Boa noite,
Tenho neste momento o tarifário vodafone açores com 5Gb por 9.90€ desde 2016, sendo que já não me encontro fidelizado desde 2018.
O contrato inicial nunca referiu descontos, nem ofertas, nem mensalidades do tarifário após o fim do contrato, sendo que continuei sempre a pagar 9.90€.
Até aqui tudo bem.
No entanto, e já por duas vezes, que sou contactado por uma senhora que diz trabalhar na loja vodafone de ponta delgada (matriz), a me sugerir uma renovação do contrato pelo mesmo preço pois a mensalidade vai aumentar.
Quando questiono a senhora quando é que a mensalidade vai aumentar, nunca me sabe responder, e chega mesmo a ser desagradável ao ver que não quero aceitar a oferta.
Pois bem, venho desta forma questionar que prática é esta de fidelizar os clientes com informações falsas e a troco de nada.
Vim entretanto a saber após falar com um familiar, que após 2 anos de não estar fizelizado e estar a pagar o mesmo que eu, foi fidelizado/enganado com esta oferta fantástica de não oferecerem nada.
De acordo com o site da ANACOM:
O que é o período de fidelização
É o período durante o qual o consumidor se compromete a não cancelar o contrato que celebrou com o operador nem alterar as condições acordadas, sob pena de poder ter de suportar encargos.
Em troca, o operador oferece-lhe condições mais vantajosas, como descontos na mensalidade, equipamentos mais baratos, oferta do valor da instalação do serviço ou do aluguer de equipamentos, oferta de canais extra ou de pacotes de chamadas gratuitas, etc.
A informação sobre o período de fidelização deve ser sempre prestada aos consumidores por escrito ou noutro suporte que estes possam guardar quando contratam um serviço.
Pois bem... sendo que nada está a ser oferecido em troca de fidelização, gostaria de saber que prática desprezível é esta que está a ser feita e o que tem a dizer sobre isto.
Mais informo que irei reportar a situação à Anacom.