Criação
Resposta
Solução
em 03-04-2025 02:37 PM
Exmos. Senhores,
Venho por este meio reportar que estou a ser vítima de spoofing, uma prática que tem causado sérios inconvenientes e preocupações em relação à segurança e à privacidade do meu número de telemóvel.
Nos últimos tempos, diversas pessoas têm me contactado a informar que o meu número de telemóvel tentou entrar em contacto com elas, algo que eu não fiz. Este tipo de situação tem ocorrido repetidamente e, ao entrar em contacto com o atendimento da Vodafone através do número 16912, fui informado de que nada pode ser feito para resolver a situação. Esta resposta é completamente inaceitável, uma vez que, como operadora, a Vodafone tem a responsabilidade de garantir a confidencialidade e a proteção dos dados dos seus clientes.
Além disso, já me desloquei às autoridades competentes para reportar o caso, e, apesar de a queixa poder ser registada, a Polícia informou-me de que é obrigação da operadora garantir que este tipo de incidentes não ocorram. Fico preocupado que, no futuro, o meu número de telemóvel seja erroneamente classificado como SPAM ou tentativa fraudulenta, sem que eu tenha realizado qualquer contacto indevido, prejudicando a minha imagem e comunicação.
Gostaria, assim, de solicitar uma resposta urgente e uma ação concreta da parte da Vodafone para resolver esta situação, garantindo a segurança e privacidade do meu número de telemóvel, bem como medidas preventivas para evitar que novos casos de spoofing ocorram no futuro.
Aguardo a vossa resposta e solução para este grave problema.
Melhores cumprimentos,
Louis Martins
Quarta-feira
Olá @Philp8,
Percebemos a tua insatisfação e levamos esta situação com toda a seriedade.
Importa esclarecer que, em casos como este, estamos perante situações em que o número pode estar a ser utilizado por terceiros de forma indevida (spoofing), algo que não depende diretamente da utilização real do teu serviço nem implica, por si só, uma falha da tua conta ou do teu equipamento. São ocorrências complexas, muitas vezes externas, sobre as quais a operadora pode não ter controlo direto imediato.
Ainda assim, não estamos a descartar responsabilidades. A tua situação já foi encaminhada para verificação pelo departamento responsável, que está a analisar o caso e irá adotar as medidas que considerar adequadas dentro do nosso âmbito de atuação.
Adicionalmente, e tendo em conta a natureza deste tipo de situações, continuamos a recomendar que apresentes uma queixa detalhada junto das Autoridades (PSP, GNR ou DIAP), pois existem componentes que apenas podem ser investigadas por essas entidades.
Reforçamos que a Vodafone leva estes temas muito a sério e que o teu caso está a ser devidamente acompanhado. Caso queiras, podemos ainda efetuar uma troca gratuita do teu número de telefone. Para isto, bastas enviares uma mensagem privada, clicando no meu nome.
Obrigada,
Flávia_Vodafone