Criação
Resposta
Solução
em 05-12-2020 12:36 PM
Bom dia, tenho andado insatisfeito com o serviço ON 30gb desde o início, mas como simpático cliente fui deixando passar, para não me aborrecer e tentei dar a volta ao problema ao longo dos meses e com demasiada paciência, mas agora chegou ao limite do absurdo e não posso deixar mais passar.
O vodafone ON 30gb por 15euros é um serviço cuja cobertura é boa e a velocidade é boa, especialmente quando não há mais nenhuma opção (no meio do nada, no alentejo), o grande problema são os extras automáticos.
Quando aderi ao serviço disseram-me que podia configurar a minha ligação acedendo ao software to hotspot, e lá tem a opção do limite opcional de tráfego para não consumir extras e ainda para mais, tem um botão que supostamente desligaria o serviço assim que atingisse o limite estabelecido para que não consumisse extras automáticos. Configurei o dia da faturação para estar sempre a par do consumo e ok tudo bem. Fui verificando os consumos tanto no software do hotspot como no myvodafone e sempre dizia o consumo exato, nos primeiros meses ultrapassei uma vez ou outra o limite, e o extra automático saiu ocasionalmente, mas nessa altura não tinha reparado que a funcionalidade do desligar automaticamente estava ligada.
Uns extras depois, confirmei que assim que chegava aos 30gb limite com a opção do desligar automático, a internet era desligada mas era ativado o extra automático de 1gb por 4,99 euros, à mesma.
E eu como gentil cliente, não me quis chatear e tentei dar a volta, alterando na caixa "plano de dados mensal" dos 30gb para 28gb, para ter a certeza absoluta que não chegava ao limite de tráfego.
Tive a desagradável surpresa de descobrir que ao atingir os 28gb, a internet desligou-se consoante o botão "desligar automaticamente assim que atingir o limite", e ativou o extra automático de 1gb por 4,99.
Fiquei estupefacto.
Resignei-me à ideia que a vodafone não tinha um serviço melhor para me oferecer, apesar de ter todos estes problemas, e decidi controlar o consumo para não chegar ao limite.
Ultimamente tenho apenas utilizado o software do hotspot para estar a par do tráfego, como nunca tinha falhado, sentia-me relativamente seguro, a última vez que tinha consultado tinha sido dia 30 de novembro e ainda só aparecia por volta dos 15gb consumidos dos 30gb, hoje decidi consultar de novo, diz que consumi 17gb dos 30, mas reparei que havia mensagens na caixa de entrada, e acabei de descobrir que já tinham sido ativados 2 pacotes extra de 1gb/4,99euros cada, e não compreendo como é que um serviço até decente pode se tornar tão horrível.
Há uns dias falei com uma assistente sobre o problema anterior e ela disse que este tarifário não tinha maneira de regular ou controlar o consumo nem controlar a ativação automática dos extras, mas se isso é verdade, por que raio fui cobrado por um extra ao chegar aos 28gb (que fui eu que estipulei no hotspot), que na altura tinha controlado e confirmado tanto no hotspot como no myvodafone...
em 05-12-2020 01:10 PM
Olá @DiogoBelo,
Sempre que exceder os dados incluídos, são ativados automaticamente pacotes de 1 GB por €4,99 até ao máximo de dois.
Após o consumo do 2º Extra Automático – será apresentada a Landing Page permitindo ao cliente a opção de subscrever o extra adicional para dispor de mais 1GB de trafego.
O cliente poderá optar por aguardar pelo final do ciclo de faturação em que o trafego incluído no tarifário fica novamente disponível.
Não é possível cancelar esta ativação automaticamente, apenas ativar alertas. Estes são configurados no My Vodafone, correspondem a alertas de consumo que são definidos em MB, embora o Cliente escolha os alarmes sob a forma de uma percentagem (80% e 50%).
Pode ainda controlar pelo My Vodafone ou software do hotspot.
A taxação não ocorreu aos 28GB, mas sim aos 30GB. Ao existir uma ligação de dados a decorrer pode existir um delay no envio do SMS uma vez que, a Vodafone necessita de contabilizar o consumo feito pelo Cliente.
Obrigada,
Marta_Vodafone
em 05-12-2020 11:21 PM
O problema é que eu apenas tenho este hotspot para utilização leve, e raríssimo é o caso em que gasto 2GB num dia, muito menos em dias que estou a analisar o funcionamento para ver se não tenho de pagar extras a mais e tenho cuidado redobrado com o consumo, com consultas frequentes a ambos os métodos de verificação do consumo.
Não tem que ver com o "delay" do envio do sms, porque nesse mês de faturação, em que tinha posto logo no primeiro dia os 28gb em vez dos 30gb, eu recebi o aviso dos 80% aos 22gb no myvodafone, além do mais não verifiquei delay nenhum nos consumos anteriores, sempre mostrou o consumo exato, tanto no myvodafone como no software do hotspot, e testei com downloads de ficheiros de tamanhos conhecidos, e atingia o limite com o timing correcto em ambos.
O que a Marta está a sugerir é que tem um delay extremo frequente (o qual eu não experienciei), o que faria com que este serviço, à partida decente, tivesse, apesar dos problemas suprarreferidos, um problema de incapacidade de informar o cliente do seu consumo atual.
No meu caso, se estiver a fazer downloads num local com boa rede (2barras), a velocidade ronda os 8-10mb/s e isso traduz-se em aproximadamente 30minutos para fazer um download de 2gb, 30 minutos já seria um delay bastante grande, mas com a utilização leve, a testar o consumo do final do plafond, 1Gb/dia seria muito.
É lamentável o sistema de funcionamento, mas como demasiado gentil cliente que sou, decidi mudar para o GO total, pois a "manha" dos dias não acumularem em certas situações de carregamento, do GO total, parece-me mais fácil de evitar... isto é, até descobrir uma nova "manha" no GO total, da pior maneira.