação urgente da fatura emitida no valor de 300,00 €, referente a “Penalidade Incumprimento Contratual”, sem qualquer fundamento válido no meu caso.
A fatura emitida em 11-04-2026, relativa à conta n.º ***, inclui um encargo adicional de 300,00 €, com débito previsto a partir de 29-04-2026.
Os factos são os seguintes:
Após a desativação do meu serviço Vodafone, foi-me indicado que deveria aguardar instruções para a devolução dos equipamentos.
A única comunicação que recebi sobre este tema foi uma mensagem em 03/04, sexta-feira, a informar que a receção dos equipamentos teria de ser registada até 08/04, sob pena de ser emitida uma fatura de 300 €. Considero este prazo manifestamente desrazoável.
Ainda assim, atuei de imediato. No primeiro dia útil seguinte, 06/04, pedi logo a recolha dos equipamentos. Foi-me dada pela Vodafone a data de 08/04 para essa recolha, e aceitei essa opção.
No dia 08/04 fiquei o dia inteiro a aguardar, mas a recolha não foi realizada por falha do vosso parceiro. Posteriormente fui informado de que a recolha passaria para sexta-feira, dia 10/04.
A recolha foi efetivamente realizada no dia 10/04, existindo prova documental da mesma, incluindo a respetiva guia de recolha, que junto em anexo.
Perante isto, a cobrança desta penalização não faz qualquer sentido. O equipamento foi devolvido. Eu agi imediatamente assim que recebi a instrução da Vodafone, aceitei a primeira data disponibilizada e o incumprimento do dia 08/04 não me é imputável, mas sim ao parceiro responsável pela recolha.
Assim, solicito:
A anulação imediata da fatura no valor de 300,00 €;
A confirmação escrita de que não será efetuado qualquer débito relativo a esta penalização;
Uma resposta urgente a esta reclamação.
Peço ainda que esta situação seja revista com a máxima brevidade, uma vez que se trata claramente de uma faturação indevida, aparentemente gerada de forma automática, apesar de o equipamento ter sido efetivamente devolvido.
Já enviei para o apoio.cliente@vodafone.pt o mesmo pedido com os seguinte anexos:
mensagem recebida da Vodafone;
fatura emitida;
guia/prova de recolha dos equipamentos.
Aguardo resolução urgente.
Com os melhores cumprimentos,
Miguel Martins
em 13-04-2026 05:21 PM
Olá @Miguel2121,
Editamos o teu post de maneira a esconder o teu número de conta Vodafone, pois esse é um dado privado, e este é um fórum público, no qual todos podem ter acesso à tua publicação.
Infelizmente, o débito desta multa é realizado automaticamente a não ser que a devolução dos equipamentos seja registada manualmente na tua conta, e como a devolução, como indicas, foi feita muito próxima da emissão da fatura, não deve ter sido possível registar antes da emissão da mesma. Pedimos imensas desculpas por esta situação.
Estamos inteiramente disponíveis para ajudar com a questão, e anular o débito. Para tal, por questões de segurança e privacidade, enviámos um código de validação por SMS para dar seguimento ao tratamento da questão. Envia-nos o código recebido por mensagem privada, aqui no fórum, por favor.
Para enviar mensagem privada, basta acederes ao perfil de um dos moderadores (podes clicar no meu nome) e clicar em "Enviar uma mensagem" (lado direito a encarnado). Os moderadores estão identificados por "Username_Vodafone".
Obrigado,
Mayon_Vodafone
em 13-04-2026 05:29 PM
Boa tarder @Mayon_Vodafone obrigado pela rapida resposta.
Informo que ainda não recebi a sms, aguardo pela mesma para enviar o devido número.
Obrigado
em 13-04-2026 06:26 PM
@Mayon_Vodafone ainda não recebi a sms, consegue confirmar que têm o meu número correto?
em 13-04-2026 07:54 PM