Criação
Resposta
Solução
em 15-08-2025 06:51 PM
Tinha uma uma rede funcional, formada por um smart router da Vodafone com wifi desligado e dois Deco X10 em modo AP. Esta rede tem cerca de 48 clientes, a maioria equipamentos IoT (interruptores Sonoff M5) que comunicam somente a 2,4GHz. No entanto, há cerca de 2 semanas comecei a ter uma falhas intermitentes nos equipamentos IoT com o código de erro de desconexão com o servidor.
De referir algumas características para o que acontece: os equipamentos não aparentam deixar de estar online na rede local; a falha percorre todos os equipamentos sequencialmente e nunca ocorre em mais de 2 ou 3 equipamentos simultaneamente, havendo alturas (poucas) em que não falham.
Quanto ao que já fiz... bem... Não sou informático, mas já fiz tudo o que sabia, nomeadamente: configurar os Deco X10 como router wifi e como AP (por várias vezes); ter várias redes dedicadas aos equipamenstos IoT separadas, ora gerenciadas pelos Deco, ora pelo smart router da Vodafone (com wifi ligado); usar a reserva de IP dos Deco para os equipamentos IoT; habilitar e desabilitar funções do Deco e do smart router como a beamforming, Airtime Fairness e OFMA; alterar o modo wifi para Mixed 802.11b/g/n (sem ax); alterei o canal do wifi para evitar interferências e mudei os routers de sitio; etc.
Algumas coisas curiosas, que não sei se serão normais: quando pingo a cada equipamento IoT, o tempo de resposta é muito variável, variando entre os 4ms e os 200ms; o speedtest para os 2,4GHz não ultrapassa dos 50Mbps, quando em 5G é de 500Mbps; pelo wifi analyser o sinal de rede 2,4GHz por varias vezes anda "aos saltos"; no Wireshark há vários erros na rede wifi, que não consigo entender sem o chatGPT...
No final de tantos testes, penso que se tratará de um problema de gerenciamento de IPs públicos por parte do modem Vodafone e penso que terei de pedir para substituir o router, mas agradeço toda a ajuda de quem tenha alguma ideia de como resolver o problema.
Obrigado!!!
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em 15-08-2025 07:07 PM
Olá @JMPFialho, boa noite.
Percebemos o impacto que esta dificuldade está a causar na sua rede IoT. Já que realizou várias configurações e testes, sugerimos contactar a nossa linha de apoio técnica especializada para uma análise mais aprofundada e possível substituição do equipamento, se necessário.
Podemos reportar a dificuldade à equipa técnica do Fórum, mas o atendimento é apenas em dias úteis, pelo que só teremos resposta na segunda-feira. Basta que envie o seu NIF ou número de conta Vodafone clicando no meu perfil e selecionando "Enviar uma mensagem privada".
Para apoio mais rápido, sugerimos o contacto com a linha 911 691 300 ou via Chat TOBi.
Obrigada,
Brunna_Vodafone