Criação
Resposta
Solução
em 05-04-2022 09:22 AM
Bom dia,
Venho por este meio poder alertar todos os clientes Vodafone e os potenciais para a forma como a operadora "destrata" os seus clientes, e como se tenta aproveitar nas situações das mudanças de casa.
Já não chegam os custos e os problemas a resolver, quando uma pessoa tem para mudar de casa, que a Vodafone ainda complica mais.
A minha fidelização está agora no 9º mês, e portanto tenho 15 mensalidades pela frente. Na semana passada informei a vodafone sobre a mudança de casa e pedi para que possa continuar a cumprir o meu contrato na nova morada. Logo na linha de apoio a clientes pediram-me para aumentar a fidelização, algo que eu não considero ético e recusei de imediato, primeiro tentaram 24 meses e depois ainda me falaram em 12 meses. No entanto não vejo qualquer necessidade para o fazer, até porque foi a minha pessoa que fez o contrato com a vodafone, continuo a ser eu o titular, e apenas vou mudar de casa. Apresentei então uma reclamação e a forma como a Vodafone tenta dar a volta ao prego é no mínimo surreal:
Segundo resposta à minha reclamação, a Vodafone faz contratos com as residências, ou seja com as casas e não com as pessoas. Ou seja, quando se muda de casa, como a casa é outra, há necessidade de cessar o contrato com a casa antiga e fazer um contrato com a nova casa. (ridículo). A pessoa aqui não importa, pelo que me apetece dizer que peçam, então o resto das mensalidades à casa em que está e eu faço um novo contrato para a morada onde vou.
Claro que vou continuar a reclamar, junto das entidades supervisoras e da ANACOM, porque penso que como estão os contratos são lesivos para os clientes. Agora é verdade que o cliente se vai "lixar" de uma forma ou de outra, mas no meu caso não posso compactuar com este abuso, e enquanto os clientes não "baterem o pé" vamos sofrer disto e ainda será pior com o passar do tempo. Isto é como as comissões bancárias, enquanto os clientes aceitarem, manter-se como clientes, os bancos irão carregar.
Neste caso já pedi à vodafone que me indique o valor a pagar para poder deixar de ser cliente deles.
Outra possibilidade será deixar o sinal ligado na casa anterior e quem for para lá ter o serviço gratuito durante 15 meses.
Por isso peço à vodafone que me indique o valor a pagar para poder deixar de ser vosso cliente, uma vez que vocês não têm interesse em que eu cumpra o meu contrato na nova morada.
em 08-04-2022 05:19 PM
Olá @Duarte83
Solicitámos um novo pedido de contacto.
Recordamos que, para mais esclarecimentos sobre as alternativas em causa, é necessário o contacto com a nossa linha telefónica desenhada para esse efeito. Caso fique interessado em alguma, é-lhe enviado as condições por email e, caso pretenda, pode posteriormente autorizar a alteração via SMS.
Pedimos, deste modo, que aguarde pelo contacto.
Obrigada,
Susan_Vodafone
em 11-04-2022 03:34 PM
Boa tarde,
Como combinado, aqui venho por preto no branco, aquilo que a Vodafone me tem tentado "impingir" tentando aproveitar-se da minha mudança de residência. Vejam só esta oferta e percebem logo da "ganância" e do aproveitamento:
Eu pensava que era o cliente que sabia o que precisava, afinal é a operadora que sabem senão vejam:
Eu indiquei que a opção que quero é a que me retenha o menos tempo possível, por forma a poder livrar-me deles o quanto antes.
Então queriam sugerir-me 42,90€ por 6 meses e um custo de instalação de 75€. Eu disse que tenho internet gratuita e não preciso de voz fixa, como praticamente já não se usa. Então pedi cotação apenas para Televisão. E vejam só se dá para acreditar na resposta deles;
Isso é um downgrade, e nesse caso a mensalidade baixa para 30,90€ mas não lhe vai compensar porque vamos cobrar 120€ pela instalação.
Ou seja, vejam o ridículo disto: A instalação de 3 serviços custa 75€ mas a instalação de apenas 2 serviços custa 120! Se isto não é ganância e aproveitamento não sei o que lhe chamar.
Esta situação, em particular vai direitinha reportada para a ANACOM para que eles possam colocar um "travão" a esta brincadeira, pois não vale tudo para ganhar dinheiro!
em 11-04-2022 03:35 PM
16911 ficaram de me contactar hoje, pelas 10:00. São 15:34 e ainda aguardo a chamada. E quais as consequências? O Duarte continua a pagar o serviço na residência que não tem ninguém! Já não tenho palavras para descrever o apreço que a Vodafone tem pelos seus clientes. O que me deixa feliz é que só a custa disto já conseguir que terminassem 4 contratos de actuais clientes, entre mudança de operador e desistências.
em 11-04-2022 03:41 PM
O desfecho disto irá acabar por "romper" pelo elo mais fraco, pois duvido que a ANACOM consiga por mão neste tipo de "abuso". De referir que questionei a vodafone sobre a possibilidade de eu mesmo suportar os custos de instalação na nova morada, mas continuar a cumprir o meu contrato e a resposta foi simples e directa: "não existe essa opção".
Portanto deixo aqui o meu apelo, e espero que não esteja a ter este trabalho todo para nada, porque já percebi que vou sair lesado desta situação, mas a minha maior preocupação é em "abrir os olhos" a muitos clientes, que tal como eu, quando vão fidelizar-se 24 meses, pensem bem no que estão a fazer. E os actuais clientes rependem também se querem ter os serviços desta operadora!
em 12-04-2022 12:10 PM
aí está confirma-se: optei pela proposta que acho menos penalizadora, e como o objectivo é ver-me livre da operadora contratei por 6 meses, apenas Net+Voz por 30,90€ e pago ainda 75€ de custos de instalação.
Vejam a diferença: O contrato que tinha era 35,90€ TV+NET+VOZ e oferta de HBO pelos 24 meses. Agora querem apenas menos 5€/mês, sem TV, sem oferta HBO, e ainda pagando um custo de 75€!
Agora aguardo apenas a resposta da ANACOM, para analisarem a questão do "abuso" nos custos de instalação, uma vez que pedem 75€ por esta, mas também há outra proposta que pedem, pela mesma instalação 120€! Ou seja, isto prova que também jogam com o um suposto custo de instalação para poderem penalizar mais o cliente em seu favor.
Esta "saga" está a chegar ao fim, agradeço as mais de 1500 visualizações, e acho que fica um bom exemplo daquilo que podem contar com a operadora, sobretudo as pessoas que pensem em mudar de casa. Com esta situação aprendi duas coisa:
Não são os clientes que sabem os serviços que precisam, mas sim a operadora.
Por mais volta que o cliente der, a operadora arranja sempre forma de o penalizar, ou na mensalidade, ou no prazo, ou em último caso quase que duplicando o valor da instalação. E é este o ponto que está a ser analisado na ANACOM, até que ponto podem "abusar" nesse custo que deveria ser fixo, mas anda muito longe disso.
em 12-04-2022 04:55 PM
Passei pela mesma situação em Fevereiro, mas devido ao cansaço da própria mudança, que foi forçada e inesperada, acabei por ceder à refidelização com um plano mais caro (pois além de obrigarem a refidelizar, mesmo tendo na nova morada as condições para prestar o serviço antigo, obrigavam a uma subida de preço).
Ontem enviam-me a fatura mensal, e depois de terem forçado este novo contrato, como se isso não bastasse, cobraram indevidamente mais dois euros do que o valor contratado. Da minha parte também têm mais uma reclamação na ANACOM, e a todas as pessoas que conheço tenho recomendado que nunca façam contrato com a Vodafone. Neste momento não compensa de todo. O preço está fixado com as outras operadoras, e o apoio ao cliente é uma vergonha. Quanto ao serviço, entre recusa em substituir equipamentos obsoletos, constantes falhas no serviço de internet, e não garantirem a segurança do proprio sistema de tal forma que hackers conseguem mandar abaixo, ficamos mais bem servidos com outra operadora.
Só tenho pena de me terem vencido pelo cansaço e terem obrigado a refidelizar, mas pode ser que, ao terem cobrado a mais, por não estarem a cumprir o contrato, consiga que a ANACOM force o término do mesmo. Que bom que seria ver-me livre destas sanguessugas!
em 13-04-2022 08:05 AM
@CatarinaF1 , antes de mais obrigado pelo teu testemunho.
Realmente esse é o espírito que se vive em muitos dos clientes actuais. Felizmente consegui "abrir os olhos" a 5 pessoas, duas delas já vão deixar a Vodafone, estando a terminar a sua fidelização e as restantes 3 já não vão fazer contrato, pois estavam a pensarem experimentar a operadora.
Há muitos anos atrás tive um fórum que falava sobre operadoras, onde explicávamos os tarifários, até mesmo hardware e redes. Aí conheci muita gente e ainda hoje alguns me vão pedindo opinião.
A verdade é que já tive contrato com todas as operadoras e hoje posso dizer que foi com a Vodafone que senti mais este "abusar", ou usando um termo teu "samsuga". Já tive NOS, MEO, a antiga TV Cabo, Sapo...etc e de todos foi com a NOS que estive mais anos, cerca de 8 e foi a que mais gostei.
A Vodafone detorou-se muito no apoio ao cliente já não são rápidos nem eficientes como antes. Atingiram uma boa quota de mercado e acomodaram-se.
Como indiquei já vou na 4ª relcamação para a ANACOM, e finalmente a Vodafone ontem enviou email a responder que lá aceita que eu fique com o mesmo contrato, mas agora na nova morada mas com um custo de instalação de 150€.
Ou seja, até aqui, pela alínea não sei das quantas, era impossível não rescindir o contrato anterior e manter o novo, porque é um contrato numa morada...etc...etc. Afinal, como percebem que há aqui "gato" e do grande, até com a questão dos custos de instalação, já reportados à ANACOM, agora já dá para poder continuar a cumprir o meu contrato, com a oferta toda igual, e até já reduziram os custos de instalação, antes 270€ agora já baixou para 150€.
Ou seja, nada que me espante, e o que eu pedi à ANACOM é que trave estes abusos, que não faça ser ainda mais penoso, para uma pessoa que muda de casa, ter de andar a alimentar a gula do operador.
Por acaso já ontem tinha dado a minha resposta, e claro que apesar de inicialmente querer cumprir o meu contrato, agora e depois da vergonha que estão a fazer, quero é deixar de ser cliente o quanto antes. Já tinha dado a minha escolha de manhã e foi quando me propuseram essa opção à noite.
Enfim, vejam só que a questão do contrato estar alocado à morada e na obrigatoriedade de fazer um novo... é tudo "bluff", e mais vamos descobrindo à medida que vamos tendo propostas.
Obrigado, mais uma vez, @CatarinaF1 e espero que o meu e agora o teu testemunho possam despertar mais pessoas para perceberem no que se podem meter, antes de pensarem em mudar de casa.
em 19-04-2022 03:05 PM
Exmª Senhores da Vodafone, que me andam a querer dificultar a vida, e por conseguinte a arrastar a alteração de morada, quero indicar que há 8 dias que já tomei a minha opção e nada....
Continuo a pagar um serviço onde não estou!
É só para avisar que se não tiver uma resposta, e ter resposta é ter uma data de instalação, nas próximas 48h deixo de pagar toda a qualquer mensalidade. Comigo já não gozam mais!
Estão avisados!
em 19-04-2022 03:18 PM
Têm até as 15.15 do dia 21 de Abril para me indicarem a data de instalação na nova residência. E mesmo assim já estou a dar 10 dias, desde que indiquei a minha opção.
Portanto estão avisados, através da reclamação nº ROR00000000044517230, com o conhecimento da ANACOM, e até aqui fica registado.
Entendo que a ANACOM não possa fazer muito, mas eu não vou continuar a encher os vossos bolsos de uma operadora que tem um atendimento a clientes que é uma "vergonha" e que está todos estes dias para me dar uma resposta.
em 19-04-2022 04:13 PM
Olá @Duarte83,
Solicitamos um novo pedido de contacto, para que possa dar seguimento na solicitação de alteração de morada de instalação.
Agradecemos a sua disponibilidade para aguardar.
Em alternativa, poderá contactar a nossa linha gratuita 16911 (opção "tarifários").
Obrigada,
Thau_Vodafone