cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
1

Criação

2

Resposta

3

Solução

Yorn X - Consumo indevido de dados e ativação da tarifa extra

LuisG
Super Visitante
Super Visitante

Boa noite.

 

No dia 31 de Outubro tinha acabado de consultar a app Vodafone e sobrava de consumo normal 26Mb. Já estava com o consumo baixo há alguns dias e estava a controlar o gasto até renovar no fim desse dia. Nesse mesmo momento (após a consulta) liguei a app Youtube e assisti a dois videos. Passaram mais ou menos 15 minutos, quando recebo um aviso de limite de tráfego e simultaneamente um aviso a informar a activação da tarifa internet extra.
Verifiquem por favor esta situação, pois considero um erro de leitura dos vossos contadores, os quais atribuiram o consumo ao tráfego normal, ao invés do tráfego atribuido às apps.


No dia seguinte ao ocorrido contatei o suporte por chat, expliquei o sucedido e informaram que iriam analisar os contadores mas até hoje não obtive resposta alguma. Na mesma conversa, a assistente informou que se podia tratar de consumo de tráfego residual. No entanto, e embora reconheça que esse tráfego residual existe, dificilmente isso justifica o consumo de 26Mb, em 15 minutos, coincidentemente quando assisti aos videos!


Eu nem estaria a perder tempo com este assunto, e nem me importaria de ficar sem tráfego até ao fim daquele dia. No entanto, volto a reforçar que o consumo do que restava do meu tráfego normal, aconteceu exatamente quando usei a app Youtube, pelo que considero indevida a ativação da tarifa extra e a respetiva cobrança de 1,99.

 

Solicito que esse valor seja reposto no meu saldo.

 

Aguardo o vosso feed-back. Muito obrigado.

2 RESPOSTAS 2

JoãoR_Vodafone
Moderador
Moderador

Olá @LuisG

 

Após análise, verificamos que não existe nenhum erro. 

A Vodafone aplica a taxação de acordo com a comunicação enviada pelo equipamento do Cliente através de Rede, pelo que tendo existindo essa taxação, é porque o seu equipamento fez ligação via dados móveis. 

Como condição comum a todos os tarifários pré-pagos, quando é esgotado o plafond mensal do tarifário ou não tem tarifário ou aditivo com dados móveis incluídos, é aplicada automaticamente a tarifa de internet móvel, quando existe acesso aos dados móveis, não sendo possível o seu cancelamento.
A tarifa de internet móvel tem um custo de 1.99€ e oferece um pacote de 100MB válidos por 5 dias. 
https://www.vodafone.pt/telemoveis/tarifarios/detalhe-tarifa-internet-movel.html.

Alertamos que os Smartphones têm uma série de aplicações e serviços, não incluídos no tarifário e que se ligam automaticamente à Internet, gerando desconto do plafond mensal de dados do tarifário.
Conforme funcionamento dos Smartphones, não é possível canalizar os dados para uma app, não tendo plafond do plano disponível algumas apps podem não funcionar apesar da generalidade do tráfego destas apps estar incluído, poderá existir uma fração do mesmo que não fique identificado e que, por esse motivo, seja descontado do pacote de MB do tarifário.
Esta situação poderá ocorrer caso os fornecedores das apps ou dos serviços que as suportam façam alterações ou atualizações.

Alertamos ainda que sempre que esgotar o pacote de dados incluído no tarifário e não for possível usar a Tarifa de Internet Móvel (por saldo insuficiente), o acesso aos dados disponíveis nas Apps Gratuitas será automaticamente bloqueado. A utilização das Apps Gratuitas será novamente permitida assim que existam dados disponíveis no pacote incluído no tarifário ou da Tarifa de Internet Móvel. A utilização é igualmente permitida quando ocorre a renovação das condições do tarifário.

Obrigado

JoãoR_Vodafone 

Caro João, agradeço a resposta mas considero absolutamente insuficiente a conclusão da mesma.

Isto já é mais pela injustiça da vossa análise do que pelos 1,99. Isto é uma situação flagrante de leituras erradas da parte da Vodafone. Sei muito bem as apps instaladas no meu telemovel e somente algumas estão configuradas com permissões para consumir dados móveis.


Como expliquei, tinha 26Mb de tráfego disponíveis. Após assistir aos videos na app Youtube, o que restava desse tráfego desapareceu. Descontar 26Mb de tráfego normal pela visualização de videos no Youtube (uma app onde eu tinha ainda quase o total dos 5GB por consumir) não pode ser considerado "uma fracção"!


Desculpe mas é no mínimo muito injusto. Quer dizer, canalizam indevidamente o tráfego da app Youtube para os meus dados normais, esgotando assim os 26Mb que restavam do meu tráfego e ainda me descontam 1.99 accionando a tarifa extra! Diga-me lá se você ficaria satisfeito com esta situação no mesmo lugar? Existe algo de muito incorreto nesta situação!

 

Apresentem-me então o relatório com o meu consumo de dados do dia 31/10/2018 entre as 12h10 e as 12h30 e indiquem-me por favor qual foi a aplicação que consumiu os 26Mb.

 

Anexo imagem dessa hora e data, retirada do histórico de atividade da Google. 

Anotação.png