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Solução

Débitos indevidos de dados móveis e ausência de resposta prometida

Su---
Visitante Junior
Visitante Junior
Sou utilizadora do tarifário Yorn X 1Gb à mais de 2 anos e nunca antes tive de me preocupar com controlar a vossa gestão do meu pacote de dados porque nunca antes me encontrei na situação de muito antes do final do mês ser alertada para a aproximação do final do pacote de dados incluídos. A questão é que a minha utilização de dados este mês foi em tudo semelhante à que tem vindo a ser feita nos últimos dois anos, na qual utilizo maioritariamente as aplicações gratuitas não sendo portanto expectável que haja um grande débito no pacote de dados móveis base, sendo que em muitos dos meses nem metade do plafond disponível deverá ter sido utilizado. Contactei o Apoio ao Cliente através do chat Vodafone precisamente por este motivo no passado dia 20 de Julho de 2018 sendo que me foram apresentados os seguintes argumentos que em nada esclarecem a minha impressão de que terá sido feito um débito/cobrança indevida de dados (possivelmente dados das tais aplicações gratuitas, que terão sido descontados do pacote base quando tal não deveria suceder, ou qualquer outro motivo que cabe à Vodafone apurar): - Mesmo utilizado praticamente em exclusivo as aplicações gratuitas quando se encontram ligados os dados móveis, poderão existir ligações/conteúdos não previstos que façam descontar o pacote de dados base - Certo, eu sempre tive conhecimento deste facto mas essa situação/condição existiu durante estes 2 anos de uso do tarifário e nunca antes causou uma situação de inconsistência de gastos de dados móveis, e sendo que a utilização feita durante este mês não foi em nada diferente à dos últimos 2 anos, este argumento não me parece minimamente plausível. - A Vodafone dispõe de um "servidor" que controla o acesso que é feito, a tal APN que está definida como net2.vodafone.pt, segundo o que me foi dito. A minha questão é: Como posso eu acreditar que este controlo do acesso e dos gastos está correto e não houve nenhum lapso? Como pode a Vodafone assegurar-me tal facto? Foi necessário quase 1h em conversação com o Apoio da Vodafone para eu perceber (e também o próprio assistente talvez) de que não existe uma resposta esclarecedora e que mostre que de facto não houve nenhum erro e de que não fui vítima de uma cobrança indevida de dados, seja por um erro do servidor ou dos contadores, seja por qualquer outro motivo. Após a falta de resposta para me darem às minhas questões, que pretendo ainda que sejam respondidas, decidiram finalmente encaminhar a questão para o "departamento de análise sobre os consumos efetuados de forma a verificar todas as taxações efetuadas" e que seria contactada no período máximo de 24h. Ora não sei se o problema com a contagem de dados móveis utilizados será a única dificuldade de contagem, porque precisamente hoje fazem 7 dias (168h se preferirem) desde que deveria ter sido contactada pela vodafone, após o "encaminhamento para análise" e até hoje não recebi qualquer contacto. Para agravar toda a situação, após ver-me nesta lamentável situação na qual nunca me encontrei nestes mais de 2 anos, e mesmo tendo todos os cuidados para não ligar sequer os dados móveis e para quando o faço, não estar mais de uns minutos a fazer scroll pelas aplicações gratuitas, constato que cada vez mais têm sido realizados "pequenos débitos" mesmo quando tenho absoluta certeza de que não cliquei em nenhuma aplicação ou conteúdo externo às aplicações gratuitas: ontem, numa dessas curtas visitas às aplicações gratuitas, com o cuidado de não aceder a nada que me possa transportar para fora da aplicação, foram debitados cerca de 40Mb, hoje em 2 minutos de acesso mais 8Mb e assim sucessivamente). Nisto, o que se consegue é que o pacote se aproxime rapidamente dos 0Mb disponíveis, com a possibilidade da marca "gentilmente" atribuir um pacote de dados extra, muito bem pagos pelo cliente, para poder continuar a navegar - ALGO QUE EU INFORMO CLARAMENTE QUE NÃO PRETENDO. Ainda tenho plafond disponível das aplicações gratuitas e no entanto, a cada pequeno acesso às mesmas a Vodafone tem feito débitos do pacote base de dados móveis e esta situação será, de uma forma ou de outra, resolvida mas quando o pacote terminar não pretendo que seja ativado automaticamente nenhum pacote de dados adicional, sem que seja eu a realizar expressamente esse pedido. Acho lamentável que a Vodafone enquanto empresa com tanta inovação do ponto de vista da tecnologia, velocidades e serviços se encontre, volta e meia, a causar este tipo de situações em que fica claramente por comprovar a eficácia do seu serviço (ou controlo do mesmo) e em que promete respostas que nunca vêm a chegar ao cliente. Eu em particular, cliente da Vodafone à mais de 10 anos, num ou noutro serviço, vejo em todos estes pequenos grandes detalhes um profundo desagrado e falta de consideração pelos seus clientes. De salientar que nestes 7 dias em que deveria ter sido contactada e não fui, têm sido realizados mais débitos injustificados e caminhamos para a eminência de uma ativação automática de um pacote de dados extra que, a ter sido contactada, teria indicado expressamente não pretender e não autorizar. No entanto, obtive já a informação de que tal não fosse fazer qualquer diferença porque a Vodafone não atribui aos seus clientes o livre arbítrio de decidir se pretendem ou não ativar um pacote de dados extra (provavelmente porque o interesse em faturar com estes pacotes extra supera qualquer outra questão). Existe uma reclamação aberta no portal da queixa e esta é apenas mais uma tentativa de resolução da questão, uma vez que me encontro à 7 dias à espera de uma resposta às minhas questões e de uma resolução justa para a situação e que esgotarei todas as tentativas e meios de resolução de conflitos, se tal se mostrar necessário.
6 RESPOSTAS 6

Anónimo
Não aplicável

Olá @Su---,

 

A ativação da tarifa extra de Internet é uma característica transversal a todos os tarifários Vodafone, não sendo possível cancelar ou bloquear.
Quando é esgotado o plafond mensal do tarifário, é aplicada automaticamente a tarifa de Internet móvel, a partir do momento em que acede via dados móveis.

Pode confirmar as condições do seu tarifário no nosso site: https://www.yorn.net/yorn/index.html.

 

Alertamos que os Smartphones têm uma série de aplicações e serviços, não incluídos no tarifário e que se ligam automaticamente à Internet, gerando desconto do plafond mensal de dados do tarifário.
Conforme funcionamento dos Smartphones, não é possível canalizar os dados para uma app, não tendo plafond do plano disponível algumas apps podem não funcionar apesar da generalidade do tráfego destas apps estar incluído, poderá existir uma fração do mesmo que não fique identificado e que, por esse motivo, seja descontado do pacote de MB do tarifário.
Esta situação poderá ocorrer caso os fornecedores das apps ou dos serviços que as suportam façam alterações ou atualizações. 

 

O último registo que temos, visto o sistema apenas atualizar no fim de 24h, à meia-noite teve um consumo de 128430KB (125.41992MB).

 

Nas últimas comunicações no My Vodafone conseguirá verificar os registos de acesso à internet.

 

 

Obrigada,

Marta_Vodafone

Su---
Visitante Junior
Visitante Junior

Boa tarde,

 

Quanto à ativação da tarifa extra de internet, já obtive conhecimento de que é impossível fazer o barramento. O conselho que me foi dado por um operador foi o de "Se já não possui internet peço que não ligue os dados moveis." o que não faz o menor sentido, visto que é possível que existam clientes que apenas tenham acesso à internet através dos dados móveis e que até para a simples ação de consultar se têm ou não dados móveis ainda disponíveis, necessitam de ativar os mesmos e aí já poderão estar a esgotar e a receber a mensagem de que foi automaticamente ativado o pacote de dados móveis extra. Trata-se de um caso em que não é permitido o livre arbítrio dos clientes da Vodafone em escolherem ou não que ao esgotar o pacote de dados incluídos, lhe seja atribuído e taxado um pacote extra. Mas aqui, acredito que o interesse da Vodafone em faturar com este tipo de "ativações automáticas de tarifa de internet extra" seja maior do que qualquer outra questão ou do mero bom senso. Quanto a este ponto, não se justifica maior insistência, o que não se aplica aos outros pontos que é necessário apurar.

 

De todas as informações que obtive, das fontes diferentes de contacto com a Vodafone, nenhuma delas se mostrou esclarecedora ou justificativa da situação que estou a vivenciar este mês relativamente ao consumo de dados, no qual a minha utilização dos mesmos foi em tudo idêntica à realizada nos certamente mais de 2 anos em que me encontro neste tarifário. No entanto, antes de avançar mais na minha exposição de factos, gostaria que me indicassem a que se refere esse último registo ao qual se referem em: "à meia-noite teve um consumo de 128430KB (125.41992MB).". Trata-se do consumo que tive e que foi debitado do meu pacote de dados incluído, de 1Gb (1024Mb)? Ou de toda a utilização que supostamente fiz, seja ela das aplicações gratuitas juntamente com toda a utilização foradas aplicações?

@Su---

 

O consumo de 128430KB foi debitado do plafond de 1GB do tarifário. 

 

Os consumos dos plafond dedicados às Apps, não surgem nas ultimas comunicações em My Vodafone

 

Relativamente à informação dada pela Marta_Vodafone, esse é o ultimo registo que temos em sistema relativamente a acesso de dados. Essa informação poderá demorar 24 horas a ser atualizada em sistema.

 

Obrigado

BrunoF_Vodafone

@BrunoF_Vodafone Pois então se me indicam que esses 128430KB, aproximadamente 125MB foram debitados do meu plafond de 1GB do tarifário à meia noite do dia de hoje, algo está claramente muito errado. A 20/07, conforme mostra a transcrição da conversa que tive com um assistente da Vodafone através do ChatVodafone, eu tinha 114MB disponíveis nesse plafond. Querem então inidicar que (mesmo sem contar com débitos que foram feitos desde dia 20/07 até às 23h59 do dia 26/07) me foram então debitados cerca de 125MB às 00h00 do dia 27/07 e não esgotei o plafond? Ora pelas minhas contas, 125MB a serem retirados aos 114MB que tinha disponíveis à 7 dias através (ontem já tinha menos de 90MB no período da manhã), dá até um valor negativo. E neste momento, ainda não esgotei o plafond de 1Gb portanto seria de facto útil perceber que contas estão a ser feitas, que controlo está a ser feito e de onde vêm estes supostos consumos que mesmo sendo superiores ao valor disponível (muito superiores calculo eu, bastando para isso consultar o que é apresentado no MyVodafone), Que explicação existe para esta questão? São cálculos bastante simples de realizar e não estão a bater certo, portanto é necessário descobrir onde está a falha.
A informação não faz o menor sentido e cada vez mais estou decidida a levar esta falta de coerência e de justificação para estes cálculos e supostos consumos aos limtes necessáwrios.

Su---
Visitante Junior
Visitante Junior

E já agora, o que pretendem exatamente dizer com "O último registo que temos, visto o sistema apenas atualizar no fim de 24h, à meia-noite teve um consumo de 128430KB (125.41992MB)."?

 

Isto porque ao consultar o separador "Ultimas comunicações" na página do My Vodafone, conforme me indicaram, vejo direntes taxações com a etiqueta Internet no Telemóvel (que é a etiqueta que também aparece nesse último registo que referem), e não apenas "no fim de 24h, à meia noite".

BrunoF_Vodafone
Moderador
Moderador

@Su--

 

De momento não foi verificada qualquer incoerência, contudo a situação ainda se encontra em análise interna, pelo que ficaremos a acompanhar a situação.

 

Logo que possível será dado um feedback.

 

Obrigado

BrunoF_Vodafone