em 16-05-2020 12:58 PM
Bom dia, acabei de ter tido instalado as novas boxes e reparei que o HDR está sempre ativo, já coloquei em 1080p e 720p e a TV continua sempre a receber o sinal HDR. Isto é mau porque o conteudo não é 4K muito menos HDR e a tela está sempre no modo HDR, a gastar mais energia e a reduzir o tempo útil de vida da mesma.
em 19-05-2020 03:10 AM
Desde que houve aquela atualização do firmware da box que bugou a box com o HDR, mudei a resolução da box para 1080p.
Tenho uma smart tv Samsung e se colocar a resolução da box em 4K ativa-me o HDR na tv e só consigo contornar a situação baixando o brilho, contraste, etc... A qualidade de imagem fica horrível, sem qualquer definição, mesmo baixando os valores e desativando o HDMI UHD COLOR a imagem é horrível.
Com a resolução da box em 1080p a qualidade da imagem é espetacular. O que é estranho e tem a ver com o firmware da box é que se eu ligar o HDMI UHD COLOR na tv e continuar com a resolução da box em 1080p ao carregar no comando da tv (i) aparece-me na informação de entrada HDMI da tv 1920x1080HDR, ou seja a saída da box em 1080p continua a enviar sinal HDR em 1080p ????? para a tv, o que não é nada normal!!!! Se eu desligar o HDMI UHD COLOR na informação da tv fica 1920x1080.
Se colocar a box em 4k ativa-me o HDR na tv, como não temos conteúdos em HDR a imagem fica simplesmente horrível e lá tenho que passar a box para 1080p, porque mesmo desligando o HDMI UHD COLOR na tv a imagem continua horrível se a box estiver em resolução 4k. Nada disto acontecia antes da dita atualização de há quase um ano.
Se visualizar a Netflix com conteúdos em HDR através da app da tv a imagem é espetacular. Se visualizar a Netflix com conteúdos em HDR através da minha box Nvidia Shield tv a imagem é espetacular.
Se utilizar a app da Netflix na box da Vodafone a imagem é para esquecer, horrível e sem definição nenhuma, seja em 1080p ou em 4k.
Resumindo, quase há um ano que estamos à espera de uma atualização que resolva o problema do HDR de uma vez por todas, com tantos engenheiros e ninguém é competente para resolver esta situação.
em 19-05-2020 08:30 AM
Olá @luarpc,
Graças a todo o feedback que os nossos clientes nos fizeram chegar, estamos a trabalhar numa resolução e que deverá ficar disponível nos próximos meses.
Lamentamos o incómodo causado e agradecemos pela compreensão.
Obrigado,
Prag_Vodafone
em 20-05-2020 02:38 AM
Vamos lá então ajudar os senhores Engenheiros da Vodafone.
Tenho uma Smart tv Samsung em que todas as entradas HDMI permitem HDR, têm o HDMI UHD COLOR ligado.
Esta foto é da App Netflix na minha Nvidia Shield TV, Marco Polo com conteúdo HDR - Na informação da tv acende o HDR, UHD, 4K (3840x2160/60p=59,94 frames por segundo) e HDMI UHD COLOR por causa do conteúdo ser em HDR. Todas as informações estão corretas. O firmware da Nvidia Shield tv está ok e a enviar sinal correto para a tv.
Esta foto é da App Netflix na minha Nvidia Shield TV, White Lines não conteúdo HDR somente UHD.
Na informação da tv acende UHD, 3840x2160/60p. O HDR e HDMI UHD COLOR não acendem porque o conteúdo não é HDR. O firmware da Nvidia Shield tv está ok e a enviar sinal correto para a tv.
Esta foto é da Vbox 4k pro com a resolução da box em 1080p, canal SIC HD que não emite conteúdos em HDR.
Na informação da tv acende HDR, HD, 1920x1080/50p HDMI UHD COLOR. Aqui a única informação certa é HD e 1920x1080/50p. Como podem constatar a box está a enviar para a tv sinal HDR no formato 1080p?????? Problema de firmware da box. A informação aparece na tv mas não ativa o HDR automaticamente.
Esta foto é da Vbox 4k pro com a resolução da box em 4k, canal SIC HD que não emite conteúdos em 4k nem HDR. Aqui nada está correto. A box está a enviar sinal errado para a tv e a tv ativa automaticamente o HDR sem ser conteúdo HDR e a imagem fica horrível. Solução, ou desativo o HDMI UHD COLOR na tv e a imagem continua horrível mas não tão horrível, pois o conteúdo não é 4k e como a box está na resolução de 4k o sinal que é enviado para a tv não está correto e a tv faz upscaling de conteúdo HD para UHD. O layout do menu da box não tem qualquer definição, as letras aparecel borradas, imagem pálida, etc... A box mesmo estando na resolução 4k, neste canal da SIC HD devia estar a enviar sinal em 1080p, isto só deveria acontecer quando eu mudasse para os canais Fun Box UHD e Insight TV UHD, aí sim deveria enviar sinal 4k para a tv.
A solução que já já uso há muito tempo desde que a box tem este BUG com o HDR é colocar a box na resolução de 1080p e apesar da informação que aparece na tv do sinal enviado pela box, o HDR não é ativado e a imagem é excelente em qualquer canal.
Resumindo, temos uma box 4k de que não estamos a usufruir na totalidade, este BUG do HDR já irrita e a solução não parece estar para breve! A bendita funcionalidade da box dos "canais favoritos" também prometida há muito tempo, também está difícil. Enfim... é esperar sentado.
em 20-05-2020 08:05 AM
Olá @luarpc,
Agradecemos o feedback, estamos a trabalhar numa resolução, a qual deverá ficar disponível nos próximos meses. No entanto, não será possível prever uma data concreta.
Qualquer questão relacionada com o serviço fixo, deverá ser comunicada ou esclarecida com o departamento de Suporte Técnico - 16913.
Pode contactar o suporte técnico gratuitamente através da app My Vodafone, caso tenho um número móvel Vodafone. Basta selecionar os menus: “A minha Tv Net Voz” (disponível em Ver os meus serviços) > “Estado dos meus equipamentos” > “Resolução de Dificuldades” e escolher a opção mais indicada. Caso a dificuldade não fique ultrapassada, surge a opção do contacto gratuito.
Obrigada,
Rute_Vodafone
20-05-2020 08:15 AM - editado 20-05-2020 10:08 AM
Pelo que consegui saber por vias mais ou menos travessas, disseram-me :
Não tenho certeza de quando será lançado no mercado, mas deve ser o próximo lançamento. A Vodafone está a esforçar-se bastante, então digamos que deve demorar entre 1 ou 2 meses para ser honesto. A Vodafone vai incluí-la numa grande atualização mas, infelizmente, o Covid19 não tem ajudado.
Parece-me que está a ser preparada uma grande atualização que incluirá a correcção deste bug.
em 21-05-2020 01:16 PM
em 25-12-2020 12:07 PM
Eu também tenho esse problema numa tv Sony android, e não consigo desactivar o HDR na TV, a vodafone so diz que esta a analisar o problema e nada, tenho vários dispositivos desde a APPLE TV a uma box android e em todos consigo desactivar o HDR só mesmo na VBOX é que não consigo, mesmo mudando a resolução para 1080, já me estou a passar com isto. e ainda acham que eu é que arranjo problemas, sem falar que instalei a APK na tv e só da para ver programas online não tenho acesso as gravações anteriores nem andar par atras , nada. Que desilusão que a Vodafone me saiu
26-12-2020 02:15 AM - editado 26-12-2020 02:22 AM
@morgapa ,
Welcome to the past!!!
Há mais de um ano, todos os que sofrem com o BUG da Vbox forçar o HDR para a tv e somos bastantes clientes insatisfeitos com esta incompetência por parte dos engenheiros técnicos ou os desenvovedores/programadores do software da box em não resolverem este BUG. É o meu caso também, mesmo colocando a box em 1080p é enviado sinal HDR para a tv.
Há tempos houve uma atualização de software da box da versão 5.1 para a 6.1 que segundo alguns users do forúm ZWAME relataram que o BUG do HDR tinha ficado resolvido. Eu nunca recebi essa atualização na minha box, mas ao que parece essa atualização resolveu o BUG do HDR mas criou outros bugs. Houve quem visse a atualização ser revertida da 6.1 para a 5.1 e também há quem tenha ficado na versão 6.1.
A minha vBox continua na 5.1 e com o BUG do HDR, tenho a box em 1080p porque em 4K a imagem na tv é horrivel assim como o próprio menu da box.
Também desde que saiu esta nova box que a Vodafone diz ser do futuro mas que na realidade é do passado, que estamos à espera de duas funcionalidades básicas que as boxes da Vodafone do passado tinham e todas as boxes dos outros operadores têm mas que a box do futuro da Vodafone ainda não tem, que é podermos ocultar os canais não subscritos e a tão famosa lista de canais favoritos. Tenho a Vbox 4K Plus desde que foi lançada no mercado, quase há 2 anos (agora chama-se Vbox 4K Pro) e continuo à espera sentado destas funcionalidades básicas! Bem arrependido estou em ter trocado a minha antiga box do passado Arris 4K que tinha todas essas funcionalidades!
Não se compreende por que razão demoram a resolver o BUG do HDR que a box do futuro não tinha e que depois de sofrer uma atualização ficou no passado e há ano e meio que não conseguem ou não têm vontade de resolver e também não se compreende qual a dificuldade de adicionar a lista de canais favoritos ao software!!!
Não seremos suficientes consumidores a reclamar? Será que a maioria dos clientes da Vodafone com Vbox não têm tv's 4K e alguns dos que tenham não se apercebem da má qualidade de imagem que é enviada para a tv, sinal HDR quando não há um sequer canal que transmita em HDR, há 2 canais 4K na box que deixam muito a desejar em termos de qualidade de imagem!
Enfim...
Talvez tenhamos que esperar mais uns meses ou quem sabe mais um ano para que a Vodafone regresse ao futuro em termos de software e box's.