Criação
Resposta
Solução
Terça-feira
Senhores,
Venho por este meio formalizar e solicitar uma ação imediata relativamente a um incidente grave de spoofing que afeta a segurança e privacidade do meu número de telemóvel.
Tenho recebido, recorrentemente, contactos de terceiros a informar que o meu número de telemóvel tentou contactá-los. Confirmo que estas chamadas não foram realizadas por mim. Esta prática ilícita está a causar-me sérios inconvenientes e preocupações quanto à utilização abusiva do meu contacto.
A Vodafone, enquanto operadora de telecomunicações, tem a obrigação legal de garantir a confidencialidade e a proteção dos dados e da linha dos seus clientes contra este tipo de incidentes.
Existe o risco real e iminente de o meu número de telemóvel ser futuramente classificado como SPAM ou tentativa fraudulenta, prejudicando irreversivelmente a minha comunicação e reputação, sem que eu tenha qualquer culpa.
Solicito uma resposta urgente e a indicação das medidas concretas e preventivas que a Vodafone irá implementar para:
Resolver o incidente de spoofing na origem, garantindo a segurança do meu número.
Evitar que novos casos de utilização indevida do meu número ocorram no futuro.
Aguardo a vossa solução para este grave problema.
Solucionado! Ir para a Solução.
Terça-feira
Olá @marisacj,
Desde já, lamentamos a situação reportada.
Caso suspeite que esteja a ser alvo de spoofing, deve efetuar uma queixa-crime junto das autoridades competentes (GNR; PSP; DIAP).
Adicionalmente, para que possamos deixar um registo interno da situação reportada, envie-nos uma mensagem privada com o seu número de telefone e com todas as informações que possam ser relevantes, como por exemplo, os números que efetuaram contactos a indicar que os tinha contactado e se possível data/hora das chamadas.
Obrigado,
Rodolf_Vodafone
Quarta-feira
Bom dia,
Considero esta resposta inaceitável. A Vodafone, enquanto operadora de telecomunicações, tem a obrigação legal de garantir a confidencialidade e a proteção dos dados e da linha dos seus clientes contra este tipo de incidentes.
Reportei o caso às autoridades competentes (Polícia), que confirmaram a possibilidade de registar a queixa, mas reiteraram que a responsabilidade primária é da operadora em garantir que este tipo de incidentes não ocorra.
Preocupa-me o risco real do meu número de telemóvel ser futuramente classificado como SPAM ou tentativa fraudulenta, prejudicando irreversivelmente a minha comunicação e reputação. A Vodafone tem obrigação legal de proteger os dados do seus clientes. As autoridades competentes(Policia) mesmo que resistem a queixa não podem fazer nada além disso. Eu preciso de uma solução da Vodafone. Não percebo como é que tantos clientes têm se queixado do mesmo problema e a operadora não faz absolutamente nada.
Quarta-feira
Olá @marisacj
Infelizmente, trata-se de uma técnica externa às operadoras, que afeta clientes de diferentes redes a nível global.
Na Vodafone, levamos estas situações com seriedade e temos vindo a reforçar medidas de proteção. Embora não seja possível impedir totalmente este tipo de chamadas, deixamos um conjunto de recomendações que ajudam a lidar com estas situações.
1. Não responda a mensagens ou atenda chamadas se desconhecer o remetente.
2. Não entre em diálogo, caso se trate de uma chamada incomodativa.
3. Programe um reencaminhamento grátis para o Voice Mail, para as chamadas recusadas por si, quando não conhecer o número.
4. Ligue para o apoio ao cliente 16912 e ative a confidencialidade do seu número na lista telefónica Vodafone.
5. Caso exista, remova a mensagem personalizada do Voice Mail.
6. Bloqueie o contacto diretamente no seu equipamento.
Se considerar necessário, podemos também proceder à alteração do número, mantendo todos os seus serviços ativos.
Estamos aqui para ajudar e disponíveis para acompanhar o seu caso com toda a atenção. Se desejar avançar, envie-nos os seus dados de cliente (NIF, número da conta ou número) por mensagem privada e detalhes da situação.
Obrigado
Prag_Vodafone
ontem
Boa tarde,
Vou seguir as recomendações, mas para já vou manter o meu número. Espero que as recomendações que sugeriu ajude de alguma forma.
Obrigada
Marisa