Menu Toggle

Bem-vindo ao Fórum Vodafone

Net Voz

A baixa velocidade e a falácia Vodafónica

Highlighted
Novo Utilizador

Screenshot 2020-10-11 at 17.16.18.pngScreenshot 2020-10-11 at 15.25.22.pngScreenshot 2020-10-14 at 13.18.12 cabo preto Vodafone 1,5m Preto.pngScreenshot 2020-10-14 at 12.54.35.pngScreenshot 2020-10-14 at 12.58.52 por cabo cliente 15 metros.pngScreenshot 2020-10-14 at 13.23.00cabo cinzento vodafone.png

 

Com pompa e circunstância um Sr. Van den Ding e um casal de excelentes actores da nossa praça apareciam na televisão a anunciar que a Vodafone garantia 500 MB de velocidade na Internet. A minha empresa, a quem a Vodafone garantiu por contrato 1GB já vai no segundo contrato com a Vodafone e só uma vez no primeiro contrato, há vários anos, é que por cabo e com uma maquineta amarela que só os “deuses” da instalação possuem, é que me disseram ter conseguido 900MB. No meu laptop o máximo sempre andou pelos 400 MB, e a conversa da Vodafone foi sempre a mesma: ah, mas nós só garantimos essa velocidade por cabo. Ora, a Apple deixou de fazer laptops com ethernet ports há anos. No último contrato, os técnicos que vieram ao escritório em nome da Vodafone, não puderam medir a velocidade porque nenhum deles tinha sequer um laptop, apenas o telemóvel. Quando perguntei porque é que no telemóvel não chegava sequer aos 700 (medição Vodafone) a resposta foi: “ah mas isso só por Ethernet”.

Farto disto, comprei o adaptador Ethernet para o meu MacBook Air e surpresa das surpresas, por cabo os resultados foram idênticos ao wi-fi, aliás ligeiramente piores do que os por Ethernet. Mais uns quantos telefonemas, e a desculpa da Vodafone agora é: “Ah mas isso é porque é um Mac”. Eu posso enviar uma equipa aí a casa, mas se o problema for esse, isso terá custos” Perguntei se a chamada era para “os apanhados”. Quando percebi que não retorqui que se era assim, deveriam ter-me avisado desse apartheid tecnológico e eu escolheria outro operador. A minha empresa trabalha constantemente com imagem e vídeo e não conheço ninguém que o faça com um PC. Eu aliás, NUNCA tive um PC. Numa visita recente à FNAC, não encontrei também nenhum PC com ficha ethernet, E assim, cá vou juntando print screens diários de medições com cabo fornecido pela Vodafone, directamente ligado ao router fornecido pela Vodafone e cuja velocidade é em média pouco mais de 300 MB. Eu pago por um Giga mais de cem euros por mês. Ding ding ding. Há algo de errado aqui. É FALSO QUE A VELOCIDADE GARANTIDA POR CABO PELA VODAFONE SEJA DE 1GB COMO CONSTA DO MEU CONTRATO! E a Vodafone marimba-se para os valores que assegura, e irá ter que se marimbar para o contrato que celebrou com a minha empresa.

P.S. O serviço de atendimento a empresas da Vodafone ficou de me telefonar para resolver o problema. Já lá vão dois dias...e nada!

Mostrar mais
3 RESPOSTAS 3
Highlighted
Moderador

Olá @Storyline,

 

Compreendemos e lamentamos a sua insatisfação, contudo, como foi referido a velocidade de internet é garantida por cabo de rede.

 

De qualquer forma, pedimos que reinicie os seus equipamentos e volte a testar.

 

Caso a dificuldade se mantenha e para que seja analisada pela área técnica e sejam feitos testes em linha será necessário contactar o apoio técnico. Poderá através do My Vodafone aceder à opção do Suporte Técnico, para que seja possível o contacto gratuito.

 

Será necessário aceder a My Vodafone » Meu ID de Acesso » Estado dos meus equipamentos » Resolução de Dificuldades » Escolher a opção mais indicada.

 

Após feitos os despistes e caso a dificuldade não esteja ultrapassada, irá surgir a opção de contactar gratuitamente a linha de Apoio Técnico, caso seja um número móvel Vodafone.

 

Não sendo possível o contacto pela App, será necessário contactar a linha de Apoio Técnico 16913.  

 

Informamos que as redes sociais não servem para efetuar reclamações, para esse efeito pode nos enviar através de email disponível no link.

 

Obrigada,
Sofia_Vodafone

Mostrar mais
Highlighted
Novo Utilizador
A resposta de Sofia_Vodafone revela que se trata de um bot ou alguém que tem manifestas dificuldades cognitivas. A "comprei o adaptador Ethernet para o meu MacBook Air e surpresa das surpresas, por cabo os resultados foram idênticos ao wi-fi" frase escrita por mim Sofia_Vodafone responde " contudo, como foi referido a velocidade de internet é garantida por cabo de rede". Mais um momento comédia Vodafone, à custa do cliente.
Mostrar mais
Highlighted
Novo Utilizador

A Vodafone ao fim de três dias lá enviou um técnico para "resolver o problema". O técnico, que chegou meia hora adiantado, estava munido de um computador HP, e fez uma medição através de um site da VODAFONE que supostamente mede correctamente a velocidade que chega por cabo ao COMPUTADOR DO SEU FUNCIONÁRIO, mas que não funciona em nenhum MAC, nenhum Iphone, nenhum telemóvel Sony, nem no próprio telemóvel do funcionário em questão. No fim do dia recebo um e-mail (daqueles a QUE NÃO SE PODE RESPONDER) da Vodafone a comunicar que a intervenção tinha sido feita seguindo o relatório em apenso. Este relatório supostamente inclui uma fotografia, que me foi sonegada. 

O que diz o relatório pelas palavras do seu autor (prova em anexo):

"feito testes de internet pela aplicacao da vodafone por java por cabo no notbook do tecnico, cliente nao aceitou, e informa que os outros sites tambem deveriam dar o mesmo, nao foi possivel fazer testes no notbook do cliente, era MACbook e nao conseguimos colocar a funcao do java, cliente informa que java ja tinha tbm no aparelho, informado a vodafone. foto em anexo. argumentado ao cliente que usamos aquele com java o mesmo nao aceita por ele".

O que verdadeiramente se passou:

O colaborador Vodafone ligou o seu computador HP à rede e mostrou ao cliente um resultado de 900 MB. O cliente utilizou o mesmo cabo para fazer o teste não num mas em DOIS computadores: Um IMac e um MacBook Air de final de 2019. O endereço que o técnico utilizou foi o http://speedtest-lx.vodafone.pt/ que não funciona nem nos dois Macs nem no Iphone do cliente, nos dois telemóveis SONY do Cliente nem no TELEMÓVEL DO COLABORADOR VODAFONE.  Nestes equipamentos só funciona outro endereço http://speedtest-lx.vodafone.pt/v5/, suponho que igualmente da VODAFONE, e que revelou leituras iguais ou abaixo dos 400 MB, incluindo no telemóvel do COLABORADOR VODAFONE.  Foram também efectuados nos dois computadores MAC três outros testes em medidores não Vodafone, e em todos eles os resultados foram tamScreenshot 2020-10-15 at 22.57.00.png

A Vodafone ao fim de três dias lá enviou um técnico para "resolver o problema". O técnico, que chegou meia hora adiantado, estava munido de um computador HP, e fez uma medição através de um site da VODAFONE que supostamente mede correctamente a velocidade que chega por cabo ao COMPUTADOR DO SEU FUNCIONÁRIO, mas que não funciona em nenhum MAC, nenhum Iphone, nenhum telemóvel Sony, nem no próprio telemóvel do funcionário em questão. No fim do dia recebo um e-mail (daqueles a QUE NÃO SE PODE RESPONDER) da Vodafone a comunicar que a intervenção tinha sido feita seguindo o relatório em apenso. Este relatório supostamente inclui uma fotografia, que me foi sonegada. 

O que diz o relatório pelas palavras do seu autor (prova em anexo):

"feito testes de internet pela aplicacao da vodafone por java por cabo no notbook do tecnico, cliente nao aceitou, e informa que os outros sites tambem deveriam dar o mesmo, nao foi possivel fazer testes no notbook do cliente, era MACbook e nao conseguimos colocar a funcao do java, cliente informa que java ja tinha tbm no aparelho, informado a vodafone. foto em anexo. argumentado ao cliente que usamos aquele com java o mesmo nao aceita por ele".

O que verdadeiramente se passou:

O colaborador Vodafone ligou o seu computador HP à rede e mostrou ao cliente um resultado de 900 MB. O cliente utilizou o mesmo cabo para fazer o teste não num mas em DOIS computadores: Um IMac e um MacBook Air de final de 2019. O endereço que o técnico utilizou foi o http://speedtest-lx.vodafone.pt/ que não funciona nem nos dois Macs nem no Iphone do cliente, nos dois telemóveis SONY do Cliente nem no TELEMÓVEL DO COLABORADOR VODAFONE.  Nestes equipamentos só funciona outro endereço http://speedtest-lx.vodafone.pt/v5/, suponho que igualmente da VODAFONE, e que revelou leituras iguais ou abaixo dos 400 MB, incluindo no telemóvel do COLABORADOR VODAFONE.  Foram também efectuados nos dois computadores MAC três outros testes em medidores não Vodafone, e em todos eles os resultados foram também abaixo dos 400MB, muito parecidos com os do segundo endereço Vodafone. Continuo a ter velocidades de 400MB pagando por um serviço que supostamente me garante 1GB por cabo. É Falso. Segue queixa para o Portal, depois ANACOM, e depois, logo se verá. A única verdade é que realmente disse ao colaborador que a Vodafone enviou a minha casa, que não aceitava um teste feito num site Vodafone, que não funciona em nenhum MAC nem telemóvel, apenas no computador desse mesmo colaborador. Os resultados são no mínimo inconclusivos e no máximo "trambicados". O teste de velocidade real deveria ser feito através de um medidor independente e que funcionasse com PC's Mac's Linuxes e todos os sistemas de telemóvel. Senão estamos perante a raposa a guardar o galinheiro.

Mostrar mais