Menu Toggle

Bem-vindo ao Fórum Vodafone

Net Voz

IP FIXO?

Da3MoN
Visitante

Bom dia,

Sou cliente Vodafone Fibra, tendo um Smart Router 3.0, tendo constatado, por motivos profissionais, que não mudo de IP à mais de 6 meses.

Encarando eu esta não mudança de IP como uma quebra de segurança grave, pois não navego com VPN, venho por este meio solicitar o vosso apoio para que procedam à alteração do IP que é atribuído ao meu equipamento, questionando que procedimentos podemos nós clientes, fazer para que tal acontaça sem a intervenção da Vodafone.

Cumprimentos

Mostrar mais
8 RESPOSTAS 8
Blue_Zee
Sábio Junior

O IP não é fixo, mas tem leases muitíssimo longos.

Do lado do utilizador, nada podemos fazer para forçar a mudança de IP.

No entanto, convém esclarecer que esta situação não é exclusiva da Vodafone.

Francamente, também não percebo a quebra de segurança.

De qualquer modo, boa sorte!

Algumas vezes o alfabeto começa pelo Z...
Mostrar mais
Marta_Vodafone
Moderador

Olá @Da3MoN,

Não é possível alterar IPs. Caso tenha alguma questão, será necessário contactar a nossa linha de apoio técnico - 16913.

Obrigada,

Marta_Vodafone

Mostrar mais
Da3MoN
Visitante

a quebra de segurança é muito simples de compreender... onde quer que navegue, qualquer jogo que seja jogado online, qualquer coisa que faça, o IP é sempre o mesmo, basta uma pessoa mal intencionada apanhá-lo e a partir desse momento boa sorte...

Mostrar mais
Da3MoN
Visitante

Não é possível mudar? Por amor de Deus... trabalho com tabelas de DHCP diáriamente, basta baixarem os leases utilizados e configurar que sempre que termina o lease tem de receber novo IP... é tão fácil dizer que não dá...

Eu perguntei se havia alguma coisa a fazer do lado do cliente, só para ver se me respondiam tipo: "desligue o router por 1 dia, visto o lease ser de X horas, quando voltar a ligar o seu router irá apanhar um novo IP"... tão simples... é mais fácil dizer que não dá...

Ligar para o 1693 e estar 1 hora em espera? A Vodafone tem baixado a qualidade do apoio a cliente a olhos vistos... a uns pagamos e a outros damos dinheiro...

Mostrar mais
Blue_Zee
Sábio Junior

A sério?
Aí talvez a falha esteja do lado do utilizador.

De qualquer modo, repetindo-me, mudando de ISP encontra situações idênticas.

Mostrar mais
Da3MoN
Visitante
@Blue_Zee agradeço imenso a sua NÃO ajuda e já o meu pai dizia, se não tens nada de útil a acrescentar à discussão, mantém-te calado. Sarcasmo e ataques pessoais atrás de um teclado em fóruns de ajuda, são muito fáceis de fazer.

Se não sabe o que é segurança informática, aconselho que estude, antes de mandar bocas.
Se nunca lhe aconteceu, ainda bem para si.
Mostrar mais
Blue_Zee
Sábio Junior

@Da3MoN  escreveu:
@Blue_Zeeagradeço imenso a sua NÃO ajuda e já o meu pai dizia, se não tens nada de útil a acrescentar à discussão, mantém-te calado. Sarcasmo e ataques pessoais atrás de um teclado em fóruns de ajuda, são muito fáceis de fazer.

Se não sabe o que é segurança informática, aconselho que estude, antes de mandar bocas.
Se nunca lhe aconteceu, ainda bem para si.

Por curiosidade...

Porque é que o IP fixo, de que se queixa, está disponível apenas no serviço empresarial e mediante pagamento adicional?
Será por ser menos seguro do que o IP dinâmico?

Mera curiosidade prática,

Piscadela do Smiley

Mostrar mais
Da3MoN
Visitante
Realmente... ok eu explico-lhe... IP Fixo é utilizado por empresas que necessitam que o seu IP seja utilizado em serviços que apontam a um IP (VPN's, Páginas WEB, etc, etc...) se o seu IP mudar, tudo isso deixa de funcionar...
Todas as empresas que utilizem IP Fixo, deveram utilizar um sistema de Firewall (por hardware, por software, mais caro, mais barato... o que puderem e/ou quiserem), porque a partir do momento que tiverem IP Fixo, a sua "morada" não muda e quem quiser fazer mal, sabe sempre como os encontrar...
Como clientes residenciais, os IP's não mudando e não tendo firewalls, estamos a ficar expostos a esses mesmos riscos.
Por favor não digam que as firewalls embutidas dos Routers da Vodafone são o suficiente, porque qualquer ataque simples de DDOS faz com que eles simplesmente parem, como tal, a única solução possível é desligá-los e voltar a ligar... mas... pois... voltam a apanhar o mesmo IP e lá ficamos nós novamente na mira do ataque...
Espero que tenha ficado mais esclarecido e que realmente, se nunca sofreu com este tipo de problemas, espero que nunca sofra, mas como eu me estou a queixar, já houve quem se queixasse neste fórum e até encontrei tópicos em que pessoas dizem que estão a ser alvo de DDOS e precisam de mudar de IP... aquilo que não compreendo foi o porquê da mudança de politica por parte dos ISP (acreditando na sua palavra) de manter os leases por tempos tão altos... antigamente bastava desligar-mos, ligar novamente e novo IP... quem nos estava a fazer mal teria que descobrir novamente o nosso IP...
Seja como for... terei de pensar em arranjar uma firewall como deve ser... mais uma vez obrigado por nada Vodafone (e/ou restantes ISP's ou não) e @Blue_Zee...
Mostrar mais