Criação
Resposta
Solução
há 5 horas - última edição há 3 horas por Jvitor_Vodafone
Boa Tarde,
Tenho recebido telefonemas de pessoas que dizem que estão a devolver tentativa de chamada que terei efetuado. Mas não liguei para essas pessoas. O último caso foi hoje com o numero *********. Podem verificar que tenho 2 chamadas não atendidas deste número hoje e depois devolvo a chamada, no qual fui informado que eu tinha ligado primeiro. Agradecia a vossa ajuda no sentido de perceber o que se passa e porque existem diversas pessoas a indicar que lhes ligo, quando não as conheço nem tenho o número delas.
Já escrevi um email a explicar este assunto há cerca de 2 meses para o apoio, sem qualquer resposta. Também já fiz uma queixa na PJ por suspeitar de possivel spoffing do meu número.
Fico a aguardar contacto.
Cumprimentos!
há 3 horas
Olá @915728708,
A Vodafone identificou casos de chamadas fraudulentas através da prática de spoofing, onde o remetente se faz passar por outra pessoa ou empresa legítima, utilizando um número aleatório.
Ao atender a chamada, a pessoa ouve uma gravação em inglês sobre segurança internacional. Se não atender e retornar a ligação mais tarde, será atendida pelo verdadeiro proprietário do número, que desconhece a chamada original.
Recomendamos que esteja atento ao receber chamadas de números desconhecidos e lembramos que não deve fornecer seus dados pessoais sem confirmar a origem da chamada.
Deixamos aqui algumas dicas de segurança e também a possibilidade de denunciar a fraude em questão. Além disso, recomendamos que efetue queixa-crime junto das autoridades competentes (GNR, PSP, DIAP).
Aproveitamos para informar que editamos a sua mensagem, de forma a proteger os dados pessoais.
Também sugerimos a alteração do seu nickname no Forum, para a sua privacidade e segurança.
Qualquer questão ou informação adicional, não hesite em contactar-nos.
Obrigado,
Jvitor_Vodafone