cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
1

Criação

2

Resposta

3

Solução

RTP Memória num estado lastimável

JDaman
Super Visitante
Super Visitante

Desde há uns tempos para cá que a nível técnico o canal RTP Memória tem sido muito mal tratado pela Vodafone. Primeiro forçaram o canal a emitir sempre em 16:9 (apesar de noutras operadoras e na TDT fazer sempre a transição entre 4:3 e 16:9 quando necessário), o que implica que conteúdos antigos vão emitir esticados (o que é horrível!!!) e desde que começou o período da Tele-escola que forçaram o canal a emitir em 25fps em vez de 50fps, onde se nota um arrastamento de imagem e frame skipping horríveis.

 

Quando é que a Vodafone tenciona resolver os problemas que a própria criou na emissão deste canal?

11 RESPOSTAS 11

JoãoR_Vodafone
Moderador
Moderador

Olá @JDaman

 

Sugerimos que reinicie todos os equipamentos associados ao serviço fixo.

Se a dificuldade persistir, será necessário entrar em contacto com o departamento de suporte técnico para que sejam efetuados os devidos testes para resolução.

Poderá através do My Vodafone aceder à opção do Suporte Técnico, para que seja possível o contacto gratuito.
Será necessário aceder a My Vodafone » Meu ID de Acesso » Estado dos meus equipamentos » Resolução de Dificuldades » Escolher a opção mais indicada. Após feitos os despistes e caso a dificuldade não esteja ultrapassada, irá surgir a opção de contactar gratuitamente a linha de Apoio Técnico, caso seja um número móvel Vodafone.

Pode ainda verificar como, aqui.

Em alternativa poderá contactar o 16913 (todos os dias das 7h às 2h).

 

Obriagdo,

JoãoR_Vodafone

Caro @JoãoR_Vodafone, este problema não tem nada a ver com apenas o meu serviço. É geral para toda a Vodafone. Qual é mesmo a necessidade de estar a mexer na forma como uma canal emite apenas piorando a qualidade da emissão. Primeiro forçam a flag para 16:9 e agora metem o canal a 25fps. O problema não é meu, nem com o meu serviço. É vosso! Resolvam-no! Das primeiras vezes que contactei o SAC disseram que o problema era da RTP, mas a verdade é que o canal emite em condições nas outras operadoras e na TDT, por isso, o problema não vem da RTP. Vocês fizeram asneira, tratem de a resolver!

JDaman
Super Visitante
Super Visitante

Já se passaram meses e este canal continua a emitir num estado lastimável APENAS na Vodafone. MEO, NOS, Nowo e TDT todas têm o canal a emitir em condições em 25fps interlaçado e com a flag cambiável conforme o conteúdo (4:3 para conteúdo 4:3, 16:9 para conteúdo 16:9). Apenas na Vodafone é que vejo a flag forçada 24/7 para 16:9 (o que estica o conteúdo 4:3 e deforma a emissão desse conteúdo) e agora com esta invenção dos 25fps em progressivo que reduz a fluidez da imagem.

 

Mas alguém já parou para resolver estes problemas?!? Porque é que nas outras operadoras o canal emite em condições e na Vodafone não? Porque é que numa plataforma de acesso gratuito (TDT) se vê o canal em condições e numa plataforma PAGA (Vodafone) não? Conseguem-me explicar isto?!?

Olá, só queria dizer que trabalho na pós produção da telescola e fico chocado com a qualidade execrável com que a emissão chega à minha box 4K. Não só o conteúdo está em SD, como a imagem está desentrelaçada e com uma qualidade horrível. O VITC aparece no topo da imagem, durante toda a emissão. Na App Vodafone a qualidade de imagem é exactamente igual. Questionei amigos meus com MEO que me mostraram a emissão a dar de forma correcta. Reitero que toda a produção é feita em HD e assim exportada para a RTP. Ou seja, a Vodafone está deliberadamente a emitir conteúdos pedagógicos em grande parte ilegíveis devido à inaceitável resolução com que os transmitem. Mais uma falha na longa lista de falhas deste serviço e da execrável box que decidiram disponibilizar aos clientes.

luarpc
Ultra Contribuinte
Ultra Contribuinte

Na minha Vbox 4k + a RTP Memória tem boa qualidade de imagem.

 

O que é o VITC?

 

Será uma barra tipo tracejada que aparece na parte superior do ecrã durante a emissão do canal?

Se for essa barra, a mim também me acontecia o mesmo e resolvi ajustando nas definições da tv, a minha é Samsung, a imagem 16:9 para "ajustar ao ecrã" ou em "Auto".

 

Também já tive uma tv LCD Sony em que acontecia a mesma coisa com o canal da RTP Memória e na sony, tinha que ajustar a imagem para PIXEL TOTAL.

 

A qualidade de imagem pode ter a ver com a zona ou falta de injeção do sinal fibra, algum caboOs outros canais têm boa imagem? A má qualidade é só na RTP Memória?

 

 

VITC é a barra tracejada, só surge neste canal pelo que configurar toda a box ou a tv não é viável. Este é o único canal neste estado lastimável, e não percebo como possa ser um problema da zona quando esta é no centro de Lisboa e disponho de fibra de 1GB. Se o problema for a box, é só mais um motivo de desgosto com a mesma, no seguimento dos mil e um defeitos que a mesma tem e que tornam a experiência de ver TV na mesma um pesadelo, sobretudo quando o objectivo é rebobinar programas ou tentar ir ver gravações automáticas.

Olá @Dockelektro,

 

Pedimos que reinicie os seus equipamentos e volte a testar.

 

Caso a dificuldade se mantenha e para que seja analisada pela área técnica e sejam feitos testes em linha será necessário contactar o apoio técnico. Poderá através do My Vodafone aceder à opção do Suporte Técnico, para que seja possível o contacto gratuito.

 

Será necessário aceder a My Vodafone » Meu ID de Acesso » Estado dos meus equipamentos » Resolução de Dificuldades » Escolher a opção mais indicada.

 

Após feitos os despistes e caso a dificuldade não esteja ultrapassada, irá surgir a opção de contactar gratuitamente a linha de Apoio Técnico, caso seja um número móvel Vodafone.

 

Não sendo possível o contacto pela App, será necessário contactar a linha de Apoio Técnico 16913.  

 

Obrigada,
Sofia_Vodafone

@Dockelektro 

 

O problema é geral na Vodafone, a qualidade de imagem na RTP Memória é mesmo má de origem e seguramente não é HD e mesmo para SD é má.

 

O tracejado também me aparece neste canal e na RTP 1 HD, apenas quando a emissão de origem é SD.

 

Obviamente que não vamos alterar a configuração na TV para estes 2 canais, para depois termos a imagem cortada nos restantes.

 

Esperemos que passem esta situação para o departamento técnico corrigir, mas não tenho muitas esperanças.

 

Algumas vezes o alfabeto começa pelo Z...

luarpc
Ultra Contribuinte
Ultra Contribuinte
@Blue_Zee
Também tinha esse problema na RTP 1 HD e na RTP memória, ajustei a imagem da minha Smart tv Samsung 4k nas definições para padrão 16:9 e ajustar ao ecrã em Auto e essa barra desapareceu nos 2 canais e todos os outros canais a imagem está normal não está cortada como dizes. Se eu nas definições da TV for ao Ajustar ao ecrã e mudar para o modo desligado essa barra volta a aparecer nos 2 canais. É claro que o problema deve ser da Vodafone, mas através da TV podemos ajustar a imagem ao ecrã sem alterar a imagem dos outros canais e sem ter a barra tracejada na RTP 1 HD e RTP memória, pelo menos no meu caso funciona. Quanto à qualidade da imagem do canal RTP memória apesar de ser SD através da minha Vbox a qualidade é boa. Tenho outros defeitos e ou bugs a apontar à Vbox, mas esse da RTP memória no meu caso nada tenho a dizer. Ainda hoje estive a ver um pouco do Estudo em casa e a imagem estava boa.
Abraço.