Menu Toggle

Bem-vindo ao Fórum Vodafone

Tv / Equipamentos

VBOX 4K HDR SEMPRE ATIVO

Highlighted
Ultra Contribuinte

Desde que houve aquela atualização do firmware da box que bugou a box com o HDR, mudei a resolução da box para 1080p.

Tenho uma smart tv Samsung e se colocar a resolução da box em 4K ativa-me o HDR na tv e só consigo contornar a situação baixando o brilho, contraste, etc... A qualidade de imagem fica horrível, sem qualquer definição, mesmo baixando os valores e desativando o HDMI UHD COLOR a imagem é horrível. 

Com a resolução da box em 1080p a qualidade da imagem é espetacular. O que é estranho e tem a ver com o firmware da box é que se eu ligar o HDMI UHD COLOR na tv e continuar com a resolução da box em 1080p ao carregar no comando da tv (i) aparece-me na informação de entrada HDMI da tv 1920x1080HDR, ou seja a saída da box em 1080p continua a enviar sinal HDR em 1080p ????? para a tv, o que não é nada normal!!!! Se eu desligar o HDMI UHD COLOR na informação da tv fica 1920x1080. 

Se colocar a box em 4k ativa-me o HDR na tv, como não temos conteúdos em HDR a imagem fica simplesmente horrível e lá tenho que passar a box para 1080p, porque mesmo desligando o HDMI UHD COLOR na tv a imagem continua horrível se a box estiver em resolução 4k. Nada disto acontecia antes da dita atualização de há quase um ano. 

Se visualizar a Netflix com conteúdos em HDR através da app da tv a imagem é espetacular. Se visualizar a Netflix  com conteúdos em HDR através da minha box Nvidia Shield tv a imagem é espetacular.

Se utilizar a app da Netflix na box da Vodafone a imagem é para esquecer, horrível e sem definição nenhuma, seja em 1080p ou em 4k.

Resumindo, quase há um ano que estamos à espera de uma atualização que resolva o problema do HDR de uma vez por todas, com tantos engenheiros e ninguém é competente para resolver esta situação. 

Mostrar mais
Highlighted
Moderador

Olá @luarpc,

Graças a todo o feedback que os nossos clientes nos fizeram chegar, estamos a trabalhar numa resolução e que deverá ficar disponível nos próximos meses. 

Lamentamos o incómodo causado e agradecemos pela compreensão.

Obrigado,
Prag_Vodafone

Mostrar mais
Highlighted
Ultra Contribuinte

Vamos lá então ajudar os senhores Engenheiros da Vodafone.

Tenho uma Smart tv Samsung em que todas as entradas HDMI permitem HDR, têm o HDMI UHD COLOR ligado.

Esta foto é da App Netflix na minha Nvidia Shield TV, Marco Polo com conteúdo HDR - Na informação da tv acende o HDR, UHD, 4K (3840x2160/60p=59,94 frames por segundo) e HDMI UHD COLOR por causa do conteúdo ser em HDR. Todas as informações estão corretas. O firmware da Nvidia Shield tv está ok e a enviar sinal correto para a tv.

Netflix_Marco Polo_Nvidia_HDR-min.jpg

Esta foto é da App Netflix na minha Nvidia Shield TV, White Lines não conteúdo HDR somente UHD.

Na informação da tv acende UHD, 3840x2160/60p.  O HDR e HDMI UHD COLOR não acendem porque o conteúdo não é HDR. O firmware da Nvidia Shield tv está ok e a enviar sinal correto para a tv.

Netflix_White Lines_Nvidia-sem HDR-min.jpg

Esta foto é da Vbox 4k pro com a resolução da box em 1080p, canal SIC HD que não emite conteúdos em HDR.

Na informação da tv acende HDR, HD, 1920x1080/50p HDMI UHD COLOR. Aqui a única informação certa é HD e 1920x1080/50p. Como podem constatar a box está a enviar para a tv sinal HDR no formato 1080p?????? Problema de firmware da box. A informação aparece na tv mas não ativa o HDR automaticamente.

SIC HD__Vbox_1080p_ sem HDR-min.jpg

Esta foto é da Vbox 4k pro com a resolução da box em 4k, canal SIC HD que não emite conteúdos em 4k nem HDR. Aqui nada está correto. A box está a enviar sinal errado para a tv e a tv ativa automaticamente o HDR sem ser conteúdo HDR e a imagem fica horrível. Solução, ou desativo o HDMI UHD COLOR na tv e a imagem continua horrível mas não tão horrível, pois o conteúdo não é 4k e como a box está na resolução de 4k o sinal que é enviado para a tv não está correto e a tv faz upscaling de conteúdo HD para UHD.  O layout do menu da box não tem qualquer definição, as letras aparecel borradas, imagem pálida, etc... A box mesmo estando na resolução 4k, neste canal da SIC HD devia estar a enviar sinal em 1080p, isto só deveria acontecer quando eu mudasse para os canais Fun Box UHD e Insight TV UHD, aí sim deveria enviar sinal 4k para a tv.

A solução que já já uso há muito tempo desde que a box tem este BUG com o HDR é colocar a box na resolução de 1080p e apesar da informação que aparece na tv do sinal enviado pela box, o HDR não é ativado e a imagem é excelente em qualquer canal.

Resumindo, temos uma box 4k de que não estamos a usufruir na totalidade, este BUG do HDR já irrita e a solução não parece estar para breve!  A bendita funcionalidade da box dos "canais favoritos" também prometida há muito tempo, também está difícil. Enfim... é esperar sentado. 

SIC HD__Vbox_4K_sem HDR-min.jpg

Mostrar mais
Highlighted
Moderador

Olá @luarpc,

Agradecemos o feedback, estamos a trabalhar numa resolução, a qual deverá ficar disponível nos próximos meses. No entanto, não será possível prever uma data concreta.

Qualquer questão relacionada com o serviço fixo, deverá ser comunicada ou esclarecida com o departamento de Suporte Técnico - 16913.

Pode contactar o suporte técnico gratuitamente através da app My Vodafone, caso tenho um número móvel Vodafone. Basta selecionar os menus: “A minha Tv Net Voz” (disponível em Ver os meus serviços) > “Estado dos meus equipamentos” > “Resolução de Dificuldades” e escolher a opção mais indicada. Caso a dificuldade não fique ultrapassada, surge a opção do contacto gratuito.

Obrigada,

Rute_Vodafone

Mostrar mais
Highlighted
Sábio Junior

Pelo que consegui saber por vias mais ou menos travessas, disseram-me :

Não tenho certeza de quando será lançado no mercado, mas deve ser o próximo lançamento. A Vodafone está a esforçar-se bastante, então digamos que deve demorar entre 1 ou 2 meses para ser honesto. A Vodafone vai incluí-la numa grande atualização mas, infelizmente, o Covid19 não tem ajudado.

Parece-me que está a ser preparada uma grande atualização que incluirá a correcção deste bug.

Algumas vezes o alfabeto começa pelo Z...
Mostrar mais
Highlighted
Ultra Contribuinte
Olá @Blue_Zee,
Tens mais informação para nos dar que os moderadores deste fórum que estão ao serviço da Vodafone e não sabem fazer outra coisa senão darem respostas formatadas.
Iremos esperar pela GRANDE atualização como dizes.
Obrigado. Abraço.
Mostrar mais