Criação
Resposta
Solução
há uma semana
Boa tarde ,
Desde a uns dias que os teste de velocidade que faço estão bem abaixo do que o contratado 1GB .Os teste feito no edge ,mozila e chrome com o net mede da Anacom e o speedtest Okla dão valores de Download a rondar os 600 quando até agora rondava os 950 .O único que da valores aproximados é o speedtest da Vodafone .Já liguei para o apoio técnico e segundo eles os valores validos são os efetuados no speedtest da Vodafone ..Não estou de acordo uma vez que os valores que tinha a uns dias atrás eram muito diferentes .Não posso estar a pagar um serviço que não tenho .
há uma semana
Deixo aqui a resposta da Anacom sobre a minha pergunta se havia algum problema com o speedtest deles . O que posso deduzir é que de facto a velocidade de download que obtenho está extremamente baixo para a velocidade contratada,
Exmo. Senhor,
Obrigada por nos contactar.
Recebemos, no dia 10/11/2024, a comunicação que nos enviou através do Portal do Consumidor da ANACOM (www.anacom-consumidor.pt).
Em resposta à questão que coloca, esclarecemos que não existem soluções técnicas que reproduzam a 100% a utilização que é feita da Internet e há variáveis que condicionam o desempenho real e a experiência de utilização.
Não obstante, o NET.mede foi concebido e implementado seguindo os melhores critérios de aproximação à realidade do utilizador, minimizando possíveis constrangimentos e colocando em igualdade de circunstâncias os serviços prestados pelos diferentes operadores nacionais.
Os servidores do NET.mede e da app NET.mede estão alojados num ponto de rede comum à generalidade dos operadores e exclusivamente dedicado para efeitos de teste, evitando-se assim que a largura de banda tenha de ser repartida com outros acessos. Os servidores de teste encontram-se ligados diretamente ao GigaPix da FCT | FCCN - Unidade de Computação Científica da Fundação para a Ciência e a Tecnologia I.P.. Desta forma, os operadores nacionais ficam em igualdade de circunstâncias.
A metodologia de base utilizada está de acordo com as melhores práticas e é reconhecida por organismos internacionais, estando em linha com as orientações do Organismo de Reguladores Europeus das Comunicações Eletrónicas (BEREC).
Sem prejuízo, caso possua informação que nos permita uma reanálise da situação poderá enviar-nos elementos adicionais, designadamente relatórios ou capturas de ecrã dos resultados dos testes que terão sido realizados.
Em todo o caso, saiba que os resultados de cada teste realizado através do NET.mede, para além de dependerem das velocidades de Internet contratadas pelo utilizador, são também influenciados pelas características dos equipamentos terminais e pelas instalações concretas, através dos quais o teste é realizado, nomeadamente:
- sistema operativo e browser (no caso do teste simples de velocidade) instalado no equipamento utilizado para realizar o teste;
- capacidade de processamento e de comunicação dos equipamentos usados no teste;
- eventual presença de malware, vírus, entre outros, no equipamento terminal;
- distância do equipamento usado no teste ao router Wi-Fi e número de utilizadores ligados em simultâneo a este router, quando aplicável.
Para resultados mais completos, recomenda-se que faça o teste em alturas distintas do dia e da semana e compare os resultados. Se utilizar a app NET.mede num computador, pode agendar a realização automática e periódica de testes.
Para obter um resultado tão fiável quanto possível, tenha em atenção que:
- antes de executar os testes deve fechar outras páginas ou programas que façam uso da Internet (por exemplo, partilha de ficheiros através de programas peer-to-peer, download de conteúdos da Internet, atualizações automáticas do sistema) e, sendo o caso, desligar a VPN;
- antes de executar os testes, deve desligar da Internet ou desconectar outros equipamentos que façam uso do seu acesso à Internet (incluindo a TV e a box);
- deve ligar o seu equipamento diretamente ao router; não sendo possível, aproxime-o do router Wi-Fi, e evite colocá-lo em lugares onde o sinal chegue com dificuldade, como divisões de paredes grossas, caves ou sótãos, de modo a que a intensidade do sinal recebido no equipamento seja suficientemente forte para não constituir, por si só, uma limitação das velocidades alcançadas;
- caso efetue o teste a partir de um computador, podem existir eventuais "estrangulamentos" na ligação entre este e o modem/router. A qualidade dos equipamentos de ligação à Internet e do cabo de ligação, bem como a velocidade da interface de ligação (por exemplo, caso tenha um modem/router cuja capacidade seja inferior à velocidade contratada com o seu operador) podem interferir na velocidade máxima de ligação à Internet;
- para acessos com latência superior a 15 ms e, simultaneamente, velocidade superior a 550 Mbps deve realizar o teste com a app NET.mede e não o teste simples através do browser (página de Internet do NET.mede).
Se utiliza a Internet através de um acesso móvel, o resultado da velocidade está sujeito a fatores relacionados com a qualidade ou força do sinal, cobertura, antena de receção e número de utilizadores que partilham a mesma antena de um operador no momento dos testes.
Se tiver uma firewall instalada e não conseguir realizar o teste, certifique-se de que esta não está a bloquear a ligação.
Sugerimos, por fim, que consulte outra informação técnica sobre o NET.mede em Requisitos técnicos, disponível em https://netmede.pt/requisitos-tecnicos.
No Portal do Consumidor da ANACOM - em www.anacom-consumidor.pt - encontra informação útil sobre os serviços de comunicações, bem como sobre o que pode fazer em caso de conflito com o seu prestador de serviços.
Se necessário, contacte-nos através do número gratuito 800 206 665.
Com os melhores cumprimentos,
Serviço de Apoio aos Consumidores
Direção-Geral de Informação e Inovação
ANACOM
há uma semana
Olá, @dcrespo,
Vamos ajudar com a sua questão.
Para que possamos verificar a situação em sistema, pedimos, por favor, que nos envie mensagem privada com os seus dados de cliente.
Para enviar, clique num dos moderadores (são os utilizadores identificados com "nome_Vodafone") e escolha "Enviar uma mensagem privada".
Aguardamos seu contacto.
Obrigada,
Flávia_Vodafone