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VBOX 4K HDR SEMPRE ATIVO

Samekas
Novo Utilizador
Novo Utilizador

Bom dia, acabei de ter tido instalado as novas boxes e reparei que o HDR está sempre ativo, já coloquei em 1080p e 720p e a TV continua sempre a receber o sinal HDR. Isto é mau porque o conteudo não é 4K muito menos HDR e a tela está sempre no modo HDR, a gastar mais energia e a reduzir o tempo útil de vida da mesma. 

17 RESPOSTAS 17

luarpc
Ultra Contribuinte
Ultra Contribuinte

Desde que houve aquela atualização do firmware da box que bugou a box com o HDR, mudei a resolução da box para 1080p.

Tenho uma smart tv Samsung e se colocar a resolução da box em 4K ativa-me o HDR na tv e só consigo contornar a situação baixando o brilho, contraste, etc... A qualidade de imagem fica horrível, sem qualquer definição, mesmo baixando os valores e desativando o HDMI UHD COLOR a imagem é horrível. 

 

Com a resolução da box em 1080p a qualidade da imagem é espetacular. O que é estranho e tem a ver com o firmware da box é que se eu ligar o HDMI UHD COLOR na tv e continuar com a resolução da box em 1080p ao carregar no comando da tv (i) aparece-me na informação de entrada HDMI da tv 1920x1080HDR, ou seja a saída da box em 1080p continua a enviar sinal HDR em 1080p ????? para a tv, o que não é nada normal!!!! Se eu desligar o HDMI UHD COLOR na informação da tv fica 1920x1080. 

Se colocar a box em 4k ativa-me o HDR na tv, como não temos conteúdos em HDR a imagem fica simplesmente horrível e lá tenho que passar a box para 1080p, porque mesmo desligando o HDMI UHD COLOR na tv a imagem continua horrível se a box estiver em resolução 4k. Nada disto acontecia antes da dita atualização de há quase um ano. 

Se visualizar a Netflix com conteúdos em HDR através da app da tv a imagem é espetacular. Se visualizar a Netflix  com conteúdos em HDR através da minha box Nvidia Shield tv a imagem é espetacular.

 

Se utilizar a app da Netflix na box da Vodafone a imagem é para esquecer, horrível e sem definição nenhuma, seja em 1080p ou em 4k.

 

Resumindo, quase há um ano que estamos à espera de uma atualização que resolva o problema do HDR de uma vez por todas, com tantos engenheiros e ninguém é competente para resolver esta situação. 

 

 

Olá @luarpc,

 

Graças a todo o feedback que os nossos clientes nos fizeram chegar, estamos a trabalhar numa resolução e que deverá ficar disponível nos próximos meses. 

 

Lamentamos o incómodo causado e agradecemos pela compreensão.

 

Obrigado,
Prag_Vodafone

luarpc
Ultra Contribuinte
Ultra Contribuinte

Vamos lá então ajudar os senhores Engenheiros da Vodafone.

 

Tenho uma Smart tv Samsung em que todas as entradas HDMI permitem HDR, têm o HDMI UHD COLOR ligado.

 

Esta foto é da App Netflix na minha Nvidia Shield TV, Marco Polo com conteúdo HDR - Na informação da tv acende o HDR, UHD, 4K (3840x2160/60p=59,94 frames por segundo) e HDMI UHD COLOR por causa do conteúdo ser em HDR. Todas as informações estão corretas. O firmware da Nvidia Shield tv está ok e a enviar sinal correto para a tv.

Netflix_Marco Polo_Nvidia_HDR-min.jpg

 

Esta foto é da App Netflix na minha Nvidia Shield TV, White Lines não conteúdo HDR somente UHD.

Na informação da tv acende UHD, 3840x2160/60p.  O HDR e HDMI UHD COLOR não acendem porque o conteúdo não é HDR. O firmware da Nvidia Shield tv está ok e a enviar sinal correto para a tv.

 

Netflix_White Lines_Nvidia-sem HDR-min.jpg

 

Esta foto é da Vbox 4k pro com a resolução da box em 1080p, canal SIC HD que não emite conteúdos em HDR.

Na informação da tv acende HDR, HD, 1920x1080/50p HDMI UHD COLOR. Aqui a única informação certa é HD e 1920x1080/50p. Como podem constatar a box está a enviar para a tv sinal HDR no formato 1080p?????? Problema de firmware da box. A informação aparece na tv mas não ativa o HDR automaticamente.

SIC HD__Vbox_1080p_ sem HDR-min.jpg

 

Esta foto é da Vbox 4k pro com a resolução da box em 4k, canal SIC HD que não emite conteúdos em 4k nem HDR. Aqui nada está correto. A box está a enviar sinal errado para a tv e a tv ativa automaticamente o HDR sem ser conteúdo HDR e a imagem fica horrível. Solução, ou desativo o HDMI UHD COLOR na tv e a imagem continua horrível mas não tão horrível, pois o conteúdo não é 4k e como a box está na resolução de 4k o sinal que é enviado para a tv não está correto e a tv faz upscaling de conteúdo HD para UHD.  O layout do menu da box não tem qualquer definição, as letras aparecel borradas, imagem pálida, etc... A box mesmo estando na resolução 4k, neste canal da SIC HD devia estar a enviar sinal em 1080p, isto só deveria acontecer quando eu mudasse para os canais Fun Box UHD e Insight TV UHD, aí sim deveria enviar sinal 4k para a tv.

A solução que já já uso há muito tempo desde que a box tem este BUG com o HDR é colocar a box na resolução de 1080p e apesar da informação que aparece na tv do sinal enviado pela box, o HDR não é ativado e a imagem é excelente em qualquer canal.

 

Resumindo, temos uma box 4k de que não estamos a usufruir na totalidade, este BUG do HDR já irrita e a solução não parece estar para breve!  A bendita funcionalidade da box dos "canais favoritos" também prometida há muito tempo, também está difícil. Enfim... é esperar sentado. 

SIC HD__Vbox_4K_sem HDR-min.jpg

Olá @luarpc,

 

Agradecemos o feedback, estamos a trabalhar numa resolução, a qual deverá ficar disponível nos próximos meses. No entanto, não será possível prever uma data concreta.

 

Qualquer questão relacionada com o serviço fixo, deverá ser comunicada ou esclarecida com o departamento de Suporte Técnico - 16913.

 

Pode contactar o suporte técnico gratuitamente através da app My Vodafone, caso tenho um número móvel Vodafone. Basta selecionar os menus: “A minha Tv Net Voz” (disponível em Ver os meus serviços) > “Estado dos meus equipamentos” > “Resolução de Dificuldades” e escolher a opção mais indicada. Caso a dificuldade não fique ultrapassada, surge a opção do contacto gratuito.

 

Obrigada,

Rute_Vodafone

Pelo que consegui saber por vias mais ou menos travessas, disseram-me :

Não tenho certeza de quando será lançado no mercado, mas deve ser o próximo lançamento. A Vodafone está a esforçar-se bastante, então digamos que deve demorar entre 1 ou 2 meses para ser honesto. A Vodafone vai incluí-la numa grande atualização mas, infelizmente, o Covid19 não tem ajudado.

Parece-me que está a ser preparada uma grande atualização que incluirá a correcção deste bug.

Algumas vezes o alfabeto começa pelo Z...

luarpc
Ultra Contribuinte
Ultra Contribuinte
Olá @Blue_Zee,
Tens mais informação para nos dar que os moderadores deste fórum que estão ao serviço da Vodafone e não sabem fazer outra coisa senão darem respostas formatadas.
Iremos esperar pela GRANDE atualização como dizes.
Obrigado. Abraço.

morgapa
Novo Utilizador
Novo Utilizador

Eu também tenho esse problema numa tv Sony android, e não consigo desactivar o HDR na TV, a vodafone so diz que esta a analisar o problema e nada, tenho vários dispositivos desde a APPLE TV a uma box android e em todos consigo desactivar o HDR só mesmo na VBOX é que não consigo, mesmo mudando a resolução para 1080, já me estou a passar com isto. e ainda acham que eu é que arranjo problemas, sem falar que instalei a APK na tv e só da para ver programas online não tenho acesso as gravações anteriores nem andar par atras , nada. Que desilusão que a Vodafone me saiu 

luarpc
Ultra Contribuinte
Ultra Contribuinte

@morgapa ,

 

Welcome to the past!!!

 

Há mais de um ano, todos os que sofrem com o BUG da Vbox forçar o HDR para a tv e somos bastantes clientes insatisfeitos com esta incompetência por parte dos engenheiros técnicos ou os desenvovedores/programadores do software da box em não resolverem este BUG. É o meu caso também, mesmo colocando a box em 1080p é enviado sinal HDR para a tv. 

 

Há tempos houve uma atualização de software da box da versão 5.1 para a 6.1 que segundo alguns users do forúm ZWAME relataram que o BUG do HDR tinha ficado resolvido. Eu nunca recebi essa atualização na minha box, mas ao que parece essa atualização resolveu o BUG do HDR mas criou outros bugs. Houve quem visse a atualização ser revertida da 6.1 para a 5.1 e também há quem tenha ficado na versão 6.1.

 

A minha vBox continua na 5.1 e com o BUG do HDR, tenho a box em 1080p porque em 4K a imagem na tv é horrivel assim como o próprio menu da box. 

 

Também desde que saiu esta nova box que a Vodafone diz ser do futuro mas que na realidade é do passado, que estamos à espera de duas funcionalidades básicas que as boxes da Vodafone do passado tinham e todas as boxes dos outros operadores têm mas que a box do futuro da Vodafone ainda não tem, que é podermos ocultar os canais não subscritos e a tão famosa lista de canais favoritos. Tenho a Vbox 4K Plus desde que foi lançada no mercado, quase há 2 anos (agora chama-se Vbox 4K Pro) e continuo à espera sentado destas funcionalidades básicas!  Bem arrependido estou em ter trocado a minha antiga box do passado Arris 4K que tinha todas essas funcionalidades!

 

Não se compreende por que razão demoram a resolver o BUG do HDR que a box do futuro não tinha e que depois de sofrer uma atualização ficou no passado e há ano e meio que não conseguem ou não têm vontade de resolver e também não se compreende qual a dificuldade de adicionar a lista de canais favoritos ao software!!!

 

Não seremos suficientes consumidores a reclamar? Será que a maioria dos clientes da Vodafone com Vbox não têm tv's 4K e alguns dos que tenham não se apercebem da má qualidade de imagem que é enviada para a tv, sinal HDR quando não há um sequer canal que transmita em HDR, há 2 canais 4K na box que deixam muito a desejar em termos de qualidade de imagem!

 

Enfim...  

 

Talvez tenhamos que esperar mais uns meses ou quem sabe mais um ano para que a Vodafone regresse ao futuro em termos de software e box's.