cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
1

Criação

2

Resposta

3

Solução

Nova VBOX 4K+ - Qualidade de imagem.

Fcatalao
Novo Utilizador
Novo Utilizador

Boa tarde. Foi-me hoje instalada a nova box 4k+ com pesquisa por voz.

 

Está ligada por cabo, atualizada e definida com a resolução 4K.

 

Em alguns canais noto uma margem esquerda azulada, como por exemplo na SIC, conforme se nesta imagem abaixo.20191116_154144.jpg

 

São raros os canais que fazem isto. Ao mudar a box para 1080p isto deixa de acontecer pelo que será um problema na resolução 4K da box (sendo a TV 4K e bem moderna).

 

Queria também deixar um feedback: O menu é fabuloso a navegar, mas francamente mau em qualidade de imagem. Tudo basso, parece desfocado quando visto num ecra grande, os icones e imagens de canais ou capas de filmes são um pouco pixelizados, mas acima de td é o parecer tudo desfocado principalmente o texto. Nada é nitido como no menu da box anterior. Podem melhorar isso? E isto numa TV de 50''. Imagino nas maiores o quanto deve ficar estranho estar a ver uma TV até nitida um menu que parece desfocado em que o texto não é nitido nem os icones.

 

Sobre a qualidade de imagem sinceramente não noto diferença ter o 4K ativo ou o FHD, isto é no 4K a pixelização da compressão de imagem em cenas mais escuras é grande ao ponto de não se notar a diferença tendo a box em FHD. A imagem no geral é boa, nos canais HD mas não vi grande melhoria por ter uma box 4K face a antiga 1080p

6 RESPOSTAS 6

Rute_Vodafone
Administrador
Administrador

Olá @Fcatalao,

 

Agradecemos as suas sugestões, as quais iremos encaminhar internamente.

 

No entanto, em caso de dificuldades denotadas, torna-se necessário o contacto para o Suporte Técnico de forma a que sejam efetuados os devidos testes em chamada.

Poderá através do My Vodafone aceder à opção do Suporte Técnico, para que seja possível o contacto gratuito.

Será necessário aceder a My Vodafone » Meu ID de Acesso » Estado dos meus equipamentos » Resolução de dificuldades » Escolher a opção mais indicada. Após feitos os despistes e caso a dificuldade não esteja ultrapassada, irá surgir a opção de contactar gratuitamente a linha de Apoio Técnico, caso seja um número móvel Vodafone.

Pode ainda verificar como aqui

Em alternativa, sugerimos o contacto para a linha de Apoio Técnico 16913.

Obrigada
Rute_Vodafone

luarpc
Ultra Contribuinte
Ultra Contribuinte

Olá @Fcatalao ,

 

Eu tenho uma tv maior que a tua, Samsung 4K de 55", a VBox+4K e essa barras azuis laterais não aparecem na minha tv, assim como o Menu da Box na minha tv é perfeitamente nítido, com boa qualidade de imagem, nada é desfocado, os ícones, o texto e as capas dos filmes não aparecem pixelizados, a imagem tem óptima resolução.

 

Ou é da tua box ou estás com algum problema no cabo HDMI que faz a ligação da box à tv ou alguma definição no menu da tua tv.

Qual o cabo HDMI que estás a usar? Eu não uso o cabo HDMI que vem com a box, estou a usar um cabo HDMI HDCP 2.2

 

Cumps.

Fcatalao
Novo Utilizador
Novo Utilizador

Estou a usar o cabo HDMI que a Vodafone fornece, tal comoi seria suposto.

Troquei de porta HDMI na televisão e tudo igual. Reparei que ao meter a box em 1080p fica tudo nitido nos menus, e esse problema da faixa azul a esquerda que acontecia por exemplo na SIC deixou de acontecer. Volto a meter em 4K e fica tudo mau apenas nos menus e a tal borda azul, pois em termos da imagem em sí dos canais, essa é nitida. Isto leva-me a crer pelo menos na minha box que o menu não está otimizado para 4K.

Nas definições da TV tenho tudo normal. A unica forma de nao ter a barra azul é realmente ligar o ajuste da imagem que aí tira uns 2cm em cada borda da imagem. De lembrar que antes estava na mesma TV, a box antiga e não havia qualquer problema nem de bordas azuis nem menus desfocados, tal como não acontece em mais nenhuma aplicação da TV

Parece-me que a solucao irónica para ter realmente a box a funcionar com nitidez e sem problemas de imagem é usar 1080p numa box 4K.

Já liguei para o apoio técnico. Dizem que pode ser normal a tal barra verde nos cantos em canais SD ou HD quando a Box está em 4K por causa do upscaling que a box tem de fazer para os mesmos.
Sobre o menu ficou reportado o problema. 
O que me aconselharam como solução é (ironicamente) usar a Box 4K em modo 1080p pois assim o menu ficará nitido e para 99% dos canais terei melhor qualidade do que usando a Box em 4K que tem de adaptar a imagem dos canais para essa resolução. Acaba por ser irónico tanta publicidade a uma Box 4K e depois aconselham o cliente a usar em FHD a mesma porque na verdade em 4K ela ainda está pouco 'afinada'.

luarpc
Ultra Contribuinte
Ultra Contribuinte

@Fcatalao,

 

Ok, mas não compreendo essa solução, ou seja, não vale a pena teres uma box 4K e usá-la em 1080p.

A minha box está na resolução 4K e não tenho esses problemas que tens.

 

 

Fcatalao
Novo Utilizador
Novo Utilizador

Fiz reset a box e agora o problema que tinha na sic e outros canais desapareceu, ou seja estando em 4K a box já não tenho esse problema reportado no 1º post deste artigo.
Sobre os menus eu penso que seja os efeitos aura nas letras e o cinza com transparência que dão a sensação de parecerem letras e imagens desfocadas. Não encontro opção de tornar o menu opaco sem transparência pois provavelmente resolvia. Esperemos que num próximo update melhorem a nitidez do UI inicial, pois reparei em loja que é a mesma coisa, ou seja não é da TV é mesmo o design do UI que dá uma ideia de desfocado ou diria com blur (porém por exemplo na descrição de um programa, esse texto em sí já é nitido).

Sobre o problema inicial parece que um reset resolveu por agora e portanto vou marcar esta resposta como a correta, pode ser que tenha sido algum bug no software que ao reiniciar a box completamente ficou ok.