Criação
Resposta
Solução
em 17-02-2026 03:20 PM
Olá! Estou a configurar o meu router para incluir um servidor FTP de partilha de ficheiros via rede local e internet para poder aceder e adicionar ficheiros a um dispositivo USB que tenho conectado ao router Smart Router Wi-Fi 6.
PONTO DE SITUAÇÃO
O router está configurado devidamente para a partilha de dados através de FTP. Defini um utilizador e palavra passe, e consigo aceder a um ficheiro que disponibilizei no meu dispositivo USB para testar. No entanto, através do meu computador (MacOS) não tenho permissões Read-Write sobre este servidor FTP, não podendo portanto adicionar ficheiros ao mesmo quando preciso — este é um dos requerimentos para o que preciso.
Já considerei adquirir equipamento extra para um NAS, no entanto, queria manter isto o mais simples possível. Não planeio ter nada de particularmente sensível no servidor, portanto o FTP/FTPS não me preocupam excessivamente.
Como posso proceder em definições avançadas (assumo que parta pelas portas) para dar as permissões de Write que preciso para este servidor?
Solucionado! Ir para a Solução.
em 17-02-2026 03:49 PM
Olá @cc123
Encaminhámos a questão À área técnica e assim que tivermos mais informações, enviaremos nova mensagem.
Obrigado
Brunof_Vodafone
em 19-02-2026 04:03 PM
Olá @cc123
A única configuração a ser efetuada a nível do router Vodafone para partilha de ficheiros via FTP, é a da pagina do próprio equipamento. Poderá ser necessário despois de configurar, alterar a permissão do utilizador.
Apesar de não ser indicada qualquer informação do router que está ase utilizado, pode ser seguido o gui disponível neste link.
Em caso de ser outro equipamento, e para melhor esclarecimento, poderia enviar-nos uma mensagem privada indicando o número de conta Vodafone?
Obrigado,
Brunof_Vodafone
em 21-02-2026 11:38 PM
ATUALIZAÇÃO
Obrigado @BrunoF_Vodafone , pelas informações. Entretanto entrei em contacto com o suporte técnico da Vodafone e pude testar em direto com um operador a minha questão. No fundo, fica aqui a solução que concluímos após testar exaustivamente e procurar sobre o assunto:
O gestor de ficheiros da Apple (Finder) não permite aceder a servidores FTP com permissões de escrita. Mais, recusa-se por inteiro a aceder a servidores FTPS. A solução para utilizadores de macOS passa por recorrer a software de FTP não oficial da Apple. Tão simples quanto isso. No entanto, tomem em consideração que o acesso a FTPS (servidor publicado para internet, disponível nas opções do router) parece ser constrangido nestes routers, algo comum em muitos, ao impedir um NAT loophole (basicamente tentar aceder por "fora" a uma coisa que está "dentro"). Como tal, não estranhem não conseguir aceder ao vosso servidor público quando estiverem a usar a rede de casa — optem pelo FTP standard.