Criação
Resposta
Solução
16-10-2018 09:45 PM - editado 16-10-2018 09:50 PM
Tenho verificado, desde que assinei contrato para ter internet móvel Vodafone GO 30GB, que nas facturas me aparece um valor de 0,28€ cobrado multiplas vezes:
28 ago 13:44 Sessão de Internet Móvel 97280 -
28 ago 13:48 Internet no Telemóvel 10 € 0,28
28 ago 13:58 Internet no Telemóvel 10 € 0,28
28 ago 14:08 Internet no Telemóvel 10 € 0,28
28 ago 14:18 Internet no Telemóvel 10 € 0,28
28 ago 15:26 Internet no Telemóvel 10 € 0,28
28 ago 15:36 Internet no Telemóvel 10 € 0,28
28 ago 15:46 Internet no Telemóvel 10 € 0,28
28 ago 16:27 Internet no Telemóvel 10 € 0,28
28 ago 16:36 Sessão de Internet Móvel 36864 -
Contactei o apoio ao cliente Vodafone e passados vários dias fui contactado de volta para me explicarem que este valor era cobrado por estar a usar o cartão de banda larga num telemóvel, quando respondi que o cartão de banda larga era para ser usado no equipamento que eu escolhesse sem que ninguém tenha nada a ver com isso execpto se tiver na "blacklist" retorquiram que por estar a usar num telemóvel as APNs estavam erradas e por isso, por usar a APN errada, era-me cobrado este valor.
Hoje, finalmente, consegui fazer um teste: apaguei todas as APNs do telemóvel, fiquei sem internet móvel e depois procedi à reposição automática, significa isto que o telemóvel pediu à rede uma actualização de APNs, para meu (não) espanto voltaram as mesmas APNs que tinha apagado uns segundos antes.
Ora... se estou a utilizar APNs erradas é porque a vodafone fornece APNs erradas, logo não tenho que pagar por isso. Se a Vodafone mantiver a sua posição agradeço que o façam também aqui no fórum e que expliquem detalhadamente em que se baseiam, se possível também com normas técnicas para que possamos todos perceber o que pode acontecer caso se utilize um cartão SIM de internet móvel num telemóvel e não no "equipamento adequado" como me foi dito. Enviei hoje um email de resposta para o 16912@vodafone.com, podem ver os meus dados pessoais através desse email às 21:18 de hoje.
em 17-10-2018 12:25 AM
Olá @lpway
A utilização de um cartão de Internet Móvel Vodafone On ou Net Fixa (via 4G/3G) não é sugerida uma vez que o equipamento poderá efetuar ligações através de outras APN's, contudo para podermos confirmar as situações, envie-nos uma mensagem privada com o número de conta Vodafone associado bem como o nome completo do titular.
Obrigado
BrunoF_Vodafone
em 17-10-2018 07:33 AM
Olá @BrunoF_Vodafone,
Já sei Bruno, também já disse isso no que escrevi anteriormente. Lamento informar mas não pode ser a operadora de rede a escolher o equipamento onde vou usar o cartão SIM, eu garanto que o equipamento cumpre as normas e a Vodafone tem que garantir o serviço contratado, tão simples quanto isto.
A questão aqui é, como me respondeu a Ana Cântara do serviço de apoio ao cliente - "Salientamos que um cartão de internet móvel utiliza diversas APN's e o tráfego incluído é apenas elegível para a utilização de apn's internet.vodafone.pt e net2.vodafone.pt, nao existindo desta forma qualquer taxação incorrecta." nada tenho contra esta afirmação, mas depois quando faço uma actualização de APNs no equipamento (o equipamento pede as definições de APN à rede) surgem 3 APNs diferentes: net2.vodafone.pt, wap.vodafone.pt e vas.vodafone.pt sendo que só a primeira coincide: https://youtu.be/OkDg3Kn0lHo
Tendo a Vodafone conhecimento do serviço contratado e do equipamento em uso não se justifica que eu seja cobrado por uso de uma APN fornecida pela Vodafone, diferente da sugerida... pela Vodafone.
em 23-10-2018 02:27 PM
Ainda não obtive uma resposta clara da Vodafone relativamente a este tema.
Estará em análise?
Cumprimentos
em 23-10-2018 03:10 PM
Olá @lpway
A sua questão foi imediatamente respondida no momento em que nos enviou os dados por mensagem privada na passada quarta feira. Sugerimos que consulte a mensagem privada que enviámos nessa data.
Resumidamente, reiteramos a informação prestada anteriormente. A Vodafone não pode ser responsabilizada pela utilização de um serviço de Internet Móvel num telemóvel. Esta responsabilidade é sempre do utilizador que decide, por sua livre vontade, utilizar um cartão especifico e configurado para ser utilizado em equipamentos de Internet Móvel, num telemóvel, onde as configurações serão sempre diferentes.
Obrigado
BrunoC_Vodafone
em 10-01-2019 11:30 AM
Olá @Anónimo,
Passados estes meses tenho vindo a verificar a minha factura e os 0,28€ nunca mais apareceram desde que esta situação foi relatada. Que bom!
No entanto o equipamento continua o mesmo e não lhe fiz nenhuma alteração, é o equipamento a fazer a gestão das APNs sozinho. Dá que pensar.
Cumprimentos