cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
1

Criação

2

Resposta

3

Solução

Falhas frequentes de Internet / packet loss – ligação 1 Gbp

pRtN
Novo Utilizador
Novo Utilizador

Boa tarde,

Venho pedir ajuda relativamente a um problema de instabilidade recorrente na minha ligação Vodafone, que continua por resolver apesar de vários contactos com o suporte e de já terem ocorrido duas deslocações técnicas à minha residência.

Os pedidos de suporte associados ao problema são:
2-2QV4RWSF
2-2QQWOPPZ
2-2QTZFKE9

Quero começar por esclarecer que não tenho qualquer problema com a velocidade contratada.

Quando a ligação está operacional obtenho consistentemente cerca de 1 Gbps de download e 420 Mbps de upload.

O problema são falhas momentâneas da ligação, packet loss e aumentos muito elevados de latência, que acontecem várias vezes ao longo do dia. Durante essas ocorrências fico temporariamente sem Internet e também sem televisão.

Considero importante salientar que a box de televisão está ligada diretamente ao router Vodafone, e não ao meu UniFi Dream Router.

Ou seja, quando ocorre uma destas falhas, a Internet através do Dream Router falha e, simultaneamente, a box ligada diretamente ao router Vodafone também deixa de funcionar.

Intervenções já realizadas
Já possuía um UniFi Dream Router 7 antes das intervenções da Vodafone e utilizo-o também para monitorizar a ligação WAN.

Na primeira deslocação, o técnico da Vodafone substituiu o router Vodafone.

A substituição não resolveu o problema. A única melhoria que obtive com a troca foi o novo router possuir uma porta Ethernet 2.5 GbE, inexistente no equipamento anterior.

Passei inclusivamente a utilizar essa porta de 2.5 GbE para a ligação ao Dream Router, mas as falhas mantiveram-se.

Na segunda deslocação eu não estava pessoalmente em casa. Pelo que me foi transmitido, o técnico realizou essencialmente um Speedtest.

Quanto ao resultado do Speedtest, não tenho nada a apontar: quando a ligação está operacional obtenho praticamente sempre os valores contratados, aproximadamente 1 Gbps / 420 Mbps.

O problema não é a velocidade. É a estabilidade da ligação.

Um Speedtest realizado num período em que tudo está normal dificilmente permitirá identificar uma falha intermitente que ocorre várias vezes por dia.

Monitorização independente da ligação

Como já possuía o UniFi Dream Router, tenho vindo a monitorizar continuamente a WAN.

São testados:
Router Vodafone 192.168.1.1
1.º hop Vodafone 46.189.128.2
Cloudflare 1.1.1.1
Google 8.8.8.8
Quad9 9.9.9.9

Quando é detetada uma degradação relevante, é automaticamente executado um diagnóstico adicional com testes de packet loss, latência, estado e erros da interface Ethernet, DNS, HTTPS e traceroute.

O padrão registado repetidamente é bastante claro:

o router Vodafone continua muitas vezes acessível localmente com latência normal, enquanto o primeiro hop da rede Vodafone e vários destinos externos apresentam simultaneamente packet loss muito elevado, latências de centenas de milissegundos ou deixam completamente de responder.

Um exemplo real registado:

Router Vodafone (192.168.1.1)
Packet loss: 0%
Latência média: 0.960 ms

1.º hop Vodafone (46.189.128.2)
Packet loss: 60%
Latência média: 369 ms

Cloudflare (1.1.1.1)
Latência média: 406 ms

Google (8.8.8.8)
Latência média: 360 ms

Quad9 (9.9.9.9)
Latência média: 348 ms

Estes valores constam diretamente do diagnóstico realizado durante a ocorrência.

Nesse mesmo momento, a interface Ethernet entre o Dream Router e o router Vodafone encontrava-se UP/LOWER_UP, sem indicação de erros físicos:

RX errors: 0
RX dropped: 0
RX missed: 0

TX errors: 0
TX dropped: 0
Carrier errors: 0
Collisions: 0

Existem episódios ainda mais evidentes. Por exemplo:
22/09/2026 11:17:06

Router Vodafone 0.921 ms
1.º hop Vodafone FAIL
Cloudflare FAIL
Google FAIL
Quad9 FAIL

Estado: WAN_SUSPECT

Nesse instante, o router Vodafone continuava a responder localmente em menos de 1 ms, enquanto o primeiro hop Vodafone e três destinos externos independentes deixaram simultaneamente de responder.

E estas ocorrências não são isoladas. Existem múltiplos episódios ao longo do dia, por vezes agrupados durante vários minutos.

Um dado que considero particularmente relevante

Quero voltar a salientar um ponto porque poderá ajudar no diagnóstico:

a box Vodafone está ligada diretamente ao router Vodafone.

Não passa pelo UniFi Dream Router, nem depende da minha rede interna atrás do UniFi.

Quando ocorre uma das falhas de Internet que estou a reportar, a televisão também falha simultaneamente.

Portanto, embora a monitorização técnica apresentada seja feita através do Dream Router, o problema é também observado num equipamento Vodafone ligado diretamente ao próprio router Vodafone.

Penso que esta informação deve ser considerada na análise antes de se atribuir a ocorrência ao meu router ou à rede que tenho a jusante.

Logs completos

Para não colocar milhares de linhas de diagnóstico nesta publicação, disponibilizei os registos completos aqui:

https://lastbuild.dev/logs/vodafone.txt

O relatório contém os eventos detetados e os respetivos diagnósticos realizados imediatamente a seguir.

Não pretendo determinar através destes testes onde se encontra exatamente a avaria.

Pretendo apenas fornecer dados objetivos que permitam à Vodafone investigar o problema.

Depois de três pedidos de suporte, duas deslocações técnicas e substituição do router Vodafone, a situação continua a ocorrer diariamente.

Gostaria, por isso, que esta informação pudesse chegar a uma equipa técnica com acesso aos registos da rede Vodafone, para que os horários existentes no log possam ser cruzados com a infraestrutura do operador e seja verificado, nomeadamente, o estado da ligação óptica/ONT/PDO, sessão WAN, rede de acesso e eventuais perdas, erros ou congestionamento a montante.

Um Speedtest demonstra que tenho a velocidade contratada, e isso nunca esteve em causa. O problema que preciso que seja analisado são as sucessivas perdas de conectividade e packet loss ao longo do dia.

O facto de, nesses mesmos momentos, a box ligada diretamente ao router Vodafone também perder o serviço de televisão parece-me particularmente relevante para o diagnóstico.

Agradeço qualquer ajuda no encaminhamento desta situação para a equipa técnica adequada uma vez que por telefone, a primeira equipa de suporte não me parece ter os conhecimenos necessários para suporte deste nivel.

Obrigado,
João Campos

2 RESPOSTAS 2

Barb_Vodafone
Moderador
Moderador

Olá @pRtN

Compreendemos que as falhas no serviço de internet fixa possam estar a causar insatisfação e transtornos no teu dia a dia. Agradecemos também as análises e informações que partilhaste connosco.

Informamos que a situação reportada já está a ser acompanhada e analisada pela equipa responsável, para que as falhas identificadas possam ser resolvidas com a máxima brevidade possível.

Assim que a análise estiver concluída, serás contactado pela equipa de Suporte Técnico com todas as informações necessárias.

Agradecemos a tua compreensão e disponibilidade para aguardar.

Obrigada, 

Barb_Vodafone 

pRtN_1-1790182555753.png

Obrigado pela resposta. Aqui está um gráfico desta semana!

Cumprimentos,

João Campos