cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
1

Criação

2

Resposta

3

Solução

Vítima de spoofing (Utilização Indevida) do meu Número

marisacj
Novo Utilizador
Novo Utilizador

Senhores,

Venho por este meio formalizar e solicitar uma ação imediata relativamente a um incidente grave de spoofing que afeta a segurança e privacidade do meu número de telemóvel.

Tenho recebido, recorrentemente, contactos de terceiros a informar que o meu número de telemóvel tentou contactá-los. Confirmo que estas chamadas não foram realizadas por mim. Esta prática ilícita está a causar-me sérios inconvenientes e preocupações quanto à utilização abusiva do meu contacto.

A Vodafone, enquanto operadora de telecomunicações, tem a obrigação legal de garantir a confidencialidade e a proteção dos dados e da linha dos seus clientes contra este tipo de incidentes.

Existe o risco real e iminente de o meu número de telemóvel ser futuramente classificado como SPAM ou tentativa fraudulenta, prejudicando irreversivelmente a minha comunicação e reputação, sem que eu tenha qualquer culpa.

Solicito uma resposta urgente e a indicação das medidas concretas e preventivas que a Vodafone irá implementar para:

1. Resolver o incidente de spoofing na origem, garantindo a segurança do meu número.

2. Evitar que novos casos de utilização indevida do meu número ocorram no futuro.

Aguardo a vossa solução para este grave problema.

6 RESPOSTAS 6

Rodolf_Vodafone
Moderador
Moderador

Olá @marisacj,

Desde já, lamentamos a situação reportada.

Caso suspeite que esteja a ser alvo de spoofing, deve efetuar uma queixa-crime junto das autoridades competentes (GNR; PSP; DIAP).

Adicionalmente, para que possamos deixar um registo interno da situação reportada, envie-nos uma mensagem privada com o seu número de telefone e com todas as informações que possam ser relevantes, como por exemplo, os números que efetuaram contactos a indicar que os tinha contactado e se possível data/hora das chamadas.

Obrigado,

Rodolf_Vodafone

Bom dia,

Considero esta resposta inaceitável. A Vodafone, enquanto operadora de telecomunicações, tem a obrigação legal de garantir a confidencialidade e a proteção dos dados e da linha dos seus clientes contra este tipo de incidentes.

Reportei o caso às autoridades competentes (Polícia), que confirmaram a possibilidade de registar a queixa, mas reiteraram que a responsabilidade primária é da operadora em garantir que este tipo de incidentes não ocorra.

Preocupa-me o risco real do meu número de telemóvel ser futuramente classificado como SPAM ou tentativa fraudulenta, prejudicando irreversivelmente a minha comunicação e reputação. A Vodafone tem obrigação legal de proteger os dados do seus clientes.  As autoridades competentes(Policia) mesmo que resistem a queixa não podem fazer nada além disso. Eu preciso de uma solução da Vodafone. Não percebo como é que tantos clientes têm se queixado do mesmo problema e a operadora não faz absolutamente nada. 

Olá @marisacj 

Infelizmente, trata-se de uma técnica externa às operadoras, que afeta clientes de diferentes redes a nível global.
Na Vodafone, levamos estas situações com seriedade e temos vindo a reforçar medidas de proteção. Embora não seja possível impedir totalmente este tipo de chamadas, deixamos um conjunto de recomendações que ajudam a lidar com estas situações. 

1. Não responda a mensagens ou atenda chamadas se desconhecer o remetente.
2. Não entre em diálogo, caso se trate de uma chamada incomodativa.
3. Programe um reencaminhamento grátis para o Voice Mail, para as chamadas recusadas por si, quando não conhecer o número.
4. Ligue para o apoio ao cliente 16912 e ative a confidencialidade do seu número na lista telefónica Vodafone.
5. Caso exista, remova a mensagem personalizada do Voice Mail.
6. Bloqueie o contacto diretamente no seu equipamento. 

Se considerar necessário, podemos também proceder à alteração do número, mantendo todos os seus serviços ativos.
Estamos aqui para ajudar e disponíveis para acompanhar o seu caso com toda a atenção. Se desejar avançar, envie-nos os seus dados de cliente (NIF, número da conta ou número) por mensagem privada e detalhes da situação.

Obrigado

Prag_Vodafone

Boa tarde,

Vou seguir as recomendações, mas para já vou manter o meu número. Espero que as recomendações que sugeriu ajude de alguma forma.

Obrigada
Marisa

coutas
Visitante Junior
Visitante Junior
O problema é que é vice versa... Tanto recebo chamadas com um só toque que ignoro como recebo chamadas a perguntar quem sou e que fiz chamadas às quais não tenho nenhum registo no telemóvel. As respostas que eu dou são as mesmas que as outras pessoas me indicam. Isso torna se tão chato ao ponto de ter que bloquear números ou arriscar a ter o número indicado como SPAM

Olá @coutas 

Lamentamos a situação reportada.

Caso suspeite que esteja a ser alvo de spoofing, deve efetuar uma queixa-crime junto das autoridades competentes (GNR; PSP; DIAP).

Obrigado,

Rodolf_Vodafone