Criação
Resposta
Solução
em 15-09-2021 02:11 PM
Boa tarde,
Como falado pelo telefone depois de umas 3 vezes com o vosso departamento tecnico, passo a explicar a situação.
Adquiri o vosso serviços de fibra na qual o mesmo foi instalado na parte da via publica aériamente pelos postes da EDP, no qual os vossos instaladores, ao descer o cabo pelo ultimo poste para proceder à passagem para a minha propriedade, simplesmente deixaram o cabo "pendurado" neste mesmo poste sem qualquer tipo de proteccao, pois nestes casos e como podem comprovar na foto, a norma legal é de proteger o cabo do solo até 3 metros de altura para evitar màs influencias, bem como tambem proteger os usuarios da via publica.
A vodafone enviou um tecnico ao local, no qual este mesmo disse que isso deveria ter sido feito na altura da instalação e não agora, "pois dava muito trabalho", pergunto-me se os trabalhos são para se fazerem como deve ser desde o inicio respeitando todas as regras, ou se assim està bom para o que é serve como se custuma dizer.
Originando isto tambèm a infiltração de àgua pelo tubo no solo onde entra o cabo até a caixa receptora de telecomunicações, o que não tem.
Agradecia que formassem um inquérito para saber o porquê de eu como cliente ter de ser responsabilisado pela proteccao deste cabo, visto que este se encontra na via publica, e o porquè de não o terem feito no momento da instalação.
Esperando que mais tarde não hajam problemas com usuarios da via publica,tipo cortes de cabos, quedas derivadas ao mesmo etc. pois o problema foi e està a ser reportado aqui para confirmar.
Obrigado
em 15-09-2021 06:48 PM
Olá @Rui_Peixoto,
Para que possamos analisar a sua questão, será necessário que nos indique os seguintes dados, por mensagem privada:
- Número de conta
- Nome completo do titular
- Morada completa (com código postal e localidade)
Obrigada,
Jorge_Vodafone
em 16-09-2021 01:43 PM
Boa tarde,
se não é da responsabilidade da vodafone que foi quem fez ou pediu a instalação, então de quem é????
Visto que estamos a falar da via publica, peço desculpa mas não percebo essa parte.
Dão como resolvida a situação sem sequer pedirem exclarecimentos ao vosso instalador?
Então se alguém me cortar o cabo de fibra sò por maldade, terei de ser eu a substituir o cabo???
em 17-09-2021 08:21 PM
Olá @Rui_Peixoto,
A Vodafone apenas efetua a instalação em infraestruturas já existentes. Estas infraestruturas não podem alteradas pela Vodafone.
A alteração da infraestrutura já existente, é da responsabilidade do cliente, uma vez que é esta a infraestrutura de acesso ao poste e que entra na sua habitação.
Obrigado,
Rodolf_Vodafone
em 18-09-2021 10:45 AM
Bom dia,
são infraestruturas já existentes que vocês utilizaram para assegurar a passagem do vosso cabo, ou seja da vossa responsabilidade, chego a um ponto que acho que não me estou a fazer entender ou não me querem entender.
Estava de acordo de ser a meu cargo qualquer tipo de alteração na minha propriedade, isso sim, mas na via publica é da vossa responsabilidade pois vocês fizeram a instalação, pergunto-me se a parceria que têm com a EDP distribuição para a utilização da infraestrutura neste caso o poste, estão ao correntes da má instalação longitudinal.
Deixo um pequeno detalhe e texto para que antes de enviarem respostas dizendo que não podem fazer nada, se informem primeiro das regras de acesso e utilização das infraestruturas das redes de distribuição do documento: "Acesso e utilização das infraestruturas das redes de distribuição de energia elétrica de baixa tensão aérea aptas ao alojamento de redes de comunicações eletrónicas" da EDP distribuição DIT-C11-740/N de Junho de 2018:
7 DROP (CABOS DE DERIVAÇÃO PARA CLIENTE DE COMUNICAÇÕES ELETRÓNICAS)
A instalação de drops indiretos, ou seja, drops para derivações da caixa de distribuição com passagem longitudinal de cabo de uma fibra ótica que cumpram, cumulativamente, os seguintes requisitos, também não necessitam de Pedido Específico:
— número máximo de cabos de drop no eixo longitudinal: 5
— diâmetro máximo do cabo: 5 mm
— peso máximo do cabo: 30 Kg/Km
— número máximo de vãos: 5;
— processo de amarração no eixo longitudinal: suportado no cabo principal, por cosedura, ou outro processo equivalente, a validar pelo operador da rede de Baixa Tensão.
De toda a maneira caso queiram resolver a situação comunicando com o vosso instalador, resolvam, senão mal possa mudo de fornecedor visto que estes outros não utilizam instalações aéreas na localização da moradia, mas sim instalações térreas no que resolve o meu problema.
Cumprimentos
Rui Peixoto
em 20-09-2021 10:26 AM
Bom dia,
Agradecia que confirmassem a leitura do meu ultimo post, e respondessem por favor.
Obrigado
em 22-09-2021 01:30 PM
Olá @Rodolf_Vodafone @Anónimo
Sabia que os vossos serviços em termos de assistencia eram fracos, mas agora fiquei decepcionado por não ter uma solucão nem uma simples resposta, mesmo quando voçês sabem derivado aos motivos quem me levam a reclamar e aqui postados que não teem fundamento nem razão.
Ás vezes uma simples chamada ou e-mail para o responsavel do serviço de instalação para rever o relatorio da instalação seria o caminho mais fácil e rápido, mas ás vezes a preguiçaaaaa......se é que me faço entender...
PS: escusam de repetir a mesma resposta do tipo: "Como já foi dito a Vodafone apenas efetua a instalação em infraestruturas já existentes. Estas infraestruturas não podem alteradas pela Vodafone" bla bla bla..
para poupar o vosso precioso tempo.
Cumprimentos
Rui Peixoto