cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
1

Criação

2

Resposta

3

Solução

Cobrança indevida de serviço de valor acrescentado – pedido de esclarecimento e resolução

AnaCleto2021
Novo Utilizador
Novo Utilizador

Assunto: Cobrança indevida de serviço de valor acrescentado – pedido de esclarecimento e resolução

Na última fatura verifiquei a cobrança de uma subscrição associada ao serviço Laguna Play, um serviço que desconhecia completamente e que nunca solicitei.

Após pesquisar sobre o assunto, inclusive no fórum da Vodafone, percebi que se trata de um Serviço de Valor Acrescentado (SVA). Fui então verificar o telemóvel e constatei que o número associado estava bloqueado, o que explica o facto de não ter recebido ou visto as mensagens relacionadas com essa subscrição. Ou seja, estava a ser cobrada por um serviço que desconhecia e do qual não tive qualquer aviso visível.

Perante esta situação, acedi imediatamente ao My Vodafone e, através do Tobi, encontrei a opção para ativar o barramento de serviços de valor acrescentado, que ativei de imediato. Recebi posteriormente a confirmação da Vodafone de que o pedido foi registado.

Contudo, permanece um problema relevante: não encontrei no My Vodafone qualquer forma clara de verificar se existem serviços de valor acrescentado ativos na minha conta. Quando procurei ajuda, a única indicação fornecida foi novamente recorrer ao Tobi, o que não resolve a falta de transparência sobre subscrições ativas.

Considero preocupante que um cliente possa estar a pagar por um serviço sem ter uma forma simples e direta de confirmar a sua existência ou cancelamento. Pelo que verifiquei no fórum da Vodafone, esta parece ser uma situação recorrente entre clientes, o que torna ainda mais importante uma solução clara.

Sou cliente Vodafone há muitos anos e sempre tive uma boa opinião do serviço. No entanto, esta situação foi extremamente desagradável e inesperada.

Assim, solicito:

Esclarecimento sobre como foi ativada a subscrição do serviço Laguna Play no meu número;

Confirmação de que não existe atualmente qualquer serviço de valor acrescentado ativo associado à minha conta;

Indicação clara de onde posso verificar no My Vodafone todas as subscrições ativas;

Análise da cobrança efetuada e respetiva resolução, uma vez que se trata de um serviço que nunca solicitei conscientemente.

Aguardo uma resposta e uma solução para esta situação, esperando que a mesma não volte a ocorrer.

Ana Maria Pinto Martins e Cleto
1 RESPOSTA 1

Mayon_Vodafone
Moderador
Moderador

Olá @AnaCleto2021,

No toca a Serviços de Valor Acrescentados, a Vodafone é apenas um meio de pagamento dos mesmos, pelo que não temos acesso à informação de como foi ativada a subscrição, e nem um acesso direto a quais subscrições estão ativadas. A melhor forma de verificar essa informação é através das SMS recebidas. Estas subscrições funcionam exclusivamente através de SMS, pelo que só existe taxação quando é recebida uma SMS. 

O serviço Laguna Play, especificamente, é normalmente ativado através da internet, tipicamente através de publicidades, com conteúdos como jogos, toques ou imagens. A maneira mais comum de adesão, mas não a única, é ao clicar no anúncio, e inserir o seu número no website. A partir desse momento passa a receber essas SMS. 

Como menciona que procedeu ao barramento do serviço, queremos aproveitar para indicar que é também necessário o cancelamento da subscrição, para que deixe de ser taxado. Aceda às mensagens que tem recebido desse serviço e responda com a palavra "SAIR". O barramento impede novas ativações, mas não cancela subscrições que já estejam ativas. 

Para que possamos analisar as taxações no seu número com maior detalhe, pedimos que contacte um dos moderadores via mensagem privada com o número de conta Vodafone ou NIF associado.

Para enviar mensagem privada, basta aceder ao perfil de um dos moderadores (pode clicar no meu nome) e clicar em "Enviar uma mensagem" (lado direito a encarnado). Os moderadores estão identificados por "Username_Vodafone".

Obrigado,

Mayon_Vodafone