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Solução

Dados mal gastos - yorn 5G

BrunoSousa2
Visitante Junior
Visitante Junior

Bom dia,

Tenho o tarifário yorn 5G, que renovou ontem. Hoje reparei que já me tinham tirado 500 MB do plano, mas nenhum para aplicações. Verifiquei o consumo de dados e foi basicmente tudo Instagram e Spotify, sendo que só usei a função de música (sei que os podcasts não contam para o plano) e as funções normais do Insta. Estranho é nada ter aido descontado do plano para apps quando supostamente tudo estaria incluido... 

Por isso gostaria de saber ao certo o que se está a passar e como evitar porque não é admissível gastar tanto do meu plano logo no primeiro dia com apps gratuitas.

 

Muito obrigado desde jáScreenshot_2021-09-02-07-45-11-194_com.miui.securitycenter.jpgScreenshot_2021-09-02-07-45-20-213_com.vodafone.mCare.jpgScreenshot_2021-09-02-07-45-41-407_com.android.settings.jpg

3 RESPOSTAS 3

Anónimo
Não aplicável

Olá @BrunoSousa2,

 

Para que as Apps tenham o correto funcionamento com o tarifário, deverão ser acedidas com o próprio telemóvel e com a ligação de dados configurada para a APN Net2.

Mesmo com a APN corretamente configurada, poderá existir uma parte do tráfego que não seja contabilizada pelas Apps gratuitas. Condições do seu tarifário.

Alertamos que os Smartphones têm uma série de aplicações e serviços, não incluídos no tarifário e que se ligam automaticamente à Internet, gerando desconto do plafond mensal de dados do tarifário.
Conforme funcionamento dos Smartphones, não é possível canalizar os dados para uma app, não tendo plafond do plano disponível algumas apps podem não funcionar apesar da generalidade do tráfego destas apps estar incluído, poderá existir uma fração do mesmo que não fique identificado e que, por esse motivo, seja descontado do pacote de MB do tarifário.
Esta situação poderá ocorrer caso os fornecedores das apps ou dos serviços que as suportam façam alterações ou atualizações.

 

 

A contagem feita pelo equipamento e a contagem feita pelo tarifário são distintas.

Estes contadores são pequenos aplicativos nos telefones que permitem ajudar o Cliente a controlar os consumos de dados. Para que consiga fazer uso das mesmas, deve adequar a contagem que é feita a alguns fatores correspondentes ao seu serviço móvel e à forma como ele funciona, para que este aplicativo possa dar alguma informação útil e não informação totalmente desfasada das condições aplicadas pelo operador.

Estes aplicativos desconhecem as regras de faturação do fornecedor de serviço. Se um plano é faturado em blocos de 1MB, o aplicativo só conta os dados que foram gastos e não um bloco de 1MB inteiro, que é o que aparece na fatura, e que é contado do lado do operador, tal como as regras do serviço do cliente.

Processos de manutenção da ligação estão tipicamente excluídos de contagem do lado do operador, mas os contadores do telefone não sabendo dessa regra e contam todo esse tráfego.

 

A não contagem de alguns URL´s para efeito de acumulação nos consumos, exemplo o serviço de MMS que não acumula no consumo de dados (contagem Vodafone), mas que é contado pelo equipamento como mais dados gastos a enviar e receber informação.

A informação que pode ser considerada correta é sempre a indicada pelo My Vodafone, onde todas as regras e condições são respeitadas na apresentação da informação ao utilizador. Ciclo de faturação/renovação dos contadores – Deve, dentro do possível, acertar a contagem que é feita pelo telefone, alterando o ciclo de renovação dos pacotes de dados no mesmo dia em que isso acontece no fornecedor de internet.

 

 

Obrigada,

Marta_Vodafone

Para começar, obrigado pela rápida resposta. No entanto, fiquei sem perceber algumas questões. Isso faz todo o sentido, mas se fosse uma questão de "uma fracção ser descontada no plano, enquanto que a generalidade estava contemplada" então não deveria haver também desconto na porção das apps? É que nada foi descontado aí (pela informação dada na myVodafone), ou seja, todo o meu trafego no spotify e Instagram teve de ser descontado no plano normal. Percebia se houvesse desconto nos dois sitios (plano e apps) mas só haver no plano e ter gasto 0 nas apps não me está a fazer sentido.

Anónimo
Não aplicável

Por mensagem privada, envie-nos o número de telefone, juntamente com nome e morada do titular para podermos verificar. Caso o número não esteja identificado, necessitamos do PIN original ou PUK.

 

 

Obrigada,

Marta_Vodafone