cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
1

Criação

2

Resposta

3

Solução

Utilização indevida de dados / não cumprimento de entrega no prazo

fprestes
Visitante
Visitante

Venho através desse meio expressar minha insatisfação/indignação com a empresa Vodafone por dois motivos. Há aproximadamente uma semana, mais precisamente no dia 12 de novembro de 2019, recebi uma mensagem que apontava que meu uso de dados estava por se esgotar, isto é, que haviam apenas 2GB de acesso à internet (internet comum, já que o acesso às redes sociais, youtube, spotify e demais itens são tarifados por outro meio). Assim, tendo plena convicção de que os dados não foram utilizados, uma vez que utilizo, em minha residência, internet fixa roteada por WIFI, bem como no campus da Universidade na qual estudo, resolvi me dirigir a uma loja física da fatídica empresa. Após conversar com o atendente, este não conseguiu localizar nenhuma anomalia entre o aplicativo da Vodafone e o que constava no sistema, ou seja, acusava que havia utilizado aqueles dados, o que de fato não se procede. Nesse sentido, visando obter uma resposta técnica do que havia ocorrido, foi solicitado ao departamento específico uma verificação na utilização dos dados, uma vez que foram consumidos 7,5GB em apenas uma hora, o que me parece, no mínimo, razoavelmente estranho. No dia seguinte a empresa entrou em contato comigo e afirmou que os dados, de fato, foram utilizados, isto é, que “utilizei” 7,5GB em uma hora. Afirmei, categoricamente, que os dados foram consumidos de forma inapropriada, isto é, não havia possibilidade lógica da utilização dos dados. Foi solicitado a outro departamento que verificasse o ocorrido, não tendo chegado à conclusão alguma, ou seja, a empresa continua a afirmar que utilizei referidos dados, o que não é racional, seja pela logística (utilizar 7,5GB em uma hora), bem como por estar sempre com o telemóvel conectado a uma rede WIFI. Além disso, em uma pesquisa rápida pela internet, vejo que a utilização indevida dos dados é recorrente com a aludida empresa, que sempre alega que de fato foram consumidos. No caso pesquisado, a empresa alegou que o cliente utilizou 9,5GB em poucas horas, o que acredito, também, ser um tanto quanto desproporcional.

 

Não obstante a isto, a empresa também está em falta com outro detalhe que vos explico. Há um mês fiz a contratação de um plano de rede de internet fixa, televisão a cabo e telefone, tendo solicitado como oferta, dentre os três planos apresentando, uma televisão. O valor a ser pago pelo aparelho é de 60€, a ser entregue no momento da entrega. Pois bem, assim procedi com a finalização e adesão do contrato. Até hoje, dia 19 de novembro de 2019, não obtive nenhum posicionamento acerca da entrega, tendo me dirigido à loja por três vezes para solicitar um prazo, sem qualquer sucesso. Os funcionários apenas dizem que o pedido está com a empresa que faz a entrega, mas não passam qualquer prazo concreto ou, ainda, verificam o ocorrido. O que me causa estranheza é o fato de, por alegarem ser um produto muito requisitado, a empresa terceira não está conseguindo suprir a demanda, o que gera um certo atraso. Ocorre que quando da adesão do plano o funcionário me deu um prazo de uma semana para a ligação, o que de fato não foi cumprido. Se a empresa possui uma alta demanda de pedidos nessa oferta, que não fizessem mais pedidos. É totalmente inaceitável a falta de comunicação entre ambas as empresas, devendo ambas trabalharem em uma sintonia para que possam honrar com o ofertado ao cliente no momento da adesão, não apenas “fechar mais um contrato”.

 

Deixo aqui meu desagrado com todo o ocorrido e espero que a empresa solucione o ocorrido e não deixa mais clientes a espera de um serviço que deve ser prestado com eficácia e agilidade.

2 RESPOSTAS 2

BrunoF_Vodafone
Moderador
Moderador

Olá @fprestes

 

A Vodafone aplica a taxação de acordo com a comunicação enviada pelo equipamento do Cliente através de Rede. 

Para que as Apps tenham o correto funcionamento com o tarifário, deverão ser acedidas com o próprio telemóvel e com a ligação de dados configurada para a APN Net2.

Mesmo com a APN corretamente configurada, poderá existir uma parte do tráfego que não seja contabilizada pelas Apps gratuitas, como poderá consultar na informação/condições do tarifário.

 

Por exemplo, algumas apps utilizam links, imagens e vídeos externos, deixando assim de ser contabilizado pelas Apps gratuitas.

 

Mesmo com uma ligação Wi-fi ativa, essa ligação pode ficar temporariamente indisponível e ao ter os dados móveis ligados o equipamento continuará aceder à internet.

 

Num iPhone ou Android, mesmo que o canal de Wi-Fi esteja ativo e a funcionar, se os dados móveis também estiverem ativos e alguma App ou funcionalidade configurada para o efeito, é possível que seja utilizada a ligação de dados móveis em detrimento do Wi-Fi.

 

Alertamos que conforme o funcionamento dos Smartphones, sempre que os dados móveis são ligados todo o equipamento acede à internet não sendo possível canalizar este acesso para uma app em específico.

 

Para que possamos no entanto verificar a análise efetuada pelos nossos serviços e ainda a questão da Tv no serviço Tv Net Voz, pedimos que nos envie os seguintes dados por mensagem privada:

 

- Número de telemóvel

- Número da conta Tv Net Voz

- Nome completo do titular
- Morada completa do titular

 

Para enviar mensagem privada, selecione um dos moderadores (identificados com "nome_Vodafone") e escolha "Enviar uma mensagem privada".
 

Obrigado

Brunof_Vodafone

Caro @BrunoF_Vodafone , agradeço o contato. Como já salientado na mesagem anterior, não há hipótese cabível de, de fato, ter utilizado a referida quantidade de GB's em apenas uma hora. No mais, só fazer uma análise anterior da utilzação dos dados que verificará que tal consumo foi demasiadamente grande. E, como você mesmo disse, mesmo que todos os aplicativos fossem consumidos diretamente nesse tarifário, não atingiria 7,5GB em uma hora de uso. De qualquer maneira, irei passar os dados via Mensagem Privada para solução.