cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
1

Criação

2

Resposta

3

Solução

Cancelamento do contrato e taxa de ativação do serviço

Alseara
Novo Utilizador
Novo Utilizador

Boa noite.

Venho por este meio apresentar a minha indignação e solicitação de informação sobre a taxa que pretendem cobrar (300 euros) por ativação de um serviço que não chegou a ser utilizado.

Os meus pais, ambos idosos, foram abordados porta-a-porta para subscrever o serviço Vodafone em substituição ao serviço NOS da qual eram clientes. Não os informaram devidamente sobre os prós e contras do contrato, que a minha mãe acabou por assinar, nomeadamente a fidelização por um período de 24 meses (documento preenchido pela vendedora)!! Não os informaram de que todos os números de telemóvel e telefone fixo seriam alterados , nem da portabilidade possível, entre outras informações relevantes. 

Os meus pais não se adaptaram e quiserem cancelar o serviço, tendo sido informados pelo técnico responsável pela instalação do serviço de que não seria possível pelo facto do contrato ter uma fidelização de dois anos. Incrivelmente essas informações são veiculadas de forma enganadora, especialmente quando se trata de pessoas idosas e vulneráveis. Neste momento o contrato foi cancelado, dentro do período legal dos 14 dias (o contrato foi assinado a 5 de maio de 2025),  e todos os equipamentos foram entregues na loja (Maia Shopping). Fomos informados hoje (13 de maio de 2025) em loja de que será cobrada uma taxa de 300 pela ativação do serviço (a ser paga num período de 30 dias) que no caso, nunca chegou a ser utilizado. Temos neste  momento a informação de que a cobrança desta taxa é ilegal e estaremos dispostos a avançar com um processo caso seja necessário.

Aguardo informações.

Obrigada

Alexandra Seara   

5 RESPOSTAS 5

Brunna_Vodafone
Moderador
Moderador

Olá, @Alseara, bom dia.

Compreendemos a sua preocupação e valorizamos o cuidado em proteger os seus pais.

Queremos garantir que cada adesão aos nossos serviços é feita com total transparência e consentimento informado. A sua descrição será analisada com toda a atenção, pois não é essa a experiência que pretendemos proporcionar, muito menos a clientes em situação de maior vulnerabilidade.

Reforçamos que, a desativação dentro dos 14 dias após a celebração do contrato implica em encargos com a instalação dos serviços.

Para podermos verificar em detalhe e apoiar da melhor forma, pedimos que nos envie, por mensagem privada, o número de conta Vodafone ou NIF associado ao contrato.

Pode enviar a mensagem privada clicando no meu perfil e selecionando "Enviar uma mensagem privada".

Estamos totalmente disponíveis para esclarecer e resolver esta dificuldade com o cuidado e respeito que merece. Aguardamos as suas informações para continuar a ajudar.

Obrigada,
Brunna_Vodafone

Alseara
Novo Utilizador
Novo Utilizador

Bom dia.

Infelizmente a Vodafone continua a prestar um serviço péssimo na resolução de questões de cancelamento contratual. 

Até ao momento, desde a minha última exposição neste forum, recebi duas mensagens privadas a informar que tenho que enviar o código que enviaram para o telemóvel do meu pai (número que está associado à subscrição do serviço) uma vez que só podem dar informação sobre a situação do processo (cobrança ilegal de uma taxa de 300 pela ativação do serviço) a quem for portador deste número. Acontece, como já expliquei pela linha de apoio ao cliente, que o meu pai tem 88 anos e que vive em Ermesinde e não consegue dar informações nem entender o que quer que lhe seja transmitido sobre o assunto. Como filha e residente em Ponta Delgada, não tenho acesso ao número de telemóvel do meu pai e como tal só me resta este meio de comunicação... É uma vergonha o que se está a passar, não há qualquer flexibilidade ou compreensão relativamente aos constrangimentos associados a cada caso. Tendo em conta o exposto irei realizar uma queixa no livro de reclamações.

Alexandra Seara

Olá, @Alseara.

Para que possamos continuar a prestar apoio por esta via, é necessário o envio do código numérico que foi remetido para o contacto autorizado pelo titular do serviço, para assegurarmos a segurança e privacidade conforme o RGPD (Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados).

Caso disponha de uma procuração válida que comprove a autorização para tratar deste assunto em nome do seu pai, pedimos que a envie por mensagem privada. Assim, poderemos dar seguimento ao acompanhamento da sua questão.

Estamos inteiramente disponíveis para ajudar.

Obrigada,
Brunna_Vodafone

Alseara
Novo Utilizador
Novo Utilizador

Boa tarde. Não tenho procuração e o meu pai não consegue ver os códigos que vocês enviam... 

Sei que é possível ligarem para o telemóvel e obterem uma autorização verbal de consentimento para que o meu número de telemóvel seja associado à conta.

Obrigada

Alexandra Seara

Olá @Alseara,

A confirmação do código de validação é essencial para garantir a segurança dos seus dados e o cumprimento do RGPD (Regulamento Geral de Proteção de Dados).

Queremos ajudá-lo na resolução da situação ou no esclarecimento da sua questão, mas apenas nos é possível contactar os nossos clientes através desta rede social, por mensagem privada. Estamos totalmente disponíveis para ajudar.  

Caso pretenda mesmo assim o contacto telefónico, pedimos ligue para o nosso Apoio ao Cliente através do número 16912, disponível 24 horas por dia.

Obrigado,

Rodolf_Vodafone