Criação
Resposta
Solução
em 01-06-2021 04:32 PM
Tenho yorn 1gb + 15gb para aplicações, entre elas o Spotify como é anunciado no tarifário.
Pois bem, hoje, foram descontados em minutos mais de 300MB no plano geral quando usava o Spotify e automaticamente descontou 1,90 € por 100MB extra.
Tendo em conta que estamos no final do mês e analisando o tráfego disponível no myvodafone verifiquei que dos 15GB para ‘apps’ foram descontados pouco mais de 100MB.
Apresentei o problema no chat da Vodafone no Facebook e o que me foi respondido é que não existe nenhum problema, o que é nitidamente falso e que o telemóvel podia ter um problema.
O telemóvel não tem problemas nenhum. Tem apn bem definido e sempre funcionou perfeitamente.
EDIT:
Hoje que reiniciou o plafond novamente a mesma situação e esta é a prova perfeita (Fotos em anexo).
Utilizei o Spotify e nos dados do telemóvel diz que gastou 163 MB e é precisamente esse valor que foi descontado do plano geral. Basta fazer as contas.
Ja percebi que tem uma resposta base para estes casos, mas não quero ser tratado da mesma forma.
Se não são capazes de resolver o problema pelo menos assuma!
Anexos os ‘screenshots’ para validar o que descrevo.
Venho solicitar a reposição do dinheiro ou outra compensação do dinheiro que foi debitado indevidamente.
Cumprimentos.
01-06-2021 05:33 PM - editado 01-06-2021 05:34 PM
Olá @nunolealcorreia,
Esta situação pode ocorrer, como indicado nas condições do tarifário:https://www.yorn.net/yorn/tarifario/yornx.html
"Algumas apps podem aceder a plataformas/serviços/sites de outros fornecedores e esse tráfego poderá ser descontado do pacote de dados do tarifário (exemplo: na app do Facebook ou Twitter não está incluído o tráfego de páginas web externas como vídeos no Vimeo, sites de notícias, etc. …).
Apesar da generalidade do tráfego destas apps estar incluído, poderá existir uma fração do mesmo que não fique identificado e que, por esse motivo, seja descontado do pacote de MB’s do tarifário. Esta situação poderá ocorrer caso os fornecedores das apps ou dos serviços que as suportam façam alterações ou atualizações."
Obrigado,
Jorge_Vodafone
02-06-2021 04:00 PM - editado 02-06-2021 04:20 PM
O problema é que não é uma fração... é quase 99%
Basta fazer as contas através dos ‘screenshots’ que enviei.
"Algumas apps podem aceder a plataformas/serviços/sites de outros fornecedores e esse tráfego poderá ser descontado do pacote de dados do tarifário
Sim, de acordo, mas não é todo!
Se tenho 1024 MB antes de abrir o Spotify e quando fecho diz que tem 800 MB e analisando o tráfego no telemóvel e diz que o Spotify gastou 200 MB as contas são básicas. Gastou 99% do plano geral.
Há que corrigir isto!
Esta situação poderá ocorrer caso os fornecedores das apps ou dos serviços que as suportam façam alterações ou atualizações."
Lá está... Se os fornecedores fazem alterações, vocês também têm que fazer os ajustes necessários para continuar a cumprir com o que oferecem nos tarifários.
Acredito que não haja o interesse para resolver o problema, mas se houvesse, bastava analisarem o tráfego e bloquear o que não interessa, mas é mais fácil ter o notepad aberto com respostas predefinidas e colar aqui no fórum.
Em 2018 reportei a mesma situação e na altura resolveram.
https://forum.vodafone.pt/t5/Yorn/Tr%C3%A1fego-Apple-music-e-spotify/m-p/333872#M10760
Parabéns Vodafone!
em 02-06-2021 05:05 PM
Ao analisar o consumo, não verificámos qualquer incoerência, estando o tráfego das Apps a ser descontado corretamente do plafond da Politica de Utilização Responsável de 15GB.
Em todo o caso, no sentido de manter uma análise contínua para assegurar a qualidade do serviço, encaminhámos ainda o pedido de acompanhamento dos consumos do seu número à área responsável. Ao ser verificada alguma anomalia, esta será corrigida.
Obrigada,
Marta_Vodafone
em 10-06-2021 04:44 PM
Pra mim ocorreu algo semelhante. Em questão minutos esgotaram-se os dados, também yorn 1GB+15GB. Primeiro recebo a mensagem de 200 MB e, sem nem estar com o telefone por perto, passados alguns minutos, recebo a mensagem que meu plano acabou e que seria descontado 1,99 euros para os 100 MB por 5 dias (isso pra não entrar na questão dessa prática abusiva, que sim está no contrato, mas sim um contrato pode ter cláusulas abusivas). Detalhe, verifiquei as configurações e todo o tipo de atualizações automáticas, backups e etc estão configurados apenas para wi-fi, como deve ser. Não uso spotify, mas pelo visto consistentemente estão descontando dados de apps que deveriam estar incluídas. É uma vergonha!
em 10-06-2021 06:04 PM
Olá @diegorua,
Esta situação pode ocorrer, como indicado nas condições do tarifário:https://www.yorn.net/yorn/tarifario/yornx.html
"Algumas apps podem aceder a plataformas/serviços/sites de outros fornecedores e esse tráfego poderá ser descontado do pacote de dados do tarifário (exemplo: na app do Facebook ou Twitter não está incluído o tráfego de páginas web externas como vídeos no Vimeo, sites de notícias, etc. …).
Apesar da generalidade do tráfego destas apps estar incluído, poderá existir uma fração do mesmo que não fique identificado e que, por esse motivo, seja descontado do pacote de MB’s do tarifário. Esta situação poderá ocorrer caso os fornecedores das apps ou dos serviços que as suportam façam alterações ou atualizações."
Obrigado,
Jorge_Vodafone
em 10-06-2021 06:48 PM
Boa tarde,
Penso que não andou a ler os nossos questionamentos... Ninguém está falando em frações e sim em quantidades consideráveis de dados que estão sendo debitados e incorrendo em despesas adicionais por um problema alheio a a nossa vontade. Muitas respostas automáticas mas poucas soluções.
Sim, nos termos e condições está tudo referido do modo mais conveniente possível à Vodafone. Pelo que eu respondo: "Pode acontecer de uma semana eu não querer pagar o tarifário, mas vocês serem obrigados a me oferercer o serviço". Vocês vão o fazer? Penso que não. Por isso é bom tratar do verdadeiros problemas que acontecem com serviço de vocês ao invés se apegar no juridiquês de vossos termos e condições...
10-06-2021 07:27 PM - editado 10-06-2021 07:34 PM
Olá @diegorua,
Lamentamos a sua insatisfação.
A atribuição de um pacote extra ao serviço está relacionado com as condições do tarifário subscrito, as quais estão presentes publicamente no nosso site.
Esta ativação tem como objetivo continuar a disponibilizar o serviço de dados ao Cliente sem o risco de qualquer interrupção, só porque consumiu na totalidade os megas disponíveis no seu plafond. Não é possível nem barrar nem cancelar esta ativação.
Este pacote tem um custo de 1.99€ e oferece um pacote de 100MB válidos por 5 dias. https://www.vodafone.pt/telemoveis/tarifarios/detalhe-tarifa-internet-movel/
Lembramos que a Vodafone disponibiliza o My Vodafone para que o Cliente possa controlar os seus consumos sendo que, para não serem ativados os pacotes extra, deve ser interrompido o acesso à internet quando estiver próximo do final ou não tendo saldo.
A Vodafone aplica as taxações conforme a informação enviada pelo equipamento do Cliente.
Uma vez que a questão encontra-se a ser esclarecida neste tópico, não existe a necessidade de criar mais tópicos relacionados com este assunto. Apagámos os 2 tópicos criados por si, pelo facto de violarem os termos e condições deste fórum. Sugerimos a consulta dos pontos 19, 22 e 23.
Qualquer esclarecimento adicional sobre este assunto, deverá ser tratado neste tópico ou através de mensagem privada.
Obrigado,
Rodolf_Vodafone
em 10-06-2021 07:59 PM
E como resolve a situação então? Citando os termos e serviços? Lembrando que sei plenamente a que se refere essa cobrança abusiva de 1,99, mas nunca teria que ter chegado a ela se não houvesse um problema na gestão dos dados por vossa parte.
em 10-06-2021 10:00 PM
Olá @diegorua,
O tráfego gerado pelas apps TIDAL, Apple Music, Spotify, TikTok, Instagram, Twitter, Facebook, Snapchat, WhatsApp, Facebook Messenger, Skype, iMessage, FaceTime, Viber e Pokemon Go está incluído no tarifário e por isso não é descontado do teu pacote de MB.
Algumas apps podem aceder a plataformas/serviços/sites de outros fornecedores e esse tráfego poderá ser descontado do pacote de dados do tarifário (exemplo: na app do Facebook ou Twitter não está incluído o tráfego de páginas web externas como vídeos no Vimeo, sites de notícias, etc. …).
O funcionamento das Apps Gratuitas ocorre sempre que o telefone tenha em vigor as definições de apn2.
Apesar da generalidade do tráfego destas apps estar incluído, poderá existir uma fração do mesmo que não fique identificado e que, por esse motivo, seja descontado do pacote de MB’s do tarifário. Esta situação poderá ocorrer caso os fornecedores das apps ou dos serviços que as suportam façam alterações ou atualizações.
Num smartphone, mesmo que o canal de WIFI esteja ativo e a funcionar, se os dados móveis também estiverem ativados e alguma App ou funcionalidade configurada para o efeito, é possível que seja utilizada a ligação de dados móveis em detrimento do WIFI.
Em outras situações, como particularidade dos smartphones, mesmo com todas as opções desligadas, podem consumir tráfego, seja em atualizações ou app's em segundo plano.
Esclarecemos também que, como característica dos Smartphones, existem situações em que o dispositivo está registado em 4G e apesar dos dados estarem desligados no terminal, continua a enviar e receber tráfego. Deves desativar o 4G para além dos dados móveis.
O controlo do consumo de dados é responsabilidade do utilizador do equipamento. Conforme indicado na mensagem anterior, poderá efetuar a gestão do seu consumo através da app MyVodafone.
Obrigado,
Rodolf_Vodafone