cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
1

Criação

2

Resposta

3

Solução

Possivel spoffing | Chamadas de numeros a indicar que lhes liguei, mas não liguei

915728708
Novo Utilizador
Novo Utilizador

Boa Tarde,

Tenho recebido telefonemas de pessoas que dizem que estão a devolver tentativa de chamada que terei efetuado. Mas não liguei para essas pessoas. O último caso foi hoje com o numero *********. Podem verificar que tenho 2 chamadas não atendidas deste número hoje e depois devolvo a chamada, no qual fui informado que eu tinha ligado primeiro. Agradecia a vossa ajuda no sentido de perceber o que se passa e porque existem diversas pessoas a indicar que lhes ligo, quando não as conheço nem tenho o número delas.

Já escrevi um email a explicar este assunto há cerca de 2 meses para o apoio, sem qualquer resposta. Também já fiz uma queixa na PJ por suspeitar de possivel spoffing do meu número.

Fico a aguardar contacto.

Cumprimentos!

1 RESPOSTA 1

Jvitor_Vodafone
Moderador
Moderador

Olá @915728708,

A Vodafone identificou casos de chamadas fraudulentas através da prática de spoofing, onde o remetente se faz passar por outra pessoa ou empresa legítima, utilizando um número aleatório.

Ao atender a chamada, a pessoa ouve uma gravação em inglês sobre segurança internacional. Se não atender e retornar a ligação mais tarde, será atendida pelo verdadeiro proprietário do número, que desconhece a chamada original.

Recomendamos que esteja atento ao receber chamadas de números desconhecidos e lembramos que não deve fornecer seus dados pessoais sem confirmar a origem da chamada.

Deixamos aqui algumas dicas de segurança e também a possibilidade de denunciar a fraude em questão. Além disso, recomendamos que efetue queixa-crime junto das autoridades competentes (GNR, PSP, DIAP).

Aproveitamos para informar que editamos a sua mensagem, de forma a proteger os dados pessoais.

Também sugerimos a alteração do seu nickname no Forum, para a sua privacidade e segurança.

Qualquer questão ou informação adicional, não hesite em contactar-nos.

Obrigado,

Jvitor_Vodafone