Criação
Resposta
Solução
em 06-07-2021 05:11 PM
Boa tarde,
Hoje dia 6 de Julho por volta das 00h11m efectuei um carregamento do cartão Internet Móvel "Vodafone Go".
No entanto no My Vodafone aparece a indicação de que o carregamento foi efectuado no dia 5 de Julho.
Esta informação não está correcta e tem como consequência que eu fico com um dia a menos no prazo até ao próximo carregamento.
Gostaria de saber como é que esta situação pode ser corrigida.
Obrigado.
em 06-07-2021 06:30 PM
Olá @oriolus,
Temos registo que o carregamento deu entrada em sistema no dia 05/07 as 23h11m. Contudo, envie-nos o comprovativo de pagamento através de mensagem privada para que possamos analisar.
Obrigado,
Rodolf_Vodafone
em 06-07-2021 07:00 PM
Rodolf,
Obrigado pela resposta. Eu vou enviar por mp, de qualquer forma gostaria de esclarecer desde já o seguinte:
- o pagamento foi feito às 00h11 via MBWay
- tenho o comprovativo do banco em como o pagamento foi feito no dia 6
- a factura da Vodafone foi emitida às 00h13 de dia 6 de Julho com a indicação de que o pagamento foi feito no dia 5 de Julho às 23h11 ou seja há aqui uma hora de diferença entre a hora da factura e a hora indicada para o pagamento (ver imagem anexa).
Saliento que eu não costumo fazer carregamentos por MBWay. Faço sempre por homebanking e esta situação de discrepância nunca se verificou; acontece que a noite passada quando tentei fazer o pagamento pela via habitual, o banco dava uma mensagem de erro a dizer que não conseguia comunicar com a SIBS, então para não me esquecer decidi fazer pelo MBWay.
Há pouco fui ao My Vodafone e verifiquei que o sistema indicava que o carregamento tinha sido feito dia 5 de Julho. Estranhei esta situação que como referi nunca tinha acontecido.
Lembrei-me então que anteriormente eu só tinha feito carregamento do cartão Vodafone Go por MBWay numa única ocasião (e pelo mesmo motivo: indisponibilidade do homebanking). Foi no dia 10 de Janeiro às 10h53m. Fui então procurar a factura correspondente e verifiquei que nesse caso não existe uma hora de diferença: a hora da factura é exactamente a hora indicada para o pagamento. Acontece que em Janeiro estávamos na hora de Inverno (UTC) e agora estamos na hora de Verãop (UTC+1).
A minha explicação para esta situação é a seguinte:
- o sistema de pagamento do banco e o vosso sistema de emissão de facturas está na hora legal (UTC+1) que corresponde à nossa hora de Verão;
- o sistema de registo de pagamentos da Vodafone feitos via MBWay não está na hora legal, em vez disso mantém a hora UTC, que corresponde à nossa hora de Inverno;
- isto faz com que haja uma hora de diferença e tem como consequência que os pagamentos feitos entre as 00h00m e as 00h59m são registados como sendo no dia anterior.
Esta é a minha explicação para a situação. É muito fácil confirmar se estou certo: bastará fazerem um carregamento por MBWay e verificar se a discrepância de uma hora entre a data da factura e a data do carregamento se mantém.
Segue então tudo por mp também.