cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
1

Criação

2

Resposta

3

Solução

Atualização EMUI 9.1 Mate 20 Lite

jnovais
Contribuinte Junior
Contribuinte Junior

Exmos,

 

Sabendo recentemente por fontes fidedignas que a EMUI 9.1 já foi lançada para o Mate 20 Lite, pretendia saber por quanto mais tempo vão obrigar os assinantes da Vodafone a esperar por esta atualização?

134 RESPOSTAS 134

pedrorios
Ultra Contribuinte
Ultra Contribuinte
Olá a todos,m
É inacreditável que Vodafone, via moderação incompetente do fórum tenha colocado a farinha no mesmo saco, quando são duas coisas distintas, simplesmente lamentável.
Mais uma vez quero dizer, já disse antes e várias vezes, o EMUI 9.1 ainda não foi libertado para este equipamento, seja bloqueado ou desbloqueado. O EMUI 9.1 vai ser libertado a partir de 31 de Julho e será enviado via OTA de forma faseada tendo em conta os 3 últimos dígitos do IMEI (para equipamentos desbloqueados).
Isto já foi dito neste tópico atrás.
Também já ficou claro e é certo o que disse o @djprmf, apesar de ser incorrecto o que a Vodafone faz e chato, a lei não obriga a qualquer actualização de software por parte dos operadores, não havendo qualquer quebra de contrato, pois na venda não há qualquer contrato ou compromisso de actualização, nem a própria Huawei o faz.

O EMUI em questão aqui é o EMUI 9.0.1 que foi libertado a 30 de Junho (Equipamentos desbloqueados) e já teve até nova actualização de segurança, o patch de Junho (9.0.1.173).
A Huawei envia as actualizações à Vodafone, que aprova, seguindo se o envio da actualização via OTA por parte da Huawei. Eu achei que já era claro que a Vodafone não envia o que quer que seja para os equipamentos, apenas aprova ou não determinado update.
Claro que entre o enviar o update, a aprovação, a comunicação de aprovação e respectivo envio da actualização personalizada de novo para a Huawei, e esta por último enviar para os clientes pode ser um percurso longo, muito demorado.
No caso de não haver aprovação, o software morre ali.

Espero ter esclarecido mais uma vez esta situação.

Cumprimentos
ATENÇÃO
Não pertenço nem trabalho para a Vodafone.
Todos os meus comentários relacionados com a Vodafone são opinião própria ou de conhecimento geral normalmente adoptado por esta.

A Vodafone não tem qualquer responsabilidade por qualquer comentário efectuado por mim.

pedrorios
Ultra Contribuinte
Ultra Contribuinte
Olá a todos 😊,
Passei cá só para informar que o EMUI 9.1 foi libertado hoje (31 Julho) via OTA para o Huawei Mate 20 Lite (Desbloqueados).
Como habitualmente a Huawei faz, foi libertado de forma faseada tendo em conta os 3 últimos dígitos do IMEI.
Assim que eu o receber, passarei por cá para informar e para dar o feedback da actualização.

Cumprimentos a todos
Pedro Rios
ATENÇÃO
Não pertenço nem trabalho para a Vodafone.
Todos os meus comentários relacionados com a Vodafone são opinião própria ou de conhecimento geral normalmente adoptado por esta.

A Vodafone não tem qualquer responsabilidade por qualquer comentário efectuado por mim.

@pedrorios 

Obrigado pelo feedback.

A informação é interessante, mas infelizmente para quem aqui está (bloqueados à vodafone) de pouco adianta, pois ainda não está a ser fornecia sequer a 9.0.1.... 😞

JM60
Novo Utilizador
Novo Utilizador

Contactei a Huawei que enviou o calendário das actualizações para o Huawei Mate 20 lite. Não é referido no mail se é para  todos os telemóveis ou apenas para os desbloqueados.

De qualquer forma vou esperar com uma grande dose de paciência a hipotética actualização por parte da Vodafone, terminado o prazo, procederei em conformidade apresentando queixa.

Quanto às respostas de não obrigatoriedade por parte da Vodafone em fornecer actualizações dado que nada consta do contrato, lembro que existe uma relação de princípio entre as partes, em que existem deveres e direitos.

Assim e como nada consta do contrato, podemos sempre presumir que as actualizações são uma obrigação da operadora, mas isso é discussão jurídica que em caso de necessidade será devida esclarecida. Lembro ainda para os defensores da não obrigação por parte da operadora, que eu tenho que "gramar" com as app's dela e a Vodafone não me perguntou ou pediu autorização e isso também não está no contrato.

Cps a todos

 

JM60
Novo Utilizador
Novo Utilizador

Aqui fica o mapa das actualizações enviado pela Huawei.

Opera Instantâneo_2019-07-31_191135_mail.sapo.pt.png

pedrorios
Ultra Contribuinte
Ultra Contribuinte
Se se desse ao trabalho de ler para trás neste tópico, entenderia melhor.
Partilhei vários emails e ficou claro que a disponibilização por parte da Huawei é para desbloqueados, até porque não sendo, não depende deles.
Mais uma vez, dê se ao trabalho de uma pesquisa simples e ficará a saber muito mais.
Qua do a Huawei é contactada acerca de informações acerca das datas de actualização, os mesmos partem do princípio ser para desbloqueados, pois é conhecimento geral que os bloqueados não dependem deles.

Quanto ao que refere da obrigação das actualizações, siga em frente, logo perceberá que está no caminho errado e os seus argumentos não fazem qualquer sentido e estará num beco sem saída. Mas siga em frente.

Cumprimentos
ATENÇÃO
Não pertenço nem trabalho para a Vodafone.
Todos os meus comentários relacionados com a Vodafone são opinião própria ou de conhecimento geral normalmente adoptado por esta.

A Vodafone não tem qualquer responsabilidade por qualquer comentário efectuado por mim.

JM60
Novo Utilizador
Novo Utilizador

Pedro Rios agradeço as suas detalhadas informações, que ao que parece são muito acertadas, pelo menos o senhor está muito ciente disso, mas eu estou habituado a pensar pela minha cabeça e a decidir de acordo com aquilo que considero serem os meus interesses. Ao contrário de si, eu acho que os consumidores não têm apenas deveres perante as operadoras, aliás é por causa desse tipo de atitude que elas fazem o querem e os portugueses são na Europa quem mais paga e é pior servido nas comunicações móveis. Acha que os valores do roaming, por exemplo, baixaram, porque as operadoras quiseram? Não, foi por pressão dos consumidores. A sua visão das obrigações das operadoras e dos empresas produtoras de telemóveis é de desresponsabilização total.

Mas cada um pensa por si e decide como tal e portanto no meu caso esperarei pacientemente pela decisão da VDF actualizar ou não os telemóveis em causa.

Cps 

pedrorios
Ultra Contribuinte
Ultra Contribuinte
Não se trata de pensar pela sua cabeça ou não, mas sim pelo que consta nos contratos ou não. É pelo facto de ter ou não razão.
Mais uma vez, se olhasse atentamente neste tópico perceberia que nem sequer sou cliente da Vodafone, o meu equipamento é desbloqueado e foi adquirido à NOS, e que incentivo a que se RECLAME para que conste o desagrado e se tente mudar alguma coisa. Sou a última pessoa a quem pode mencionar ser passiva em relação a algo, pois já fui cliente desta empresa e se não o sou, foi por não engolir sapos.
Se venho aqui mesmo não sendo cliente é com o intuito de ajudar e informar quem tem estes equipamentos, uma vez que possuo algumas informações privilegiadas por ter um conhecido dentro do suporte da Huawei.
Faz muito bem pensar por si, o que não significa que terá qualquer efeito se reclamar, muito menos se misturar contratos de prestação de serviços com a compra de equipamentos, penso que quem lida com estes assuntos, tal como eu, já à algum tempo, sabe disso muito bem.

De resto, desejo lhe boa sorte então para a resolução da sua situação.

Cumprimentos
ATENÇÃO
Não pertenço nem trabalho para a Vodafone.
Todos os meus comentários relacionados com a Vodafone são opinião própria ou de conhecimento geral normalmente adoptado por esta.

A Vodafone não tem qualquer responsabilidade por qualquer comentário efectuado por mim.

Só para informar que já está disponível a 9.0.1

Confirmo. Já a estamos a receber. Finalmente xD