cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
1

Criação

2

Resposta

3

Solução

[SmartRouter 2.0] suporte a multiplos SSIDs e VLANs

JNogueira
Ultra Contribuinte
Ultra Contribuinte

Bom dia,

Após navegar em todas as opções disponíveis no smart router 2.0, constatei que não existe qualquer opção na gestão da WLAN para criar múltiplos SSIDs, e mesmo na gestão da rede interna, não é possível criar VLANs.

Apesar de compreender que podem ser opções mais avançadas, estamos a falar de configurações relacionadas com segurança,

O motivo pelo qual estou à procura destas opções, prende-se com o IoT (Internet of things) e a sua respectiva segurança.

Pretendo isolar todos os equipamentos IoT da rede principal (seja por novo WLAN SSID ou VLANs), o que permite aumentar significativamente a segurança, separando equipamentos críticos, automação e genéricos.

O router tem essas funcionalidades, mas estão desactivadas/escondidas pela customização do firmware que a Vodafone faz (vem descrito na brochura do produto da Huawei), estando apenas disponível a configuração da rede Guest (que não é mais do que um SSID adicional).

Pelo que tive conhecimento (embora não tenha confirmado no equipamento de quem me indicou), estas opções (múltiplos SSIDs e VLANs) estão disponíveis para os clientes empresariais.

Posto isto, venho pedir à Vodafone que pondere a inclusão destas opções nos routers dos clientes residenciais, por favor. Nos dias que correm, e dada a forte aposta no IoT (até mesmo pela própria Vodafone), pelo menos uma destas opções seria fundamental.

Acredito que possa não ser útil para todos os clientes, mas existem igualmente várias opções disponíveis no router que não serão igualmente usadas por toda a gente (falta de necessidade, desconhecimento, etc).

Aguardo por comentários.

Aproveito para desejar umas boas entradas a todos.

Cumprimentos,

J. Nogueira

18 RESPOSTAS 18

Olá @samadhi,

Informamos que editamos a mensagem para atualizar sobre o feedback.

De acordo com a equipa responsável esta funcionalidade trata-se de uma característica do equipamento, para ter acesso a mais informações será necessário contacto com o suporte técnico no 16913 ou em nosso Chat TOBi

Obrigada
Carol_Vodafone

BrixSat
Novo Utilizador
Novo Utilizador

Também tenho este problema, acabo de ligar para o apoio e em nada ajudam. Vergonhoso.

Olá @BrixSat

Informamos que se trata de uma característica do equipamento. Para dúvidas ou dificuldades, é necessário entrar em contacto com o nosso suporte técnico através do número 16913, para maiores esclarecimentos e apoio.

Agradecemos a sua compreensão. 

Obrigada, 

Barb_Vodafone 

Caracteristica? Na empresa tenho mas a pagar, portanto não me lixem sffv! Devia ser gratis e por conta e risco do cliente.

JNogueira
Ultra Contribuinte
Ultra Contribuinte

Estamos em 2026, e com o Smart Router WiFi7 isto continua a ser algo que não existe.

DMZ nao é opção pelo double NAT, e a vodafone não permite a substituição de um Smart Router por um ONT+Router.

A solução para utilizadores mais avançados será a troca de operador infelizmente.

Não consigo entender o racional disto, mas o departamento de engenharia da vodafone provavelmente saberá, e talvez fosse importante que essa clarificação fosse dada aos seus clientes, ou mediante validação, considerarem a atribuição de ONT+Router.

Olá, @JNogueira, boa tarde.
Percebemos a tua expectativa e valorizamos muito o feedback. Para uma análise mais técnica e para perceber se existe alguma alternativa ajustada ao teu cenário, convidamos-te a contactar diretamente o nosso Apoio Técnico, que te poderá acompanhar de forma mais próxima. A tua sugestão continua a ser valiosa e será partilhada internamente com as equipas responsáveis.
Obrigada,
Brunna_Vodafone

Boa Tarde @Brunna_Vodafone 

Já o fiz, e até já discuti este assunto com a engenharia. Não existe planos para permitir ONTs para clientes particulares de momento, foi a informação que recebi. Não existe igualmente abertura para se poder utilizart equipamentos próprios.

O que me sugere não está alinhado com a mensagem que me foi passada, e que tem sido passada a vários outros clientes. Basta uma pesquisa simples na internet para rapidamente perceber exactamente o que lhe explico.

Existe alguma indicação/informação que sustente a sua sugestão? Por favor, descreva os cenários em que um cliente particular tenha suporte por parte da Vodafone para poder utilizar os seus próprios equipamentos sem ser por intermédio do smart router em DMZ.

Obrigado

A nossa sugestão de contacto com a área técnica teve como único objetivo garantir que a questão fosse analisada pelas equipas com o conhecimento especializado necessário, uma vez que não dispomos, na nossa equipa das redes sociais, de domínio técnico para esclarecer ou aprofundar este tipo de tema.

Caso exista alguma possibilidade, alteração ou novidade relativamente a este assunto, essa informação será sempre validada e comunicada diretamente pelas equipas técnicas competentes, @JNogueira

Ficamos disponíveis para quaisquer outras questões.

Obrigada,
Flávia_Vodafone

naturalmente.

obrigado