Menu Toggle

Bem-vindo ao Fórum Vodafone

Yorn

Cobrança Absurda Por Ativação do FaceTime

Visitante Junior

Olá, boa tarde. Após muito pesquisar, descobri que para ativar o FaceTime/iMessage e outros serviços no iPhone é necessário o envio silencioso de um SMS para o Reino Unido. Ocorre que a vodafone faz questão de repassar o custo dessa ativação aos consumidores, que considero prática abusiva pelos seguintes factos:

 

1) A ativação se dá de maneira silenciosa pelo próprio sistema;

2) Não temos informação explícita sobre qual é o país de destino desse SMS (o consumidor tem de se desdobrar e pesquisar, para só assim saber que é o UK);

3) O uso de tais serviços é inerente ao próprio telemóvel, e a ativação pode acontecer sempre que o SIM é removido por qualquer motivo (i.e. pode-se pagar mais de uma vez pelo mesmo serviço);

5) A vodafone comercializa aparelhos da marca, anuncia e faz publicidade de tais serviços, os quais o uso pleno fica condicionado a cobrança adicional (múltiplas em potencial).

6) Em diversos países, tal custo de ativação também deve existir, mas tal cobrança nunca é repassada ao consumidor por razões óbvias. Pelo visto, tal prática abusiva é algo consolidado apenas nas telecoms de Portugal.

 

Ao ser indagada, a Vodafone sempre tenta se eximir de culpa ao alegar que isto é algo imposto pela Apple.

 

Pois bem, apesar de não concordar com essa postura da Vodafone, minha situação fica ainda pior uma vez que comprei um tarifário yorn por 9,9 euros e, ao ser aplicado, meu saldo caiu para 1 cêntimo. Esse tarifário irá valer por 4 semanas e até lá minha única opção é carregar 5 euros apenas para mandar o tal do SMS, o que também acho absurdo. Ou seja, a vodafone possui um sistema extremamente falho e que sempre está a prejudicar mais o lado dos consumidores, não sendo possível carregar qualquer valor ou mesmo arcar com a atiavação de um serviço gratuito. Como podem me ajudar a resolver tal situação? Cumprimentos.

Mostrar mais
1 RESPOSTA 1
Antigo Moderador

Olá @diegorua

 

As mensagens de configuração das aplicações nativas da Apple como o iMessage e Facetime, nos equipamentos iOS (iPhone, iPad, etc) são enviadas para um número internacional (Reino Unido), como parte do funcionamento.

 

Uma vez concluída a activação inicial, o iMessage ou Facetime não gera novamente essa mensagem, a menos que o terminal em causa tenha sido restaurado, o cartão SIM tenha sido trocado ou substituído ou o registo do SMS original não tenha sido bem-sucedido. Nesses casos, é enviado outro SMS para activar o iMessage ou Facetime.

 

No caso de activação do serviço FaceTime através dos menus do equipamento é também gerado o envio de um SMS taxado para um destino internacional.

 

Estes serviços são da Apple sobre o qual a Vodafone não tem qualquer controle relativamente ao seu funcionamento. A Apple pode alterar o funcionamento do serviço sempre que quiser, e sem qualquer aviso prévio aos operadores.

 

Obrigado

BrunoC_Vodafone

 

 

Mostrar mais