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Solução

Cobrança de pacotes de dados extra indevida

EM1979
Novo Utilizador
Novo Utilizador

A 24/1/2019 demos inicio a contrato empresarial com a Vodafone,  com fidelização por 24 meses, 2 tarifarios RED com 3 gb de dados móveis cada um, poucos meses depois começou o problema com taxação de dados móveis extra.

Em Maio reportei a situação e creditaram o valor, embora afirmassem que em nada podem controlar a utilização e que o telemóvel consome dados moveis mesmo estando ligado à rede WI-FI. Em Agosto a situação repetiu-se, alegaram novamente que o telemovel tem que ter os dados sempre desligados para não selecionar a rede movel. 

Começamos a desligar os dados durante o periodo em que estamos em casa e temos acesso wi-fi, contudo continua-se a verificar por parte da Vodafone consumo dentro desse horario, inclusive todos os dias as 00.00 é registado volume de acesso de dados móveis quando o telemovel esta desligado. Ao ponto de esgotar 3GB de internet movel, quando o consumo feito diariamente é leitura e resposta de e-mails, resposta a clientes pelo Messager do facebbok e whatsapp, que de forma alguma justifica o gasto dos 3 Gb incluidos. Da ultima vez efetuaram cobrança de 9,70€ + IVA em pacotes de dados extra, na anterior 17,94€.

A Vodafone descarta problema tecnico, tendo ja por 4 vezes cobrado pacotes de dados extra. 

Analisei o detalhe da fatura referente a janeiro e verifiquei que mais de 1 Gb foi de acessos dentro do horario em que o telemovel esta com os dados desligados. 

Estas situações têm sido reportadas a area de clientes que nada fez a não ser tentar a todo o custo validar a teoria de que as aplicações consome dados e que se estão registados é porque os usamos. 

Esta será uma das ultimas tentativas para resolver o assunto, caso tal nao surta efeito dentro de 8 dias, seguirei com queixa para a ANACOM e posterior rescição do contra por justa causa.

 

Atenciosamente

EM

4 RESPOSTAS 4

Rute_Vodafone
Administrador
Administrador

Olá @EM1979,

 

Alertamos que os Smartphones têm uma série de aplicações e serviços, não incluídos no tarifário e que se ligam automaticamente à Internet, gerando desconto do plafond mensal de dados do tarifário.

Como particularidade dos smartphones, mesmo com todas as opções desligadas, podem consumir tráfego, seja em atualizações ou app's em segundo plano.

Esclarecemos também que, como característica destes equipamentos, existem situações em que o dispositivo está registado em 4G e apesar dos dados estarem desligados no terminal, continua a enviar e receber tráfego. Deve desativar o 4G para além dos dados móveis de modo a evitar estas situações.

Obrigada,

Rute_Vodafone
 

Sra Rute

Telemóvel desligado significa que esta efetivamente desligado. Impossivel o mesmo fazer seja que tipo de operação for. Logo é impossível aceder a qualquer aplicação, serviços, etc, incluindo fazer ou receber chamadas.
Mas uma vez que indicou a possibilidade desses acessos autônomos, e uma vez que ha varias queixas da mesma natureza, de forma justa para ambas as partes agradeço que me seja enviado o histórico de acesso referente a Janeiro, bem detalhado, para saber exatamente onde estão a ser consumidos os 3Gb incluidos no pacote.
Obrigada

Olá @EM1979,

 

A Vodafone aplica a taxação de acordo com a comunicação enviada pelo equipamento do Cliente através de Rede.

 

Poderá consultar os contadores no My Vodafone via App ou PC.

Pode consultar a quantidade de dados gasta em cada acesso no My Vodafone via Pc, no menu últimas comunicações, mas tal como não temos acesso ao conteúdo das suas chamadas ou SMS, também não dispomos da informação de qual as Apps ou sites utilizados.

 

Obrigado,

JoãoR_Vodafone

Sr João

O seu comentario não me satisfaz, pois continuo sem qualquer prova da veracidade do que é apresentado na fatura. O telemóvel desligado não comunica, não envia nem recebe. Logo estão a fazer cobrança indevida de dados.