Criação
Resposta
Solução
30-04-2025 11:33 PM - editado 30-04-2025 11:58 PM
em 01-05-2025 12:29 AM
Olá @Jcava,
Informamos que a Vodafone aplica a taxação de acordo com a comunicação enviada pelo equipamento do Cliente através de Rede.
A ativação de internet extra tem como objetivo continuar a disponibilizar o serviço de dados ao Cliente sem o risco de qualquer interrupção, só porque consumiu na totalidade os megas disponíveis no seu plafond.
Pode gerir o seu consumo através dos menus do equipamento, desligando a opção Dados Móveis, bem como 4G/LTE. Para além disso, pode ir controlando o seu gasto através da verificação dos contadores de dados móveis da página inicial do seu serviço no My Vodafone.
Caso pretenda, poderá estabelecer limites de utilização de dados móveis, em euros, fazendo essa gestão na App My Vodafone ou Tobi. Esta funcionalidade permite definir quanto quer gastar uma vez esgotado o pacote de dados incluído no tarifário.
Vamos verificar em sistema a taxação.
Para isso, pedimos, por favor, que nos envie mensagem privada com o seu número de telemóvel.
Para enviar mensagem privada, clique num dos moderadores (são os utilizadores identificados com "nome_Vodafone") e escolha "Enviar uma mensagem privada".
Aguardamos atenciosamente a sua mensagem.
Obrigada,
Susan_Vodafone
em 01-05-2025 07:33 AM
Bom dia Susan, acabei de enviar mensagem particular, a indicar o número do contrato e do telemóvel com os dados cobrados sem consentimento , como deve imaginar não pude dormir em condições após todo esse problema preocupado com a dívida criada em meu nome..
Agradeço o vosso retorno, no entanto, a resposta apresentada ignora completamente o cerne da questão levantada.
Reitero que não autorizei nem consenti, em momento algum, a ativação de qualquer pacote adicional de dados móveis fora do meu tarifário. A cobrança automática desses dados excedentes, sem consentimento prévio e expresso, é ilegal e contrária às decisões já tomadas em instâncias superiores, como bem ilustrado no acórdão do Supremo Tribunal que mencionei anteriormente:
> “Considerou-se ilegal a cobrança por serviços de telecomunicações móveis não solicitados e condenou-se a ré na restituição [...] em virtude da ativação automática de serviços adicionais não solicitados.”
O vosso argumento de que é “condição comum” o débito automático após o esgotamento do plafond não justifica, nem legaliza, a prática. Ao contrário: evidencia a necessidade de correção desse procedimento, pois esse tipo de ativação deveria estar desligada por padrão (opt-in e nunca opt-out), respeitando o direito do consumidor de escolher continuar a usar ou não o serviço com custos adicionais.
A vossa sugestão de que o cliente pode desligar manualmente os dados móveis ou configurar limites através de menus ou aplicações é completamente inaceitável como justificativa legal. Coloca sobre o consumidor um ónus técnico que não pode ser presumido — ainda mais quando o serviço adicional é tarifado automaticamente sem qualquer aviso claro, nem hipótese de recusa.
Portanto, volto a insistir:
A cobrança adicional de 170,26€ além do valor base referente ao período de 01 a 31 de março de 2025 por dados móveis fora do meu plano, apesar de indevida, foi paga na data de ontem, totalizando 241,83.
Exijo a retificação imediata da fatura e a atualização do valor a pagar para os 69,90€ contratualizados.
Caso não ocorra a regularização do problema ao fim do mês de maio ao pagamento estipulado na fatura, avançarei com:
Participação formal junto da DECO
Queixa na ANACOM
Reclamação no Livro de Reclamações Eletrónico
Divulgação pública da prática abusiva nos meios de comunicação social
Sem mais,
Jeferson Cavalcanti
em 01-05-2025 08:21 AM
Olá @Jcava,
Respondemos a sua mensagem privada, pelo que pedimos que verifique sua caixa de mensagens, por favor.
Obrigado,
Jvitor_Vodafone
em 01-05-2025 09:37 AM
Bom dia Jvitor enviei em mensagem privada o código pra ti e a resposta solicitada pela colega acima também.
Fico ao aguardo
Obrigado
em 01-05-2025 10:38 AM
em 01-05-2025 10:56 AM
Respondemos a sua nova mensagem privada, @Jcava.
Agradecemos a verificação da caixa de mensagens, por favor.
Obrigado,
Jvitor_Vodafone
em 06-05-2025 08:43 AM
em 06-05-2025 08:55 AM