cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
1

Criação

2

Resposta

3

Solução

Cobrança Indevida de Serviços de Valor Acrescentado e Pedido de resolução completa do problema

luisbernardes
Novo Utilizador
Novo Utilizador

Documento nº FT 101/117020057 - Conta nº 3XXXXXXX

Boa tarde,

Na fatura de Julho, que indico acima, foi cobrado a um dos números de que sou responsável pela gestão o valor de 20,52€ relativo a serviços de Valor Acrescentado cobrados pela Shoopadoo e pela Screezer (estão registados 12 SMS para os números 62954 e 62956 no período entre 11 e 24 de Junho).

No dia 5 de julho contactei a Vodafone no sentido de obter esclarecimentos, porque a ativação do serviço não foi solicitada por mim ou qualquer pessoa com acesso ao telemóvel em causa, sendo que além disso a Vodafone não me contactou, enquanto gestor da conta a que está associado esse número de telemóvel, para confirmar a ativação destes serviços (contudo, todas as solicitações de barramento ou de resolução de problemas exigem o meu consentimento, o que prova uma preocupante assimetria de tratamento).

A pós o contacto, a Vodafone confirmou prontamente a devolução do valor cobrado na fatura de Julho e instruiu-me sobre a forma de proceder ao barramento dos SVA e disse-me que isso era suficiente. Contudo, o assistente TOBI indicou-me que o barramento só era válido para serviços ainda não ativos e solicitou que enviasse uma mensagem SAIR para os números 62954 e 62956, correspondentes aos SVA utilizados. Assim fiz, apesar da estranheza revelada pela operadora pessoal.

Contudo, após o envio desses SMS's, não recebi qualquer confirmação posterior de que os serviços tenham sido cancelados, ao contrário do sugerido por outras respostas dadas neste fórum que indicam que "Para efetuar o cancelamento da subscrição de Serviços de Valor Acrescentado, basta enviar SMS da seguinte forma:
- Texto SAIR para o n.º de 5 dígitos do qual foi subscrito;
- Vai receber uma mensagem a confirmar que o serviço foi cancelado com sucesso."

Contactei de novo a Vodafone que me disse que não consegue confirmar se o SVA foi efetivamente desativado ("serviço externo à empresa..."), embora me tenham confirmado que a subscrição de novos SVA foi barrada. Neste segundo contacto verifiquei ainda que as operadoras Vodafone têm instruções muito diferentes sobre como proceder e sobre que informações estão disponíveis. Foi uma experiência cara e lamentável e, no final, a única conclusão que retirei é que vou ter que esperar mais um mês (até receber o próximo extrato de conta) para saber quanto me vai custar ainda mais esta fraude e para saber se estes contactos com a Vodafone e as recomendações dadas serviram para alguma coisa.

Neste sentido, venho reiterar o meu pedido de intervenção da Vodafone no sentido de barrar os serviços cobrados pela Shoopadoo e pela Screezer (e outros associados) e solicitar formalmente que cobranças adicionais deste serviço sejam barradas pela Vodafone ou continuem a ser creditadas na minha conta, incluindo os custos dos SMS enviados com a palavra  "SAIR".

Pela experiência que tive, receio que os valores que me serão cobrados aumentem, dado que não há forma de confirmar o cancelamento da suposta subscrição, dado que há uma fraude ativa que usa um dos meus números de telemóvel, dado que tive que enviar SMS's para estes números fraudulentos (o que será certamente usado por estas empresas como forma de consolidar a sua posição abusiva) e dado que a Vodafone se alheou completamente de qualquer tentativa de proceder à resolução ativa do problema, contribuindo até com algumas informações erradas ou divergentes para agravar a minha desconfiança sobre a possibilidade de solucionar com sucesso o problema e sem uma intervenção mais firme e completa da Vodafone.

Por favor, cancelem os SVA cobrados pela Shoopadoo e pela Screezer na minha conta, usando todos os recursos de que dispõe.

Muito obrigado.

1 RESPOSTA 1

Barb_Vodafone
Moderador
Moderador

Olá @luisbernardes

Informamos que editámos a tua mensagem para garantir a segurança e a privacidade dos teus dados.

Esclarecemos que o cancelamento de serviços de valor acrescentado pode ser efetuado através do envio de uma SMS com a palavra "SAIR" para os números aos quais te encontras subscrito. O barramento aplicado ao número impede a realização de novas cobranças associadas a este tipo de serviços.

Assim, na tua próxima fatura serão apenas cobrados os valores correspondentes ao período até à data de cancelamento do serviço.

Para que possamos confirmar o cancelamento e o barramento, enviámos um código de validação para o número preferencial da conta. Pedimos, por favor, que nos envies o código recebido por mensagem privada.

Para enviares uma mensagem privada, basta acederes ao perfil de um dos moderadores (podes clicar no meu nome) e clicar em "Enviar uma mensagem" (no lado direito, a encarnado). Os moderadores estão identificados por "Username_Vodafone".

Obrigada, 

Barb_Vodafone