Spoofing de número de telemóvel
- Marcar como novo
- Marcador
- Subscrever
- Silenciar
- Subscrever fonte RSS
- Destacar
- Imprimir
- Denunciar conteúdo inapropriado
em 24-06-2024 03:30 PM
Boa tarde,
Tem-se tornado recorrente receber chamadas de pessoas que dizem ter recebido chamadas minhas, quando na verdade não aconteceu. Tornou-se óbvio, não apenas dada a insistência, mas provas óbvias de que essas chamadas aparentam vir do meu número (capturas de ecrã), que o mesmo anda a ser "spoofed" para fins que desconheço.
Já entrei em contacto com o 16912, infelizmente não souberam / puderam dar um seguimento apropriado a esta situação grave, tendo sido aconselhado:
- Não tornar o meu número de telemóvel público em redes sociais e afins
- Bloquear os números que me ligam nesse contexto para evitar ser incomodado / bloquear chamadas de números não pertencentes aos meus contactos
- Verificar a presença de "malware" ou virus no telefone
- Mudar de número de telefone (isto depois de mais de 25 anos com mesmo... nem vou comentar)
Trata-se de medidas preventivas que até poderão fazer sentido, mas não resolvem o problema de fundo, que é uma falha grave na vossa rede / nos vossos sistemas. Isto é, mais uma vez, grave e inaceitável. O caller ID não sendo à prova de bala, DEVE haver forma da Vodafone investigar casos de abuso de números da sua rede.
Aguardo informações sobre como proceder.
--
Sergio
- Marcar como novo
- Marcador
- Subscrever
- Silenciar
- Subscrever fonte RSS
- Destacar
- Imprimir
- Denunciar conteúdo inapropriado
em 24-06-2024 05:35 PM
Olá @sergio_pozzetti,
Antes de mais, lamentamos que esteja a ser incomodado com este tipo de situações.
As indicações que lhe deram no 16912 são importantes e podem evitar situações futuras.
Acrescentamos que deverá apresentar queixa-crime junto das autoridades competentes (GNR, PSP ou DIAP).
Para podermos reportar internamente, pedimos-lhe também que nos envie os seus dados de Cliente Vodafone por mensagem privada, juntamente com:
- Data e hora das chamadas recebidas por terceiros com o seu número, que não efetuou
- Qualquer outra informação adicional que lhe tenha sido dada por quem o contactou
Enviar uma mensagem privada, é simples; basta aceder ao perfil de um dos moderadores (pode clicar no meu nome) e clicar em "Enviar uma mensagem privada" (lado direito a encarnado). Os moderadores estão identificados por "Username_Vodafone".
Obrigada,
Rosa_Vodafone

